A ESCOLA PÚBLICA: FORMAS DE EXCLUSÃO E DE CONTROLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alberto Albuquerque
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1
Resumo: A ESCOLA PÚBLICA: formas de exclusão e de controle* RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da escola pública no contexto contemporâneo considerando-se o movimento de expansão de oportunidades escolares que testemunhamos ao longo do século XX e que incorporou um contingente oriundo das classes populares que historicamente vinha sendo excluído da escolarização formal. Essa massificação exigiu que a escola se transformasse a caminho de uma escola para todos. Ao abrir as portas a novos públicos escolares, foram necessários novos regulamentos para a convivência interna e novas regulações para a vida externa, isto é, a escola criou novos mecanismos de controle disciplinar interno e as agências financiadoras novas formas de regulação da oferta do ensino público e gratuito. Esses aspectos devem ser considerados e criteriosamente analisados considerando: 1. A difusão mundial da escola; 2. Universalização da escola; 3.  Processo de globalização;4. A construção de uma nova escola; 5. Garantia da sustentação da democracia nas escolas. Acima de tudo, é preciso considerar que é papel da escola desenvolver consciências críticas e espíritos solidários que sejam capazes de reconstruir e reinventar espaços e tempos democráticos.Palavras-chave: Escola pública. Exclusão. Globalização. Democratização.* O presente Texto é um aprofundamento de algumas reflexões apresentadas no artigo “Escolarização e globalização: mitos e desafios”  redigido em colaboração com Sílvia Adriana Rodrigues.
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