Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Del Maestro Filho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UFM7
Resumo: A presente tese teve como objetivo principal investigar as relações entre as variáveis Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Buscou, também, diagnosticar a situação destas variáveis junto aos 595 profissionais de diversas organizações mineiras que se encontravam regularmente matriculados em cursos de pós-graduação lato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Considerando estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa e a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análisemultivariada. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem de análise dos padrões de modernidades propostos por Eboli (1996), adaptado por Santanna (2002), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa de Hackman e Oldham (1975) e os estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação, baseados nos estudos de Abbad (1999) e Borges- Andrade (1982), além da revisão das pesquisas nacionais e estrangeiras no período de 1998 a 2003. Os resultados alcançados contemplaram a validação das escalas propostas para mensuração das variáveis de interesse da pesquisa, a avaliação das hipóteses que nortearam a realização do trabalho, permitindo constatar a existência de uma relação positiva embora de baixa intensidade entre as variáveis Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Os resultados possibilitaram, também, constatar a existênciade uma relação positiva e de baixa intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Foi constatada, ainda, a existência de relações biunívocas e de alta intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau deModernidade Organizacional. O modelo hipotetizado apresentou um bom ajuste. Já com relação às características organizacionais, foi observada a existência de uma hetereogeneidade de estágios com relação à aplicação das práticas inovadoras de treinamento, desenvolvimento e educação. O mesmo ocorreu com relação à modernidade. Numa avaliação geral, o grau de satisfação no e com o trabalho foi considerado moderado. Finalmente, conclui-se que asorganizações, ao mesmo tempo em que buscam incorporar as transformações mundiais, passam a exigir cada vez mais dos trabalhadores.
id UFMG_fef5f811d0c42fc617cb79c818d97935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99UFM7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucio Flavio Renault de MoraesGardênia da Silva AbbadAntonio Del Maestro Filho2019-08-10T21:24:12Z2019-08-10T21:24:12Z2004-12-10http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UFM7A presente tese teve como objetivo principal investigar as relações entre as variáveis Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Buscou, também, diagnosticar a situação destas variáveis junto aos 595 profissionais de diversas organizações mineiras que se encontravam regularmente matriculados em cursos de pós-graduação lato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Considerando estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa e a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análisemultivariada. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem de análise dos padrões de modernidades propostos por Eboli (1996), adaptado por Santanna (2002), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa de Hackman e Oldham (1975) e os estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação, baseados nos estudos de Abbad (1999) e Borges- Andrade (1982), além da revisão das pesquisas nacionais e estrangeiras no período de 1998 a 2003. Os resultados alcançados contemplaram a validação das escalas propostas para mensuração das variáveis de interesse da pesquisa, a avaliação das hipóteses que nortearam a realização do trabalho, permitindo constatar a existência de uma relação positiva embora de baixa intensidade entre as variáveis Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Os resultados possibilitaram, também, constatar a existênciade uma relação positiva e de baixa intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Foi constatada, ainda, a existência de relações biunívocas e de alta intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau deModernidade Organizacional. O modelo hipotetizado apresentou um bom ajuste. Já com relação às características organizacionais, foi observada a existência de uma hetereogeneidade de estágios com relação à aplicação das práticas inovadoras de treinamento, desenvolvimento e educação. O mesmo ocorreu com relação à modernidade. Numa avaliação geral, o grau de satisfação no e com o trabalho foi considerado moderado. Finalmente, conclui-se que asorganizações, ao mesmo tempo em que buscam incorporar as transformações mundiais, passam a exigir cada vez mais dos trabalhadores.The main objective of present thesis was to investigate the relations among the following variables: Degree of Innovation of Training, Development and Educational Practices, Degree of Organizational Modernity and Degree of Workplace and Job Satisfaction. The work alsoaimed at diagnosing the situation of those variables interviewing 595 professionals of several organizations that were regularly enrolled in masters degree courses in administration, offered by institutions of higher Educational of Belo Horizonte (MG). Considering suchobjectives, we opted to accomplish a quantitative research, and the data collection was performed through a questionnaire. The collected data was, then, submitted to a statistical treatment that involved descriptive statistical techniques and multivariate analysis. The theoretical referential of the work contemplated the analysis of modernity patterns, anapproach proposed by Eboli (1996) and adapted by Sant'anna (2002), the Basic Task Dimensions Model of Hackman and Oldham (1975), and studies about training, development and Educational - based on studies of Abbad (1999) and Borges-Andrade (1982) - besides the revision of several national and foreign researches from 1998 to 2003. The obtained results reflect the validation of the scales proposed to measure the variables