Inclusão de alunos com deficiências na escola: trajetórias e evoluções no estado de Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9311 |
Resumo: | Resumo: Tendo em vista a implantação do processo de inclusão de alunos com deficiências em escolas regulares, oriundas das redes municipal e estadual no Estado de Mato Grosso do Sul, este artigo visa a uma retrospectiva histórica da evolução de seus atendimentos. Para tanto, descreve a experiência de contatar e trabalhar com a diversidade, desde o seu início, operacionalizada exclusivamente em instituições especializadas, até o processo de inserção/inclusão total dessa clientela na escola. Isso contribui para a formação educacional, social e política do coletivo dela, realizando-se as necessárias transformações para que ela efetue com qualidade sua função: educar, independentemente das características anatomofisiológicas de cada educando. Ressalta-se que o público-alvo, instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei nº 9.394/1996, refere-se a esse alunado com deficiências intelectual, auditiva, visual, física e múltipla, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. |
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Inclusão de alunos com deficiências na escola: trajetórias e evoluções no estado de Mato Grosso do SulResumo: Tendo em vista a implantação do processo de inclusão de alunos com deficiências em escolas regulares, oriundas das redes municipal e estadual no Estado de Mato Grosso do Sul, este artigo visa a uma retrospectiva histórica da evolução de seus atendimentos. Para tanto, descreve a experiência de contatar e trabalhar com a diversidade, desde o seu início, operacionalizada exclusivamente em instituições especializadas, até o processo de inserção/inclusão total dessa clientela na escola. Isso contribui para a formação educacional, social e política do coletivo dela, realizando-se as necessárias transformações para que ela efetue com qualidade sua função: educar, independentemente das características anatomofisiológicas de cada educando. Ressalta-se que o público-alvo, instituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei nº 9.394/1996, refere-se a esse alunado com deficiências intelectual, auditiva, visual, física e múltipla, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9311Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 360-3762358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9311/7271Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Batista Dias, Mirian BatistaLinhares Granemann, Jucelia2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9311Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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