Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jakeline Andrea de Melo Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA
Resumo: A prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas.
id UFMG_ffca76274ec06ca52aaa185d0d5ad657
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRGJA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Celia Maria de OliveiraAmanda Marcia dos Santos ReinaldoJakeline Andrea de Melo Souza2019-08-11T02:56:07Z2019-08-11T02:56:07Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJAA prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas.The educational practice designed to the nursing staff in the hospital 's, have the goals to empower new professionals in their practice, enhancing knowledge, developing new skills, and offering new techniques and training, keeping professionals updated. Investing injob training is one of the steps that hospital organizations search to improve their performance and quality of the health care provided to their patients. The objective of this study is to review education strategies developed for the nursing staff in the hospital. Articles from LILACS and BDENF databases where used in the descriptors for: Continuing nursingeducation, in-service training, hospital, hospital service and nursing education. The results point to three themes: strategies for development of education programs, strategies, team motivation, challenges and advances in educational practices. It is concluded that hospitalshave sought to establish partnerships between nurses from continuing education sector and assistance nurses, individualized training strategy has been proven effective in optimizing time and results, incentive measures for the staff are held to grant benefits. It is necessaryto keep evolving in this field, given that the main points cited as hindering overlaps the advances, which impacts negatively on the success of educational activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação Continuada em EnfermagemServiço Hospitalar de EducaçãoHospitaisEnfermagemCapacitação em ServiçoEstratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjakeline_melo___vers__o_final.pdfapplication/pdf150938https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/1/jakeline_melo___vers__o_final.pdf17295b5b6bb0985b6f162db1a780a588MD51TEXTjakeline_melo___vers__o_final.pdf.txtjakeline_melo___vers__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain50881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/2/jakeline_melo___vers__o_final.pdf.txt6b12a60435b095dd705d8773ef9597e5MD521843/BUBD-9KRGJA2019-11-14 03:51:36.108oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRGJARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:51:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
title Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
spellingShingle Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
Jakeline Andrea de Melo Souza
Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Hospitais
Enfermagem
Capacitação em Serviço
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
title_full Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
title_fullStr Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
title_full_unstemmed Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
title_sort Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
author Jakeline Andrea de Melo Souza
author_facet Jakeline Andrea de Melo Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Jakeline Andrea de Melo Souza
contributor_str_mv Celia Maria de Oliveira
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Hospitais
Enfermagem
Capacitação em Serviço
topic Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Hospitais
Enfermagem
Capacitação em Serviço
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T02:56:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T02:56:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/1/jakeline_melo___vers__o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/2/jakeline_melo___vers__o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 17295b5b6bb0985b6f162db1a780a588
6b12a60435b095dd705d8773ef9597e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676854864642048