As congregações católicas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: educação feminina (1889-1940). The catholic congregations in west of Minas Gerais: women education (1889-1940)
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/398 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é estudar a presença das Congregações Católicas que chegaram durante o primeiro período Republicano no Oeste de Minas Gerais. Tais Congregações desenvolveram peculiar papel na formação dos jovens, principalmente das moças, em um contexto em que a Igreja Católica buscava consolidar sua presença, ameaçada diante das propostas republicanas. Metodologicamente, utilizamos os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico, quanto à consolidação das escolas normais para a formação da mulher e em relação aos fundamentos históricos do ideário educativo católico desenvolvido no contexto brasileiro, especificamente na região oeste de Minas Gerais, para configurarmos esta realidade numa perspectiva regional. Procedemos também levantamento documental em relação à implantação de escolas católicas desenvolvidas pelas congregações femininas oriundas da Europa. Portanto, as Escolas Normais religiosas tornaram-se importantes espaços para a difusão da educação, como o modelo de “mulher ideal”, que correspondia aos propósitos sociais vigentes e disseminados por tais escolas. De certo, os planos educacionais desenvolvidos pela Igreja para a mulher não deixariam de favorecer a relação escola e lar. Ao analisarmos a consolidação das escolas confessionais, entendemos que a educação feminina constituiu, para a Igreja, num projeto de evangelização ou restauração católica na sociedade republicana. Retoma-se aqui à hipótese inicial da pesquisa, a formação feminina correspondeu aos anseios católicos como importante meio de evangelização e interiorização da própria religião naquela sociedade, pelo cultivo e estímulo em defesa da família, pela ordem e a disciplina |
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As congregações católicas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: educação feminina (1889-1940). The catholic congregations in west of Minas Gerais: women education (1889-1940)História da Educação. Educação Feminina. Igreja Católica.História da EducaçãoA proposta deste trabalho é estudar a presença das Congregações Católicas que chegaram durante o primeiro período Republicano no Oeste de Minas Gerais. Tais Congregações desenvolveram peculiar papel na formação dos jovens, principalmente das moças, em um contexto em que a Igreja Católica buscava consolidar sua presença, ameaçada diante das propostas republicanas. Metodologicamente, utilizamos os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico, quanto à consolidação das escolas normais para a formação da mulher e em relação aos fundamentos históricos do ideário educativo católico desenvolvido no contexto brasileiro, especificamente na região oeste de Minas Gerais, para configurarmos esta realidade numa perspectiva regional. Procedemos também levantamento documental em relação à implantação de escolas católicas desenvolvidas pelas congregações femininas oriundas da Europa. Portanto, as Escolas Normais religiosas tornaram-se importantes espaços para a difusão da educação, como o modelo de “mulher ideal”, que correspondia aos propósitos sociais vigentes e disseminados por tais escolas. De certo, os planos educacionais desenvolvidos pela Igreja para a mulher não deixariam de favorecer a relação escola e lar. Ao analisarmos a consolidação das escolas confessionais, entendemos que a educação feminina constituiu, para a Igreja, num projeto de evangelização ou restauração católica na sociedade republicana. Retoma-se aqui à hipótese inicial da pesquisa, a formação feminina correspondeu aos anseios católicos como importante meio de evangelização e interiorização da própria religião naquela sociedade, pelo cultivo e estímulo em defesa da família, pela ordem e a disciplinaUniversidade Federal de Mato Grosso2012-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/39810.29286/rep.v18i38.398Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 553-5662238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/398/364INÁCIO FILHO, GeraldoROSSI, Michelle Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/398Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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