ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Greyce Bernardes de Mello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fagundes, Eliane Aparecida Antunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5806
Resumo: Para que um município seja considerado sustentável, deve evitar a degradação do seu sistema ambiental, reduzir as desigualdades sociais e propiciar a seus habitantes um ambiente saudável e seguro. Portanto, as medidas mais apropriadas para a sustentabilidade local estão relacionadas às políticas públicas visando a integração das dimensões social, ambiental, econômica e institucional, mas também da participação da população nesse processo. Nessa perspectiva, essa pesquisa, desenvolvida de forma quantitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo mensurar o grau de sustentabilidade de Primavera do Leste – MT, mediante aplicação da metodologia do Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM). No tocante aos resultados, Primavera do Leste apresenta um IDSM de 0,6155, que é um índice com desempenho aceitável, conforme os parâmetros utilizados na metodologia. Contudo, mesmo que os resultados apresentados não sejam críticos, é necessário que políticas públicas sejam implementadas, levando em consideração os indicadores que apresentaram níveis mais baixos, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos munícipes.
id UFMT-4_771d3419c1c0dcd3318665b4fbd62344
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5806
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).Desenvolvimento sustentável localindicadoresíndice de desenvolvimento sustentável para municípios (IDSM)Indicadores de SustentabilidadePara que um município seja considerado sustentável, deve evitar a degradação do seu sistema ambiental, reduzir as desigualdades sociais e propiciar a seus habitantes um ambiente saudável e seguro. Portanto, as medidas mais apropriadas para a sustentabilidade local estão relacionadas às políticas públicas visando a integração das dimensões social, ambiental, econômica e institucional, mas também da participação da população nesse processo. Nessa perspectiva, essa pesquisa, desenvolvida de forma quantitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo mensurar o grau de sustentabilidade de Primavera do Leste – MT, mediante aplicação da metodologia do Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM). No tocante aos resultados, Primavera do Leste apresenta um IDSM de 0,6155, que é um índice com desempenho aceitável, conforme os parâmetros utilizados na metodologia. Contudo, mesmo que os resultados apresentados não sejam críticos, é necessário que políticas públicas sejam implementadas, levando em consideração os indicadores que apresentaram níveis mais baixos, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos munícipes.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/580610.30781/repad.v1i1.5806Journal Study and Research in Administration; Vol. 1 No. 1 (2017): Setembro-Dezembro (2017); 91-107Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 1 n. 1 (2017): Setembro-Dezembro (2017); 91-1072594-755910.30781/repad.v1i1reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5806/3870Copyright (c) 2017 Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Greyce Bernardes de MelloFagundes, Eliane Aparecida Antunes2020-03-15T16:27:20Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5806Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:27:20Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
title ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
spellingShingle ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
Rezende, Greyce Bernardes de Mello
Desenvolvimento sustentável local
indicadores
índice de desenvolvimento sustentável para municípios (IDSM)
Indicadores de Sustentabilidade
title_short ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
title_full ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
title_fullStr ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
title_full_unstemmed ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
title_sort ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT, BASEADO NO MODELO DE MARTINS E CÂNDIDO (2008).
author Rezende, Greyce Bernardes de Mello
author_facet Rezende, Greyce Bernardes de Mello
Fagundes, Eliane Aparecida Antunes
author_role author
author2 Fagundes, Eliane Aparecida Antunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Greyce Bernardes de Mello
Fagundes, Eliane Aparecida Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável local
indicadores
índice de desenvolvimento sustentável para municípios (IDSM)
Indicadores de Sustentabilidade
topic Desenvolvimento sustentável local
indicadores
índice de desenvolvimento sustentável para municípios (IDSM)
Indicadores de Sustentabilidade
description Para que um município seja considerado sustentável, deve evitar a degradação do seu sistema ambiental, reduzir as desigualdades sociais e propiciar a seus habitantes um ambiente saudável e seguro. Portanto, as medidas mais apropriadas para a sustentabilidade local estão relacionadas às políticas públicas visando a integração das dimensões social, ambiental, econômica e institucional, mas também da participação da população nesse processo. Nessa perspectiva, essa pesquisa, desenvolvida de forma quantitativa, exploratória e descritiva, teve como objetivo mensurar o grau de sustentabilidade de Primavera do Leste – MT, mediante aplicação da metodologia do Índice de Desenvolvimento Sustentável para Municípios (IDSM). No tocante aos resultados, Primavera do Leste apresenta um IDSM de 0,6155, que é um índice com desempenho aceitável, conforme os parâmetros utilizados na metodologia. Contudo, mesmo que os resultados apresentados não sejam críticos, é necessário que políticas públicas sejam implementadas, levando em consideração os indicadores que apresentaram níveis mais baixos, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos munícipes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5806
10.30781/repad.v1i1.5806
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5806
identifier_str_mv 10.30781/repad.v1i1.5806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/5806/3870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 1 No. 1 (2017): Setembro-Dezembro (2017); 91-107
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 1 n. 1 (2017): Setembro-Dezembro (2017); 91-107
2594-7559
10.30781/repad.v1i1
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239961986007040