A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Calixto Júnior de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040
Resumo: Entende-se que o processo de inclusão não é algo novo e, por sua vez, inacabado, dessa forma é preciso repensar como esse processo se materializa no âmbito educacional de modo a investigar as potencialidades e os retrocessos do IFG - Campus Inhumas. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar e analisar a acessibilidade neste campus, com o intuito de verificar o acesso, seja ele físico ou atitudinal. Para tanto, no que concerne à metodologia, buscamos utilizar de um estudo com base exploratória de modo a cunhar a análise da estrutura física do locus desse estudo. No que tange aos resultados esperados, almeja-se que as barreiras que se tornam empecilho para o processo de inclusão educacional sejam clarificadas por meio de medidas que possam auxiliar na melhoria da acessibilidade desta instituição, face aos entraves de acesso bem como dos recursos. Assim, a importância de trabalhos de inclusão no âmbito do IFG ressalta a relevância deste estudo para a melhoria do processo de inclusão educacional, garantindo a permanência e o êxito do mesmo perante o alunado em condição de deficiência. 
id UFMS-2_7e7c888ac49a0e401d3bf7821c5e4440
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/5040
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e AgrurasInclusãoAcessibilidade e Condição de deficiência.Entende-se que o processo de inclusão não é algo novo e, por sua vez, inacabado, dessa forma é preciso repensar como esse processo se materializa no âmbito educacional de modo a investigar as potencialidades e os retrocessos do IFG - Campus Inhumas. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar e analisar a acessibilidade neste campus, com o intuito de verificar o acesso, seja ele físico ou atitudinal. Para tanto, no que concerne à metodologia, buscamos utilizar de um estudo com base exploratória de modo a cunhar a análise da estrutura física do locus desse estudo. No que tange aos resultados esperados, almeja-se que as barreiras que se tornam empecilho para o processo de inclusão educacional sejam clarificadas por meio de medidas que possam auxiliar na melhoria da acessibilidade desta instituição, face aos entraves de acesso bem como dos recursos. Assim, a importância de trabalhos de inclusão no âmbito do IFG ressalta a relevância deste estudo para a melhoria do processo de inclusão educacional, garantindo a permanência e o êxito do mesmo perante o alunado em condição de deficiência. Editora UFMS2018-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 75-892358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040/4663Souza, Calixto Júnior deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-18T17:40:00Zoai:periodicos.ufms.br:article/5040Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2018-08-18T17:40Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
title A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
spellingShingle A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
Souza, Calixto Júnior de
Inclusão
Acessibilidade e Condição de deficiência.
title_short A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
title_full A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
title_fullStr A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
title_full_unstemmed A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
title_sort A Inclusão e a Acessibidade no IFG – Campus Inhumas: Caminhos e Agruras
author Souza, Calixto Júnior de
author_facet Souza, Calixto Júnior de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Calixto Júnior de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Acessibilidade e Condição de deficiência.
topic Inclusão
Acessibilidade e Condição de deficiência.
description Entende-se que o processo de inclusão não é algo novo e, por sua vez, inacabado, dessa forma é preciso repensar como esse processo se materializa no âmbito educacional de modo a investigar as potencialidades e os retrocessos do IFG - Campus Inhumas. Com isso, o objetivo deste artigo é investigar e analisar a acessibilidade neste campus, com o intuito de verificar o acesso, seja ele físico ou atitudinal. Para tanto, no que concerne à metodologia, buscamos utilizar de um estudo com base exploratória de modo a cunhar a análise da estrutura física do locus desse estudo. No que tange aos resultados esperados, almeja-se que as barreiras que se tornam empecilho para o processo de inclusão educacional sejam clarificadas por meio de medidas que possam auxiliar na melhoria da acessibilidade desta instituição, face aos entraves de acesso bem como dos recursos. Assim, a importância de trabalhos de inclusão no âmbito do IFG ressalta a relevância deste estudo para a melhoria do processo de inclusão educacional, garantindo a permanência e o êxito do mesmo perante o alunado em condição de deficiência. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/5040/4663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 9 (2018): Educação Especial: transversalidades e interfaces; 75-89
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246287634432