Avaliação cognitiva de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito triados pelo Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jessica Evelyn de Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AS2H6J
Resumo: O hormônio tireoidiano é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e a sua privação na vida fetal e primeiros 3 anos de vida pós-natal leva a lesões nesse tecido e pode causar danos irreversíveis ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança. O tratamento precoce é importante. No entanto, ainda persistem dúvidas sobre a ocorrência de alterações discretas no funcionamento da glândula tireoide, mesmo após o tratamento, o que poderia causar déficits cognitivos. Por este motivo, é importante a avaliação das funções cognitivas de pacientes com hipotireoidismo congênito. Este estudo teve como objetivo identificar se o desempenho cognitivo, global e em domínios específicos, de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito primário permanente, triados pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) e em acompanhamento médico regular, é similar ao de participantes saudáveis. Buscou-se também verificar variáveis que podem predizer este desempenho. Participaram do estudo 63 crianças de 11 a 16 anos de idade, sendo 34 do grupo caso e 29 controles, recrutados em uma escola pública e pareados ao grupo caso por idade, sexo, escolaridade e nível socioeconômico. O desempenho cognitivo dos participantes foi analisado pelos seguintes instrumentos neuropsicológicos: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª Edição (desempenho cognitivo global), Teste de Fluência Verbal e Teste dos Cinco Dígitos (funções executivas e velocidade de processamento), Teste da Figura Complexa de Rey-Osterrieth (habilidade visuoespacial e memória episódica), e Cubos de Corsi (memória de curto prazo visual). O teste não-paramétrico Mann-Whitney U foi utilizado para a comparação dos resultados da avaliação cognitiva entre os grupos caso e controle e entre os grupos caso de diferentes etiologias. Foi realizada análise de regressão linear múltipla para identificar associação entre os resultados da avaliação cognitiva e a escolaridade do cuidador, o nível socioeconômico, a idade do participante e os dados laboratoriais do grupo caso. Os participantes dos grupos caso e controle obtiveram desempenho cognitivo semelhante. O Índice de Compreensão Verbal foi o único resultado do WISC-IV que apresentou diferença significativa, com tamanho de efeito médio entre os grupos. Os grupos de diferentes etiologias de hipotireoidismo congênito diferiram quanto ao nível de hormônio T4 sérico no momento da avaliação cognitiva, mas também não foram diferentes quanto ao desempenho cognitivo. Variáveis como o nível socioeconômico da família, a escolaridade do cuidador, o nível do hormônio TSH sérico antes do início do tratamento, a idade do paciente no início do tratamento e a dose inicial de levotiroxina utilizada predizem o desempenho cognitivo dos pacientes. A etiologia do hipotireoidismo congênito, o nível de hormônio T4 antes do tratamento e no momento da avaliação cognitiva e a mediana do TSH sérico nos 3 primeiros anos de vida do paciente não predisseram o desempenho cognitivo dos pacientes com hipotireoidismo congênito. Os resultados deste estudo mostraram que o desempenho cognitivo global e em domínios específicos, de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito primário permanente, triadas pelo PTN-MG são similares aos de participantes saudáveis da mesma faixa etária, sexo, escolaridade e nível socioeconômico. Variáveis socioeconômicas e do tratamento foram as principais preditoras do desempenho cognitivo destes pacientes.
