Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Marilce da Costa Campos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236
Resumo: O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.
id UFMT-3_c1449db18797cd64ff994c3106485c82
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1236
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-lineNarrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.Ensino a DistânciaO artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/123610.29286/rep.v22i50.1236Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 643-6632238-20970104-596210.29286/rep.v22i50reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236/984RODRIGUES, Marilce da Costa CamposREALI, Aline Maria de Medeiros Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:36Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1236Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:36Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
title Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
spellingShingle Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
RODRIGUES, Marilce da Costa Campos
Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.
Ensino a Distância
title_short Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
title_full Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
title_fullStr Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
title_full_unstemmed Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
title_sort Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line
author RODRIGUES, Marilce da Costa Campos
author_facet RODRIGUES, Marilce da Costa Campos
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
author_role author
author2 REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Marilce da Costa Campos
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.
Ensino a Distância
topic Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.
Ensino a Distância
description O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236
10.29286/rep.v22i50.1236
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i50.1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236/984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 643-663
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i50
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215567503360