EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTE
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMS |
Texto Completo: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4451 |
Resumo: | A ludicidade desperta o imaginário, a memória, auxilia o sujeito a significar a realidade e contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem. A partir de tais conjunturas, esta dissertação tem como objetivo investigar a ludicidade na prática pedagógica do professor. Compreende-se o lúdico como ferramenta, a qual o professor pode utilizar em seu cotidiano. A ludicidade não se limita apenas aos jogos, às brincadeiras e aos brinquedos, mas está relacionada à toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individualmente, nas relações sociais do sujeito. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram observações de aulas, registros com fotos e vídeos, questionário e entrevista semiestruturada. Para a sistematização dos dados foi utilizada a metodologia núcleos de significação. Teve como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores, a partir do método Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil do município de Campo Grande-MS, com duas professoras regentes que trabalham em salas separadas na primeira etapa da Educação Básica, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Ao longo das alocuções dos sujeitos pesquisados os resultados apontam que, as professoras possuem em seu discurso que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, devendo estar presente na prática pedagógica do professor. Percebemos com clareza que ambas professoras investigadas possuem dificuldades em trabalhar com o lúdico, devido à ausência de materiais e cursos de capacitação oferecidos de forma limitada pelo sistema público da cidade de Campo GrandeMS. |
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2022-03-08T14:16:50Z2019-03-262019-03-26https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4451A ludicidade desperta o imaginário, a memória, auxilia o sujeito a significar a realidade e contribui para o desenvolvimento e a aprendizagem. A partir de tais conjunturas, esta dissertação tem como objetivo investigar a ludicidade na prática pedagógica do professor. Compreende-se o lúdico como ferramenta, a qual o professor pode utilizar em seu cotidiano. A ludicidade não se limita apenas aos jogos, às brincadeiras e aos brinquedos, mas está relacionada à toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individualmente, nas relações sociais do sujeito. A pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, documental, coleta e análise de dados empíricos. Os instrumentos utilizados para coleta e análise dos dados foram observações de aulas, registros com fotos e vídeos, questionário e entrevista semiestruturada. Para a sistematização dos dados foi utilizada a metodologia núcleos de significação. Teve como viés teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvido por Vygotsky e seus colaboradores, a partir do método Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa foi realizada em uma instituição de educação infantil do município de Campo Grande-MS, com duas professoras regentes que trabalham em salas separadas na primeira etapa da Educação Básica, com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Ao longo das alocuções dos sujeitos pesquisados os resultados apontam que, as professoras possuem em seu discurso que o lúdico é uma ferramenta pedagógica necessária para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, devendo estar presente na prática pedagógica do professor. Percebemos com clareza que ambas professoras investigadas possuem dificuldades em trabalhar com o lúdico, devido à ausência de materiais e cursos de capacitação oferecidos de forma limitada pelo sistema público da cidade de Campo GrandeMS.Ludicity awakens the imaginary, the memory, helps the subject to signify reality and contributes to development and learning. From these conjunctures, this dissertation aims to investigate the playfulness in the pedagogical practice of the teacher. It is understood the ludic as a tool, which the teacher can use in his daily life. Ludicity is not limited only to games, games and toys, but is related to all free and pleasurable activity, and can be performed in groups or individually, in the social relations of the subject. The research consisted of a bibliographical, documentary, collection and analysis of empirical data. The instruments used for data collection and analysis were class observations, records with photos and videos, questionnaire and semi-structured interview. For the systematization of the data, the methodology was used nuclei of signification. It had as a theoretical-methodological bias the Historical-Cultural Psychology, developed by Vygotsky and his collaborators, from the Historical-Dialectical Materialism method. The research was carried out at a kindergarten in the municipality of Campo Grande-MS, with two female teachers who work in separate rooms in the first stage of Basic Education, with children between 4 and 5 years of age. Throughout the addresses of the subjects studied, the results show that the teachers have in their discourse that play is a necessary pedagogical tool for the development and learning of children, and should be present in the pedagogical practice of the teacher. We clearly perceive that both teachers investigated have difficulties in working with the play, due to the lack of materials and training courses offered in a limited way by the public system of the city of Campo Grande-MS.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)UFMSBrasilFAEDAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoPrática docente; Crianças; Ludicidade; Desenvolvimento; Aprendizagem.Teaching practice; Children; Playfulness; Development; Learning.EDUCAÇÃO INFANTIL: LUDICIDADE E PRÁTICA DOCENTEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCINTRA, ROSANA CARLA GONÇALVES GOMEShttps://orcid.org/0000-0002-7387-7984http://lattes.cnpq.br/4667446959813860http://lattes.cnpq.br/8810181158818008CARMO, Carliani Portela doreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILDissertação - Carliani.pdf.jpgDissertação - Carliani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4451/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Carliani.pdf.jpg483a989594c434b70efb6d60e6c7ced8MD55TEXTDissertação - Carliani.pdf.txtDissertação - Carliani.pdf.txtExtracted texttext/plain292373https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4451/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Carliani.pdf.txt80570b2ff15cd14c78a26fbe6b8a661cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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