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Este estudo teve como objetivo identificar se o desempenho cognitivo, global e em domínios específicos, de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito primário permanente, triados pelo Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG) e em acompanhamento médico regular, é similar ao de participantes saudáveis. Buscou-se também verificar variáveis que podem predizer este desempenho. Participaram do estudo 63 crianças de 11 a 16 anos de idade, sendo 34 do grupo caso e 29 controles, recrutados em uma escola pública e pareados ao grupo caso por idade, sexo, escolaridade e nível socioeconômico. 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O Índice de Compreensão Verbal foi o único resultado do WISC-IV que apresentou diferença significativa, com tamanho de efeito médio entre os grupos. Os grupos de diferentes etiologias de hipotireoidismo congênito diferiram quanto ao nível de hormônio T4 sérico no momento da avaliação cognitiva, mas também não foram diferentes quanto ao desempenho cognitivo. Variáveis como o nível socioeconômico da família, a escolaridade do cuidador, o nível do hormônio TSH sérico antes do início do tratamento, a idade do paciente no início do tratamento e a dose inicial de levotiroxina utilizada predizem o desempenho cognitivo dos pacientes. A etiologia do hipotireoidismo congênito, o nível de hormônio T4 antes do tratamento e no momento da avaliação cognitiva e a mediana do TSH sérico nos 3 primeiros anos de vida do paciente não predisseram o desempenho cognitivo dos pacientes com hipotireoidismo congênito. Os resultados deste estudo mostraram que o desempenho cognitivo global e em domínios específicos, de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito primário permanente, triadas pelo PTN-MG são similares aos de participantes saudáveis da mesma faixa etária, sexo, escolaridade e nível socioeconômico. Variáveis socioeconômicas e do tratamento foram as principais preditoras do desempenho cognitivo destes pacientes.Thyroid hormone is fundamental to the development of the central nervous system and its deprivation in fetal life and three years of postnatal life leads to lesions in this tissue and can cause irreversible damage to the child's neuropsychomotor development of the child. Early treatment is important. However, there are still doubts about the occurrence of discrete changes in the functioning of the thyroid gland, even after treatment, which could cause cognitive deficits. For this reason it is important to evaluate the cognitive functions of patients with congenital hypothyroidism. The aim of this study was to identify whether the cognitive performance, global and in specific domains, of children and adolescents with permanent primary congenital hypothyroidism, screened by the Neonatal Screening Program of Minas Gerais (PTN-MG) and in regular medical follow-up, is similar to that of healthy participants. It was also sought to verify variables that can predict this performance. Sixty-three children aged 11 to 16 years participated in the study, 34 in the case group and 29 controls, recruited in a public school and matched to the case group by age, sex, schooling and socioeconomic level. The cognitive performance of the participants was analyzed by the following neuropsychological instruments: Wechsler Intelligence Scale for Children - 4th Edition (global cognitive performance), Verbal Fluency test and Five Digits Test (executive functions and processing speed), Rey-Osterrieth Complex Figure Test (visuospatial ability and episodic memory), and Corsi Cubes (short-term visual memory). The non-parametric Mann-Whitney U test was used to compare the results of the cognitive evaluation between the case and control groups and between the case groups of different etiologies. Multiple linear regression analysis was performed to identify an association between the results of the cognitive evaluation and the caregiver's schooling, socioeconomic level, participant age, and laboratory data from the case group. Participants in the case and control groups obtained similar cognitive performance. The Verbal Comprehension Index was the only WISC-IV result that presented a significant difference, with mean effect size between the groups. The groups of different congenital hypothyroidism etiologies differed in the level of serum T4 hormone at the time of cognitive assessment, but also were not different regarding cognitive performance. Variables such as family socioeconomic level, caregiver education, serum TSH level before treatment, patient's age at the start of treatment, and the initial dose of levothyroxine used predict patients' cognitive performance. The etiology of congenital hypothyroidism, the T4 hormone level before treatment, and the time of cognitive evaluation and the median serum TSH in the first 3 years of the patient's life did not predict the cognitive performance of patients with congenital hypothyroidism. The results of this study showed that global cognitive performance and in specific domains of children and adolescents with permanent primary congenital hypothyroidism, triaged by PTN-MG are similar to those of healthy participants of the same age group, gender, schooling and socioeconomic level. Socioeconomic and treatment variables were the main predictors of the cognitive performance of these patients.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHipotireoidismoTestes neuropsicológicosTriagem neonatalCogniçãoSaúde da criançaMedicinaSaúde do adolescenteAvaliação cognitivaTestes neuropsicológicosCogniçãoHipotireoidismo congênitoAvaliação cognitiva de crianças e adolescentes com hipotireoidismo congênito triados pelo Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_andrade_je_secretaria_poscomficha.pdfapplication/pdf2321510https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AS2H6J/1/dissertacao_andrade_je_secretaria_poscomficha.pdf4537e9b0f87a9e454dc6245e1911ef63MD51TEXTdissertacao_andrade_je_secretaria_poscomficha.pdf.txtdissertacao_andrade_je_secretaria_poscomficha.pdf.txtExtracted texttext/plain116799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AS2H6J/2/dissertacao_andrade_je_secretaria_poscomficha.pdf.txt6546d730dff53616fc7a85b71c6e3179MD521843/BUOS-AS2H6J2019-11-14 18:31:47.46oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AS2H6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:31:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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