investigated by the present research, and the evaluation of the hypotheses that orientated the work, allowing to us to verify the existence of a positive relationship, although of low intensity, among thevariables Degree of Organizational Modernity and Degree of Workplace and Job Satisfaction. The results also enabled us to verify the existence of a positive and low intensity relationship among the Degree of Innovation of Training, Development and Educational Practices and theDegree of Workplace and Job Satisfaction. It was verified, still, the existence of a high intensity "one-to-one correspondence" relation among the Degrees of Innovation of Training, Development and Educational Practices and Organizational Modernity The hypothetical model presented a good adjustment. In what refers to the organizational characteristics, heterogeneity of levels was observed towards the application of innovative training, development and educational practices. The same happened with relationship to the modernity. Generally, the Workplace and Job Satisfaction was considered moderate. Finally, the article concludes that organizations look for to incorporate World transformations and concomitantly start to demand more and more of the workers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoRecursos humanosTreinamentoEducação corporativaSatisfação no e com o trabalhoModernidade organizacionalModelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_ant_nio_del_maestro_filho.pdfapplication/pdf3454610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99UFM7/1/tese_ant_nio_del_maestro_filho.pdfba7aff9dc50c8a5f68625764f52e806eMD511843/BUBD-99UFM72019-08-10 18:24:13.067oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-99UFM7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T21:24:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
title Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
spellingShingle Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
Antonio Del Maestro Filho
Treinamento
Educação corporativa
Satisfação no e com o trabalho
Modernidade organizacional
Administração
Recursos humanos
title_short Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
title_full Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
title_fullStr Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
title_full_unstemmed Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
title_sort Modelo relacional entre modernização organizacional, práticas inovadoras de treinamento e satisfação no trabalho
author Antonio Del Maestro Filho
author_facet Antonio Del Maestro Filho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucio Flavio Renault de Moraes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gardênia da Silva Abbad
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Del Maestro Filho
contributor_str_mv Lucio Flavio Renault de Moraes
Gardênia da Silva Abbad
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Educação corporativa
Satisfação no e com o trabalho
Modernidade organizacional
topic Treinamento
Educação corporativa
Satisfação no e com o trabalho
Modernidade organizacional
Administração
Recursos humanos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Administração
Recursos humanos
description A presente tese teve como objetivo principal investigar as relações entre as variáveis Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Buscou, também, diagnosticar a situação destas variáveis junto aos 595 profissionais de diversas organizações mineiras que se encontravam regularmente matriculados em cursos de pós-graduação lato-sensu em administração, oferecidos por instituições de ensino superior de Belo Horizonte (MG). Considerando estes objetivos, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza quantitativa e a coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico que envolveu técnicas estatísticas descritivas e análisemultivariada. O referencial teórico do trabalho contemplou a abordagem de análise dos padrões de modernidades propostos por Eboli (1996), adaptado por Santanna (2002), o Modelo das Dimensões Básicas da Tarefa de Hackman e Oldham (1975) e os estudos sobre Treinamento, Desenvolvimento e Educação, baseados nos estudos de Abbad (1999) e Borges- Andrade (1982), além da revisão das pesquisas nacionais e estrangeiras no período de 1998 a 2003. Os resultados alcançados contemplaram a validação das escalas propostas para mensuração das variáveis de interesse da pesquisa, a avaliação das hipóteses que nortearam a realização do trabalho, permitindo constatar a existência de uma relação positiva embora de baixa intensidade entre as variáveis Grau de Modernidade Organizacional e Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Os resultados possibilitaram, também, constatar a existênciade uma relação positiva e de baixa intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau de Satisfação no e com o Trabalho. Foi constatada, ainda, a existência de relações biunívocas e de alta intensidade entre o Grau de Inovação das Práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação e o Grau deModernidade Organizacional. O modelo hipotetizado apresentou um bom ajuste. Já com relação às características organizacionais, foi observada a existência de uma hetereogeneidade de estágios com relação à aplicação das práticas inovadoras de treinamento, desenvolvimento e educação. O mesmo ocorreu com relação à modernidade. Numa avaliação geral, o grau de satisfação no e com o trabalho foi considerado moderado. Finalmente, conclui-se que asorganizações, ao mesmo tempo em que buscam incorporar as transformações mundiais, passam a exigir cada vez mais dos trabalhadores.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T21:24:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T21:24:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UFM7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UFM7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99UFM7/1/tese_ant_nio_del_maestro_filho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba7aff9dc50c8a5f68625764f52e806e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971335535656960