O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia, de Carvalho Rutz da Silva, Sani, Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123
Resumo: No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem.
id UFMS-2_f184f53d31d866c2f3bf5948a7fe7040
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10123
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 239-2502358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123/8477Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Fabio Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginiade Carvalho Rutz da Silva, Sani Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/10123Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
title O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
spellingShingle O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
Borges, Fabio
title_short O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
title_full O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
title_fullStr O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
title_full_unstemmed O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
title_sort O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)
author Borges, Fabio
author_facet Borges, Fabio
Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida
author_role author
author2 Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Fabio
Mamcasz Viginheski , Lúcia Virginia
de Carvalho Rutz da Silva, Sani
Silva Avila de Matos, Eloiza Aparecida
description No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123/8477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 239-250
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246730133504