O método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde: aplicação e dificuldades na utilização por estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mírian Santana Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AXWFKP
Resumo: No contexto das políticas públicas de saúde do Brasil e de grande parte dos países do mundo, a Promoção de Saúde ocupa papel fundamental que serve de base teórica para o planejamento e execução de ações em saúde. Entre os aspectos essenciais da prática para a promoção da saúde estão o aumento da autoconsciência e autonomia dos indivíduos, o aprofundamento do relacionamento entre profissional e pessoa assistida, com negociação de prioridades e pactuação de metas para o cuidado, e o uso racional dos recursos em saúde. Tais aspectos perpassam por todos os princípios do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP), que formam um arcabouço teórico propondo técnicas que auxiliam os profissionais de saúde, principalmente os médicos, na prática clínica. O MCCP propõe que o paciente seja protagonista de sua própria saúde e o coloca como foco na consulta médica e participante ativo no estabelecimento de prioridades e na tomada de decisões. Porém, nota-se que ainda há uma lacuna na formação médica atual em relação ao MCCP e dificuldades de incorporação do seu ensino nos currículos dos cursos de graduação em medicina, principalmente porque as escolas ainda adotam um modelo biomédico. Este estudo teve por objetivo analisar a utilização do MCCP e suas dificuldades por estudantes de graduação em medicina, principalmente no que se refere à promoção de saúde e propõe uma estratégia para sua inserção na educação médica. A pesquisa se deu através de metodologia qualitativa, seguindo paradigma interpretativo, analisando conteúdos de áudios gravados a partir de videofeedback de consultas realizadas pelos estudantes. Verificou-se que os alunos têm pouco conhecimento prévio sobre o método, e que após o conhecerem, apontam que a principal dificuldade na sua utilização é a falta de familiaridade e prática. Também o reconhecem como uma ferramenta superior ao método clínico tradicional, julgam que seu ensino deveria ser explorado na graduação durante todo o curso, e propõem metodologias de ensino para sua inserção, como: a ênfase na prática, supervisão dos professores nas anamneses dos alunos, cobrança do conteúdo nas avaliações formais teóricas e práticas, adoção de um roteiro de anamnese centrado na pessoa, práticas de simulação de consultas (ou role-plays) e videofeedback de consultas gravadas.
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O MCCP propõe que o paciente seja protagonista de sua própria saúde e o coloca como foco na consulta médica e participante ativo no estabelecimento de prioridades e na tomada de decisões. Porém, nota-se que ainda há uma lacuna na formação médica atual em relação ao MCCP e dificuldades de incorporação do seu ensino nos currículos dos cursos de graduação em medicina, principalmente porque as escolas ainda adotam um modelo biomédico. Este estudo teve por objetivo analisar a utilização do MCCP e suas dificuldades por estudantes de graduação em medicina, principalmente no que se refere à promoção de saúde e propõe uma estratégia para sua inserção na educação médica. A pesquisa se deu através de metodologia qualitativa, seguindo paradigma interpretativo, analisando conteúdos de áudios gravados a partir de videofeedback de consultas realizadas pelos estudantes. Verificou-se que os alunos têm pouco conhecimento prévio sobre o método, e que após o conhecerem, apontam que a principal dificuldade na sua utilização é a falta de familiaridade e prática. Também o reconhecem como uma ferramenta superior ao método clínico tradicional, julgam que seu ensino deveria ser explorado na graduação durante todo o curso, e propõem metodologias de ensino para sua inserção, como: a ênfase na prática, supervisão dos professores nas anamneses dos alunos, cobrança do conteúdo nas avaliações formais teóricas e práticas, adoção de um roteiro de anamnese centrado na pessoa, práticas de simulação de consultas (ou role-plays) e videofeedback de consultas gravadas.In the context of public health policies in Brazil and in most part of the countries of the world, Health Promotion has a fundamental role that is useful as a theoretical basis for planning and execution of health actions. Among the essential aspects of practice for health promotion are building relationships, increasing individuals self knowledge, agreeing priorities and goals, the rational use of health resources, and experiencing the results. These aspects pervade all the principles of Patient Centered-Medicine, which, in addition to provide a theoretical framework, propose techniques that help health professionals - specially physicians - in clinical practice. The Patient-Centered Clinical Method (PCCM) proposes that the patient become protagonist of his own health and places it as a focus on the medical consultation and active participant in achieving priorities and decision making for care. However, there is still a gap in current medical training regarding PCCM and a challenge to incorporate its teaching in the curricula of undergraduate medical courses. This study aims to analyze the use of PCCM and its difficulties by undergraduate students in medicine, especially with regard to health promotion and propose a strategy for their inclusion in medical education. A research was conducted through descriptive qualitative methodology, following an interpretative paradigm, analyzing contents of audios recorded from videofeedback of medical appointment made by students. It was found that students have little prior knowledge about the method, and that after getting in touch with it, they point out that the main difficulty in its use is the lack of familiarity and practice. They also recognized the PCCM as a superior tool compared to the traditional clinical method, and had a perception that it should be explored throughout the medical school, and made suggestions for methodologies for its insertion, such as: an emphasis on practice, supervision of teachers in students' anamneses, content collection in the theoretical and practical formal evaluations, adoption of a personcentered anamnesis script, practice of role-plays and videofeedback of recorded consultations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPromoção da SaúdeEstudantes de MedicinaEducação MédicaMedicinaAssistência Centrada no PacientePromoção de SaúdeEducação MédicaMedicina Centrada na PessoaO método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde: aplicação e dificuldades na utilização por estudantes de medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf3250120https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXWFKP/1/disserta__o_final.pdf84196465774c4452f76ac2b192924d8bMD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain132765https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AXWFKP/2/disserta__o_final.pdf.txte9077c5b58b485e0b5a6ab06fdb30961MD521843/BUBD-AXWFKP2020-01-29 15:17:53.664oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AXWFKPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T18:17:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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