Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiências com a educação escolar. Ele se fundamenta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas colaborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política. Palavras-chave: Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
id UFMT-3_410a32606eaeab13dbae0840bd47e261
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6884
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombolaQuilombos. Escrita. Educação. Professores.Educação quilombolaO artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiências com a educação escolar. Ele se fundamenta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas colaborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política. Palavras-chave: Quilombos. Escrita. Educação. Professores.Universidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/688410.29286/rep.v27i65/2.6884Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 573-5902238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884/4455Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Osvaldo Martins de2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6884Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
title Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
spellingShingle Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
OLIVEIRA, Osvaldo Martins de
Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
Educação quilombola
title_short Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
title_full Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
title_fullStr Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
title_full_unstemmed Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
title_sort Memórias e culturas afro-brasileiras na educação escolar: análise a partir da trajetória de uma professora quilombola
author OLIVEIRA, Osvaldo Martins de
author_facet OLIVEIRA, Osvaldo Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Osvaldo Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
Educação quilombola
topic Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
Educação quilombola
description O artigo tem por objetivo analisar a trajetória de uma professora quilombola e suas experiências com a educação escolar. Ele se fundamenta nos conceitos de quilombo e grupo étnico, e, metodologicamente, trabalha com trajetória e relatos de vida. Elabora breves considerações sobre o acesso à escrita por alguns negros no decorrer do século XIX. Descreve nos anos recentes os contatos do pesquisador com professores quilombolas, enfatizando suas colaborações para o livro e vídeo-documentário didáticos. Na última parte, analisa a trajetória e as experiências da professora Olindina no campo da educação e da militância política. Palavras-chave: Quilombos. Escrita. Educação. Professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884
10.29286/rep.v27i65/2.6884
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i65/2.6884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6884/4455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 573-590
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i65/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989988202872832