Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436 |
Resumo: | Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras. |
id |
UFMT-3_7162b52c5b07dae79d282e52ae394bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2436 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto EscrileiturasCurrículo. Didática. Tradução. Escrileituras.Modos de ler e escrever em meio à vidaEste artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/243610.29286/rep.v24i56.2436Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 317-3312238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436/1701CORAZZA, Sandra MaraRODRIGUES, Carla GonçalvesHEUSER, Ester Maria DreherMONTEIRO, Silas Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2436Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
title |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
spellingShingle |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras CORAZZA, Sandra Mara Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras. Modos de ler e escrever em meio à vida |
title_short |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
title_full |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
title_fullStr |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
title_full_unstemmed |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
title_sort |
Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras |
author |
CORAZZA, Sandra Mara |
author_facet |
CORAZZA, Sandra Mara RODRIGUES, Carla Gonçalves HEUSER, Ester Maria Dreher MONTEIRO, Silas Borges |
author_role |
author |
author2 |
RODRIGUES, Carla Gonçalves HEUSER, Ester Maria Dreher MONTEIRO, Silas Borges |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORAZZA, Sandra Mara RODRIGUES, Carla Gonçalves HEUSER, Ester Maria Dreher MONTEIRO, Silas Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras. Modos de ler e escrever em meio à vida |
topic |
Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras. Modos de ler e escrever em meio à vida |
description |
Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436 10.29286/rep.v24i56.2436 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i56.2436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436/1701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 317-331 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i56 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215968059392 |