Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORAZZA, Sandra Mara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RODRIGUES, Carla Gonçalves, HEUSER, Ester Maria Dreher, MONTEIRO, Silas Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436
Resumo: Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.
id UFMT-3_7162b52c5b07dae79d282e52ae394bb1
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2436
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto EscrileiturasCurrículo. Didática. Tradução. Escrileituras.Modos de ler e escrever em meio à vidaEste artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.Universidade Federal de Mato Grosso2015-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/243610.29286/rep.v24i56.2436Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 317-3312238-20970104-596210.29286/rep.v24i56reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436/1701CORAZZA, Sandra MaraRODRIGUES, Carla GonçalvesHEUSER, Ester Maria DreherMONTEIRO, Silas Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2436Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
title Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
spellingShingle Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
CORAZZA, Sandra Mara
Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.
Modos de ler e escrever em meio à vida
title_short Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
title_full Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
title_fullStr Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
title_full_unstemmed Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
title_sort Didática da tradução: transcriações do currículo no projeto Escrileituras
author CORAZZA, Sandra Mara
author_facet CORAZZA, Sandra Mara
RODRIGUES, Carla Gonçalves
HEUSER, Ester Maria Dreher
MONTEIRO, Silas Borges
author_role author
author2 RODRIGUES, Carla Gonçalves
HEUSER, Ester Maria Dreher
MONTEIRO, Silas Borges
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CORAZZA, Sandra Mara
RODRIGUES, Carla Gonçalves
HEUSER, Ester Maria Dreher
MONTEIRO, Silas Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.
Modos de ler e escrever em meio à vida
topic Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.
Modos de ler e escrever em meio à vida
description Este artigo desenvolve problemáticas didáticas e curriculares que movimentam o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Empenha-se na qualificação dos currículos dos cursos de licenciaturas, escolas públicas e centros federais, por meio de experimentações com a pesquisa educacional e formação docente. Apresentando-se como transdisciplinar, translinguístico e transcultural, pensa a sua didática e o seu currículo, desde os processos de criação tradutória dos elementos de partida, produzidos pela Arte, Ciência e Filosofia. Conclui que as traduções se tornam mais relevantes do que os originais, ao repercutir os seus impactos criadores e revitalizar os atuais sistemas educacionais e culturais.Palavras-chave: Currículo. Didática. Tradução. Escrileituras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436
10.29286/rep.v24i56.2436
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i56.2436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2436/1701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 56 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 56, maio/ago. 2015; 317-331
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i56
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215968059392