Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Hildineia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pastana, Marcela, Marques, Antonio Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319
Resumo: Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual.  Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.
id UFMS-2_bf7ea3ec9934d76cafbeb6c2b4a5258b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9319
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonhamPensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual.  Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 129-1472358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319/7257Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, HildineiaPastana, MarcelaMarques, Antonio Francisco2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9319Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
title Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
spellingShingle Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
Alves, Hildineia
title_short Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
title_full Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
title_fullStr Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
title_full_unstemmed Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
title_sort Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
author Alves, Hildineia
author_facet Alves, Hildineia
Pastana, Marcela
Marques, Antonio Francisco
author_role author
author2 Pastana, Marcela
Marques, Antonio Francisco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Hildineia
Pastana, Marcela
Marques, Antonio Francisco
description Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual.  Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319/7257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 129-147
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246414512128