Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Jane Biscaia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Yamaguchi, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599
Resumo: O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD.
id UFMS-2_498c52517cdcf591bf48b3f4fe702cf9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17599
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD.Editora UFMS2023-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1759910.55028/pdres.v10i23.17599Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; 352-3672358-184010.55028/pdres.v10i23reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599/12685Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Jane BiscaiaYamaguchi, Mirian Ueda2023-08-19T03:55:21Zoai:periodicos.ufms.br:article/17599Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:55:21Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
title Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
spellingShingle Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
Hartmann, Jane Biscaia
title_short Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
title_full Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
title_fullStr Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
title_full_unstemmed Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
title_sort Como o acadêmico da educação a distância define sua saúde?
author Hartmann, Jane Biscaia
author_facet Hartmann, Jane Biscaia
Yamaguchi, Mirian Ueda
author_role author
author2 Yamaguchi, Mirian Ueda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Jane Biscaia
Yamaguchi, Mirian Ueda
description O ensino superior tem importância crucial na formação da sociedade e forte impacto social. As universidades presenciais, enquanto comunidade, são um cenário adequado para implementar estratégias de promoção da saúde e bem-estar. A expansão da modalidade da Educação a Distância (EaD) deve considerar a implementação de políticas institucionais para o cuidado da saúde dos acadêmicos da Ead. O presente estudo trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, que objetivou identificar a autopercepção da saúde dos acadêmicos dos cursos da EaD, relacionar com o autorrelato de doenças crônicas e mapear por regiões brasileiras. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e exploratório, realizado com acadêmicos uma universidade privada com sede no estado do Paraná, e polos em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Por adesão espontânea, 8.531 alunos participaram do estudo respondendo questionário estruturado no formulário Google Forms. Identificou-se que embora os acadêmicos tenham apresentado tendência de autopercepção de saúde positiva, as doenças crônicas autorrelatadas têm impacto na percepção de saúde desses estudantes. Aqueles que residem nas regiões Sudeste e Sul apresentaram melhor autopercepção de saúde, embora tenham autorrelatado maior incidência de doenças crônicas, quando comparados às demais regiões brasileiras. Concluímos que o melhor acesso aos serviços de saúde, maior renda e a idade mais avançada, influenciaram positivamente a autopercepção da saúde. Os resultados deste estudo, em vista da expansão significativa da Educação a Distância, podem contribuir no planejamento de estratégias institucionais para promoção da saúde dos estudantes universitários da EaD.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599
10.55028/pdres.v10i23.17599
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i23.17599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17599/12685
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 23 (2023): Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero; 352-367
2358-1840
10.55028/pdres.v10i23
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989998566998016