Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599 |
Resumo: | O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD. |
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Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD.Editora UFMS2023-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1759910.55028/pdres.v10i23.17599Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; 352-3672358-184010.55028/pdres.v10i23reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599/12685Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Jane BiscaiaYamaguchi, Mirian Ueda2023-08-19T03:55:21Zoai:periodicos.ufms.br:article/17599Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:21Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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