Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MORAIS, Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796
Resumo: Pesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.Palavras-chave: Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior.
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