Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796 |
Resumo: | Pesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.Palavras-chave: Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior. |
id |
UFMT-3_c3248c5d3f996f5c22b64cbd84f30c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1796 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do ParanáVivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior.Adaptação de estudantes universitáriosPesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.Palavras-chave: Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior.Universidade Federal de Mato Grosso2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisa qualitativa com base nos dados extraídos com aplicação de instrumento próprio, validado e adaptado no Brasil .application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/179610.29286/rep.v24i57.1796Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 547-5682238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796/pdfOLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha deMORAIS, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1796Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
title |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
spellingShingle |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior. Adaptação de estudantes universitários |
title_short |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
title_full |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
title_fullStr |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
title_sort |
Vivências acadêmicas e adaptação de estudantes de uma universidade pública federal do Estado do Paraná |
author |
OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de |
author_facet |
OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de MORAIS, Alessandra |
author_role |
author |
author2 |
MORAIS, Alessandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Rogerio Eduardo Cunha de MORAIS, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior. Adaptação de estudantes universitários |
topic |
Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior. Adaptação de estudantes universitários |
description |
Pesquisas têm relacionado a recorrência de desempenhos insatisfatórios e evasões no Ensino Superior às dificuldades de adaptação dos estudantes ao conjunto de variáveis, distribuído entre cinco dimensões: pessoal, estudo, interpessoal, carreira e institucional. Buscou-se identificar e avaliar, entre 449 graduandos de Engenharia, as principais dificuldades de adaptação, bem como as diferenças significativas de integração entre os diversos perfis de estudantes, por meio do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Os principais resultados indicaram maiores dificuldades de adaptação dos estudantes às dimensões pessoal e estudos, e maior propensão de adaptação às variáveis relacionadas à carreira, aos colegas e à instituição.Palavras-chave: Vivências Acadêmicas. Adaptação Acadêmica. Evasão. Ensino Superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa qualitativa com base nos dados extraídos com aplicação de instrumento próprio, validado e adaptado no Brasil . |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796 10.29286/rep.v24i57.1796 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i57.1796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1796/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 547-568 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i57 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1788989987423780865 |