A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943
Resumo: Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade.
id UFMS-2_8d75639808db6619e823860083ac6716
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/943
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 161-1802358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943/1089GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/943Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
title A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
spellingShingle A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE
Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.
title_short A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
title_full A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
title_fullStr A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
title_full_unstemmed A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
title_sort A PROFISSÃO DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: EXPECTATIVAS E CONFLITOS DO “SER PROFESSOR”
author GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE
author_facet GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, ALBERTO ALBUQUERQUE
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.
topic Identidade. Profissão. Docência. Pedagogia.
description Para compreender o contexto no qual se exerce a docência, considerando as novas demandas que pressionam os professores a redefinirem seus papeis, tarefas e identidades, realizamos uma investigação junto a alunos/as egressos do Curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira que atuam a pelo menos dois anos na Rede Municipal de P. Prudente, SP, Brasil. Procuramos demonstrar como as formas de inserção dos professores no mundo do trabalho podem ser fundamentais no fortalecimento da identidade docente e como a perda da autonomia, as dificuldades de relacionamento entre professores/alunos/pais de alunos podem fragilizar essa identidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/943/1089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 161-180
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989997114720256