Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543
Resumo: Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas. Palavras-Chave: Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.
id UFMT-3_dd141e19759432c718b8cedb9f70f264
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/543
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da naturezaCategorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.Inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências NaturaisEste artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas. Palavras-Chave: Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.Universidade Federal de Mato Grosso2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresAnálise de Conteúdoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/54310.29286/rep.v23i54.543Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 943-9702238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543/pdfKAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kyainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/543Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
title Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
spellingShingle Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya
Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.
Inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais
title_short Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
title_full Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
title_fullStr Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
title_full_unstemmed Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
title_sort Categorias da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza
author KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya
author_facet KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy Kya
dc.subject.por.fl_str_mv Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.
Inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais
topic Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.
Inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais
description Este artigo é consequência de uma investigação a cujos dados fizemos análise inferencial das categorias, entendida como técnica sistemática de análise de dados qualitativos, para reduzir um conjunto de dados a um conceito significativo que o representa para entendimento racional. Investigar quais as categorias de análise que fundamentam e representam os argumentos de defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências da natureza foi nosso objetivo e interpelação. O resultado obtido se constitui em dez categorias de análise e cerca de 13 categorias temáticas. Palavras-Chave: Categorias de Análise. História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências da Natureza.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543
10.29286/rep.v23i54.543
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i54.543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 943-970
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i54
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989986973941760