Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é caracterizar, a partir da trajetória profissional de professores que atuaram com crianças, os aspectos da profissionalização docente no Mato Grosso do Sul. Os procedimentos teórico-metodológicos têm base na proposta de Norbert Elias, em particular na sociologia figuracional e na sociologia dos processos. A metodologia para a coleta de dados foi a história oral temática, a partir da entrevista com quatro professores. O resultado da pesquisa indica que a formação de professores nas escolas do sul de Mato Grosso do Sul, no período entre 1962 a 2007, foi marcada por uma formação precária e em serviço, na maioria das vezes. Entretanto, o lugar da docência pode ser entendido, sob a ótica desses professores, diante de uma perspectiva histórica, como uma oportunidade de utilização de competências e capacidades prezadas pelo indivíduo, da emancipação, responsabilidade, realização, implicação e eficácia, de desenvolvimento de novas aprendizagens e na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante dizer que os professores buscaram, ao longo de sua trajetória profissional, o aperfeiçoamento da profissionalização e com isso garantiram a manutenção de sua carreira profissional. As figurações que cada indivíduo vivenciava, as tensões e os ajustamentos foram necessários para estabelecer sua ocupação funcional, a qual foi exigida uma profissionalização na carreira docente, uma vez que o professor leigo foi entendido como aquele que não tem a habilitação estipulada pela lei para lecionar, e o professor com magistério aquele que precisava buscar a formação superior. |
id |
UFMS-2_949c8155aaf6605d2dccb98888609e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/12688 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do SuO objetivo deste artigo é caracterizar, a partir da trajetória profissional de professores que atuaram com crianças, os aspectos da profissionalização docente no Mato Grosso do Sul. Os procedimentos teórico-metodológicos têm base na proposta de Norbert Elias, em particular na sociologia figuracional e na sociologia dos processos. A metodologia para a coleta de dados foi a história oral temática, a partir da entrevista com quatro professores. O resultado da pesquisa indica que a formação de professores nas escolas do sul de Mato Grosso do Sul, no período entre 1962 a 2007, foi marcada por uma formação precária e em serviço, na maioria das vezes. Entretanto, o lugar da docência pode ser entendido, sob a ótica desses professores, diante de uma perspectiva histórica, como uma oportunidade de utilização de competências e capacidades prezadas pelo indivíduo, da emancipação, responsabilidade, realização, implicação e eficácia, de desenvolvimento de novas aprendizagens e na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante dizer que os professores buscaram, ao longo de sua trajetória profissional, o aperfeiçoamento da profissionalização e com isso garantiram a manutenção de sua carreira profissional. As figurações que cada indivíduo vivenciava, as tensões e os ajustamentos foram necessários para estabelecer sua ocupação funcional, a qual foi exigida uma profissionalização na carreira docente, uma vez que o professor leigo foi entendido como aquele que não tem a habilitação estipulada pela lei para lecionar, e o professor com magistério aquele que precisava buscar a formação superior.Editora UFMS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1268810.55028/pdres.v8i17.12688Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 302-3252358-184010.55028/pdres.v8i17reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688/9140Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontiel, Larissa Wayhs TreinHorta de Faria, Adriana 2023-08-19T03:53:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/12688Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:56Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
title |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
spellingShingle |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su Montiel, Larissa Wayhs Trein |
title_short |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
title_full |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
title_fullStr |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
title_full_unstemmed |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
title_sort |
Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su |
author |
Montiel, Larissa Wayhs Trein |
author_facet |
Montiel, Larissa Wayhs Trein Horta de Faria, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Horta de Faria, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montiel, Larissa Wayhs Trein Horta de Faria, Adriana |
description |
O objetivo deste artigo é caracterizar, a partir da trajetória profissional de professores que atuaram com crianças, os aspectos da profissionalização docente no Mato Grosso do Sul. Os procedimentos teórico-metodológicos têm base na proposta de Norbert Elias, em particular na sociologia figuracional e na sociologia dos processos. A metodologia para a coleta de dados foi a história oral temática, a partir da entrevista com quatro professores. O resultado da pesquisa indica que a formação de professores nas escolas do sul de Mato Grosso do Sul, no período entre 1962 a 2007, foi marcada por uma formação precária e em serviço, na maioria das vezes. Entretanto, o lugar da docência pode ser entendido, sob a ótica desses professores, diante de uma perspectiva histórica, como uma oportunidade de utilização de competências e capacidades prezadas pelo indivíduo, da emancipação, responsabilidade, realização, implicação e eficácia, de desenvolvimento de novas aprendizagens e na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante dizer que os professores buscaram, ao longo de sua trajetória profissional, o aperfeiçoamento da profissionalização e com isso garantiram a manutenção de sua carreira profissional. As figurações que cada indivíduo vivenciava, as tensões e os ajustamentos foram necessários para estabelecer sua ocupação funcional, a qual foi exigida uma profissionalização na carreira docente, uma vez que o professor leigo foi entendido como aquele que não tem a habilitação estipulada pela lei para lecionar, e o professor com magistério aquele que precisava buscar a formação superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688 10.55028/pdres.v8i17.12688 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i17.12688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688/9140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 302-325 2358-1840 10.55028/pdres.v8i17 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246816116736 |