Processos figuracionais da profissionalização de professores de crianças de Mato Grosso do Su

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montiel, Larissa Wayhs Trein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Horta de Faria, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12688
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar, a partir da trajetória profissional de professores que atuaram com crianças, os aspectos da profissionalização docente no Mato Grosso do Sul. Os procedimentos teórico-metodológicos têm base na proposta de Norbert Elias, em particular na sociologia figuracional e na sociologia dos processos. A metodologia para a coleta de dados foi a história oral temática, a partir da entrevista com quatro professores. O resultado da pesquisa   indica que a formação de professores nas escolas do sul de Mato Grosso do Sul, no período entre 1962 a 2007, foi marcada por uma formação precária e em serviço, na maioria das vezes. Entretanto, o lugar da docência pode ser entendido, sob a ótica desses professores, diante de uma perspectiva histórica, como uma oportunidade de utilização de competências e capacidades prezadas pelo indivíduo, da emancipação, responsabilidade, realização, implicação e eficácia, de desenvolvimento de novas aprendizagens e na tomada de decisão. Nesse sentido, é importante dizer que os professores buscaram, ao longo de sua trajetória profissional, o aperfeiçoamento da profissionalização e com isso garantiram a manutenção de sua carreira profissional. As figurações que cada indivíduo vivenciava, as tensões e os ajustamentos foram necessários para estabelecer sua ocupação funcional, a qual foi exigida uma profissionalização na carreira docente, uma vez que o professor leigo foi entendido como aquele que não tem a habilitação estipulada pela lei para lecionar, e o professor com magistério aquele que precisava buscar a formação superior.
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