Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA |
Resumo: | A prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas. |
id |
UFMG_ffca76274ec06ca52aaa185d0d5ad657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRGJA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Celia Maria de OliveiraAmanda Marcia dos Santos ReinaldoJakeline Andrea de Melo Souza2019-08-11T02:56:07Z2019-08-11T02:56:07Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJAA prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas.The educational practice designed to the nursing staff in the hospital 's, have the goals to empower new professionals in their practice, enhancing knowledge, developing new skills, and offering new techniques and training, keeping professionals updated. Investing injob training is one of the steps that hospital organizations search to improve their performance and quality of the health care provided to their patients. The objective of this study is to review education strategies developed for the nursing staff in the hospital. Articles from LILACS and BDENF databases where used in the descriptors for: Continuing nursingeducation, in-service training, hospital, hospital service and nursing education. The results point to three themes: strategies for development of education programs, strategies, team motivation, challenges and advances in educational practices. It is concluded that hospitalshave sought to establish partnerships between nurses from continuing education sector and assistance nurses, individualized training strategy has been proven effective in optimizing time and results, incentive measures for the staff are held to grant benefits. It is necessaryto keep evolving in this field, given that the main points cited as hindering overlaps the advances, which impacts negatively on the success of educational activities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação Continuada em EnfermagemServiço Hospitalar de EducaçãoHospitaisEnfermagemCapacitação em ServiçoEstratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjakeline_melo___vers__o_final.pdfapplication/pdf150938https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/1/jakeline_melo___vers__o_final.pdf17295b5b6bb0985b6f162db1a780a588MD51TEXTjakeline_melo___vers__o_final.pdf.txtjakeline_melo___vers__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain50881https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/2/jakeline_melo___vers__o_final.pdf.txt6b12a60435b095dd705d8773ef9597e5MD521843/BUBD-9KRGJA2019-11-14 03:51:36.108oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRGJARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:51:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
title |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
spellingShingle |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins Jakeline Andrea de Melo Souza Educação Continuada em Enfermagem Serviço Hospitalar de Educação Hospitais Enfermagem Capacitação em Serviço Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
title_full |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
title_fullStr |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
title_full_unstemmed |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
title_sort |
Estratégias de educação continuada para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa confins |
author |
Jakeline Andrea de Melo Souza |
author_facet |
Jakeline Andrea de Melo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celia Maria de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jakeline Andrea de Melo Souza |
contributor_str_mv |
Celia Maria de Oliveira Amanda Marcia dos Santos Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada em Enfermagem Serviço Hospitalar de Educação Hospitais Enfermagem Capacitação em Serviço |
topic |
Educação Continuada em Enfermagem Serviço Hospitalar de Educação Hospitais Enfermagem Capacitação em Serviço Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
A prática educativa destinada a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar tem como principais objetivos capacitar novos profissionais para o exercício da função; aprimorar os conhecimentos; desenvolver novas habilidades; oferecer treinamento de novas técnicas eprocedimentos e manter os profissionais atualizados. Investir em capacitação profissional é um dos passos das organizações hospitalares em busca de melhorias nos resultados e naqualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de educação continuada desenvolvidas para a equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Foram utilizados artigos das bases dedados LILACS e BDENF, com base nos descritores educação continuada em enfermagem, capacitação em serviço, hospitais, serviço hospitalar de educação e enfermagem. Os resultados obtidos apontam para as temáticas: estratégias de desenvolvimentos dos programasde educação, estratégias de motivação da equipe, desafios e avanços das práticas educativas. Conclui-se que as instituições hospitalares têm buscado estabelecer parcerias entre os enfermeiros dos setores de educação continuada e enfermeiros assistenciais. Os treinamentosindividualizados tem se mostrado estratégia eficaz na otimização do tempo e resultados, além de serem realizadas medidas de incentivo à equipe com concessão de alguns benefícios. É necessário evoluir muito neste campo, tendo em vista que os principais pontos citados comodificultadores se sobrepõe aos avanços, o que impacta de forma negativa no sucesso das ações educativas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T02:56:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T02:56:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRGJA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/1/jakeline_melo___vers__o_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRGJA/2/jakeline_melo___vers__o_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17295b5b6bb0985b6f162db1a780a588 6b12a60435b095dd705d8773ef9597e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676854864642048 |