O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123 |
Resumo: | No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem. |
id |
UFMS-2_f184f53d31d866c2f3bf5948a7fe7040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10123 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 239-2502358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123/8477Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fabio Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginiade Carvalho Rutz da Silva, Sani Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10123Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
title |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
spellingShingle |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) Borges, Fabio |
title_short |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
title_full |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
title_fullStr |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
title_full_unstemmed |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
title_sort |
O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR) |
author |
Borges, Fabio |
author_facet |
Borges, Fabio Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia de Carvalho Rutz da Silva, Sani Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia de Carvalho Rutz da Silva, Sani Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Fabio Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia de Carvalho Rutz da Silva, Sani Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida |
description |
No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123/8477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 239-250 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246730133504 |