Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439 |
Resumo: | A tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica. |
id |
UFMT-3_558d82d1076a91ef62322ee3ba5eed32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2439 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura)Imagens. Olhar. Arte. Crítica.Escritura críticaA tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica.Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/243910.29286/rep.v24i56.2439Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 365-3772238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439/1704PELLEJERO, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2439Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
title |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
spellingShingle |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) PELLEJERO, Eduardo Imagens. Olhar. Arte. Crítica. Escritura crítica |
title_short |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
title_full |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
title_fullStr |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
title_full_unstemmed |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
title_sort |
Abrir os olhos (As imagens à luz da escritura) |
author |
PELLEJERO, Eduardo |
author_facet |
PELLEJERO, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PELLEJERO, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens. Olhar. Arte. Crítica. Escritura crítica |
topic |
Imagens. Olhar. Arte. Crítica. Escritura crítica |
description |
A tematização platônica da pintura projeta sobre a produção e a contemplação de imagens atributos de irrealidade, irracionalidade e passividade, fazendo do olhar o oposto de conhecer e o oposto de atuar, uma aceitação acrítica das aparências, coisa de crianças. O presente artigo pretende problematizar essa tradição iconoclasta, explorando a abertura que as imagens da arte oferecem à escritura crítica. Palavras-chave: Imagens. Olhar. Arte. Crítica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439 10.29286/rep.v24i56.2439 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i56.2439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2439/1704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 365-377 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i56 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215972253696 |