Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319 |
Resumo: | Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações. |
id |
UFMS-2_bf7ea3ec9934d76cafbeb6c2b4a5258b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9319 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonhamPensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 129-1472358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319/7257Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, HildineiaPastana, MarcelaMarques, Antonio Francisco2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9319Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
title |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
spellingShingle |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham Alves, Hildineia |
title_short |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
title_full |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
title_fullStr |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
title_full_unstemmed |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
title_sort |
Gênero e educação infantil: entre princesas e príncipes há crianças que brincam e sonham |
author |
Alves, Hildineia |
author_facet |
Alves, Hildineia Pastana, Marcela Marques, Antonio Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Pastana, Marcela Marques, Antonio Francisco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Hildineia Pastana, Marcela Marques, Antonio Francisco |
description |
Pensar as diferenças entre os seres humanos de acordo com o sexo masculino ou feminino, como num processo dado pela natureza, significa reduzir os seres humanos a um determinismo a partir da diferença sexual. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o aprendizado sobre o amor acontece nos contos de fada. Nos contos de fada há diferenças significativas na forma como a masculinidade e a feminilidade são representadas por relações de superioridade e submissão. Trata-se de uma revisão bibliográfica que oferece possibilidades futuras às crianças de falar o que sabem sobre o amor, sobre princesas e príncipes por meio de uma diversidade de respostas, demonstrando como resultados que elas podem aprender sobre a multiplicidade e diversos significados que compõem o feminino e o masculino nos contos de fadas por meio de intervenção intencional do professor. Conclui-se que o conceito de gênero permite pensar nas diferenças sem naturalizar as desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam legitimadas como ponto de partida para discriminações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9319/7257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 129-147 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246414512128 |