UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Roseliane Forgiarini
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Universidade Franciscana
Texto Completo: http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/136
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/401
Resumo: This research aims to investigate, through the use of educational games, the algebra learning process by students of 6th grade of elementary school. The work was applied in a private school in Santa Maria, RS. The participants are students in a class of sixth grade (seventh year), seven girls and four boys, aged between 11 and 14 years. The research was developed through a qualitative approach and the class teacher was the researcher; therefore she experienced directly the relationship among students and games. Activities introductory to algebra were applied, followed by five games. The analysis was done from the field diary of the teacher researcher, through which it was possible to conclude that students felt motivated by the application of games, engaged in activities, interact with colleagues in groups and prefer this type of activity than the exercises of the book used at school. However, it is attributed to lack of time to deepen content studied, determined by the need to comply with the planning of the school, the remaining difficulties in learning of the contents. The final product takes into account this fact, in order to bring learning content in new applications of the list of activities and games.
id UFN-1_e3bfdfa8c8ec8d21193cd08ec3da984f
oai_identifier_str oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/401
network_acronym_str UFN-1
network_name_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
repository_id_str
spelling Pretto, ValdirCPF:47220368020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188012P3CPF:41234367068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417863P5Guedes, Roseliane Forgiarini2018-06-27T19:13:17Z2012-10-19GUEDES, Roseliane Forgiarini. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2012.http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/136http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/401This research aims to investigate, through the use of educational games, the algebra learning process by students of 6th grade of elementary school. The work was applied in a private school in Santa Maria, RS. The participants are students in a class of sixth grade (seventh year), seven girls and four boys, aged between 11 and 14 years. The research was developed through a qualitative approach and the class teacher was the researcher; therefore she experienced directly the relationship among students and games. Activities introductory to algebra were applied, followed by five games. The analysis was done from the field diary of the teacher researcher, through which it was possible to conclude that students felt motivated by the application of games, engaged in activities, interact with colleagues in groups and prefer this type of activity than the exercises of the book used at school. However, it is attributed to lack of time to deepen content studied, determined by the need to comply with the planning of the school, the remaining difficulties in learning of the contents. The final product takes into account this fact, in order to bring learning content in new applications of the list of activities and games.Esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio do uso de jogos didáticos, a aprendizagem de conteúdos de Álgebra por alunos da 6ª série do Ensino Fundamental. O trabalho foi aplicado em uma escola particular do município de Santa Maria, RS. Os participantes são alunos de uma turma da 6ª série (7º ano), sete meninas e quatro meninos, com idades entre 11 e 14 anos. A pesquisa desenvolveu-se por meio de uma abordagem qualitativa e a professora da turma foi a pesquisadora; por conseguinte, vivenciou diretamente as relações dos alunos com os jogos aplicados. Foram aplicadas atividades introdutórias à Álgebra e, em seguida, cinco jogos. A análise dos resultados foi feita a partir do diário de campo da professora-pesquisadora, por meio do qual foi possível concluir que os alunos sentiram-se motivados com a aplicação dos jogos, envolveram-se nas atividades, interagiram com os colegas nos grupos e preferiram esse tipo de atividade a de realização dos exercícios da apostila usada na escola. No entanto, atribui-se à falta de tempo em aprofundar o conteúdo estudado, determinada pela necessidade de cumprimento do planejamento da escola, as dificuldades ainda existentes na aprendizagem dos conteúdos. O produto elaborado leva em conta esse fato, para que novas aplicações da lista de atividades e jogos possam, efetivamente, levar à aprendizagem dos conteúdos envolvidos.Made available in DSpace on 2018-06-27T19:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Roseliane Forgiarini Guedes.pdf: 2446277 bytes, checksum: f6d707c3fe9acdb28cacaf6bf83e1e1d (MD5) Roseliane Forgiarini Guedes.pdf.jpg: 3566 bytes, checksum: c41e98470b2e7460c028f29d1d306cdf (MD5) Previous issue date: 2012-10-19Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/retrieve/349/Roseliane%20Forgiarini%20Guedes.pdf.jpgporUniversidade FranciscanaMestrado Profissionalizante em Ensino de Física e MatemáticaUFNBREnsino de MatemáticaJogos DidáticosÁlgebraProcesso de aprendizagemDidactical gamesAlgebraLearning processCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional Universidade Franciscanainstname:Universidade Franciscana (UFN)instacron:UFNORIGINALRoseliane Forgiarini Guedes.pdfapplication/pdf2446277http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/401/1/Roseliane+Forgiarini+Guedes.pdff6d707c3fe9acdb28cacaf6bf83e1e1dMD51THUMBNAILRoseliane Forgiarini Guedes.pdf.jpgimage/jpeg3566http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/401/2/Roseliane+Forgiarini+Guedes.pdf.jpgc41e98470b2e7460c028f29d1d306cdfMD52UFN-BDTD/4012018-08-01 13:50:01.628oai:tede.universidadefranciscana.edu.br:UFN-BDTD/401Repositório de Publicaçõeshttp://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-08-01T16:50:01Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)false
dc.title.por.fl_str_mv UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
title UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
spellingShingle UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
Guedes, Roseliane Forgiarini
Jogos Didáticos
Álgebra
Processo de aprendizagem
Didactical games
Algebra
Learning process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
title_full UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
title_fullStr UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
title_full_unstemmed UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
title_sort UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE
author Guedes, Roseliane Forgiarini
author_facet Guedes, Roseliane Forgiarini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pretto, Valdir
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:47220368020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188012P3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:41234367068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4417863P5
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Roseliane Forgiarini
contributor_str_mv Pretto, Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Didáticos
Álgebra
Processo de aprendizagem
topic Jogos Didáticos
Álgebra
Processo de aprendizagem
Didactical games
Algebra
Learning process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactical games
Algebra
Learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research aims to investigate, through the use of educational games, the algebra learning process by students of 6th grade of elementary school. The work was applied in a private school in Santa Maria, RS. The participants are students in a class of sixth grade (seventh year), seven girls and four boys, aged between 11 and 14 years. The research was developed through a qualitative approach and the class teacher was the researcher; therefore she experienced directly the relationship among students and games. Activities introductory to algebra were applied, followed by five games. The analysis was done from the field diary of the teacher researcher, through which it was possible to conclude that students felt motivated by the application of games, engaged in activities, interact with colleagues in groups and prefer this type of activity than the exercises of the book used at school. However, it is attributed to lack of time to deepen content studied, determined by the need to comply with the planning of the school, the remaining difficulties in learning of the contents. The final product takes into account this fact, in order to bring learning content in new applications of the list of activities and games.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-27T19:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Roseliane Forgiarini. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/136
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/401
identifier_str_mv GUEDES, Roseliane Forgiarini. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA POR MEIO DO USO DE JOGOS, COM ALUNOS DA 6a SÉRIE. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2012.
url http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/136
http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Franciscana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Universidade Franciscana
instname:Universidade Franciscana (UFN)
instacron:UFN
instname_str Universidade Franciscana (UFN)
instacron_str UFN
institution UFN
reponame_str Repositório Institucional Universidade Franciscana
collection Repositório Institucional Universidade Franciscana
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/401/1/Roseliane+Forgiarini+Guedes.pdf
http://tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/401/2/Roseliane+Forgiarini+Guedes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6d707c3fe9acdb28cacaf6bf83e1e1d
c41e98470b2e7460c028f29d1d306cdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Universidade Franciscana - Universidade Franciscana (UFN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797147350722936832