Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PELLEJERO, Eduardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439
Resumo: A tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica.
id UFMT-3_558d82d1076a91ef62322ee3ba5eed32
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2439
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)Imagens. Olhar. Arte. Crítica.Escritura críticaA tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica.Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/243910.29286/rep.v24i56.2439Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 365-3772238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439/1704PELLEJERO, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2439Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
title Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
spellingShingle Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
PELLEJERO, Eduardo
Imagens. Olhar. Arte. Crítica.
Escritura crítica
title_short Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
title_full Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
title_fullStr Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
title_full_unstemmed Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
title_sort Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
author PELLEJERO, Eduardo
author_facet PELLEJERO, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PELLEJERO, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens. Olhar. Arte. Crítica.
Escritura crítica
topic Imagens. Olhar. Arte. Crítica.
Escritura crítica
description A tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439
10.29286/rep.v24i56.2439
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i56.2439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439/1704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 365-377
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i56
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215972253696