Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UFMT |
Texto Completo: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1993 |
Resumo: | The state of Mato Grosso is the country's largest soy producer, which, in turn, prevails as the main agricultural commodity of the local economy. Given this scenario, the present study aims to analyze the impacts of transporting soybeans through Combinations of Cargo Vehicles on bridges in the state. Throughout the text is conceptualized the evolution of the vehicle fleet, the expansion of grain production in the Mato Grosso territory, the changes in the projects of reinforced concrete bridges, the main cargo vehicles used in the Brazilian territory, as well as the history of the Brazilian and state road transport. Through the analysis of the trains types loading and existing Combinations of Cargo Vehicles, it is possible to conclude that the normative train type does not portray the current situation of cargo transport, and in all cases, the requesting efforts analyzed of the Combinations of Cargo Vehicles exceeded the vehicle type of ABNT NBR 7188 (2013), a fact that demonstrates the importance of discussing the subject at the state and national levels. |
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Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato GrossoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILCombinação de Veículo de CargaPontesSegurança estruturalCombination of Cargo VehicleBridgesStructural SafetyThe state of Mato Grosso is the country's largest soy producer, which, in turn, prevails as the main agricultural commodity of the local economy. Given this scenario, the present study aims to analyze the impacts of transporting soybeans through Combinations of Cargo Vehicles on bridges in the state. Throughout the text is conceptualized the evolution of the vehicle fleet, the expansion of grain production in the Mato Grosso territory, the changes in the projects of reinforced concrete bridges, the main cargo vehicles used in the Brazilian territory, as well as the history of the Brazilian and state road transport. Through the analysis of the trains types loading and existing Combinations of Cargo Vehicles, it is possible to conclude that the normative train type does not portray the current situation of cargo transport, and in all cases, the requesting efforts analyzed of the Combinations of Cargo Vehicles exceeded the vehicle type of ABNT NBR 7188 (2013), a fact that demonstrates the importance of discussing the subject at the state and national levels.O estado do Mato Grosso é maior produtor de soja do país que, por sua vez, prevalece como a principal commodity agrícola da economia local. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o intuito de analisar os impactos do transporte de soja através de Combinações de Veículos de Cargas (CVC’s) nas pontes presentes no estado. No decorrer do texto se conceitua a evolução da frota de veículos, a expansão da produção do grão no território mato-grossense, as mudanças nos projetos de pontes de concreto armado, os principais veículos de cargas utilizados no território brasileiro, bem como o histórico do transporte rodoviário brasileiro e estadual. Através das análises dos carregamentos dos trens-tipos normativos e das CVC’s existentes pôdese concluir que o trem-tipo normativo não retrata a atual situação do transporte de cargas, sendo que em todos os casos analisados os esforços solicitantes das Combinações de Veículos de Cargas excederam o do veículo tipo da ABNT NBR 7188 (2013), fato que demonstra a importância da discussão do tema em âmbito estadual e nacional.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaEngenharia Civil - CUAPosterlli, Mariana Correahttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164Posterlli, Mariana Correahttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164Campos, Igor Aureliano Miranda Silvahttp://lattes.cnpq.br/2439142704117522Domingues, Aline Bensihttp://lattes.cnpq.br/6946131947919614Tavares, Matheus Sampaio2021-11-24T13:10:04Z2021-09-272021-11-24T13:10:04Z2021-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetTAVARES, Matheus Sampaio. Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grosso. 2021. 86 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/1993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-12-18T06:00:34Zoai:localhost:1/1993Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2021-12-18T06:00:34falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2021-12-18T06:00:34Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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