As sereias e o sublime
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537 |
Resumo: | Analiso, neste texto, a interpretação alegórica do episódio do encontro de Ulisses com as sereias, desenvolvida por Adorno e Horkheimer no primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento. Com base nessa análise e em observações sobre o trecho da Odisseia em questão, proponho que o episódio seja considerado não a partir da noção de beleza, que orienta a leitura desses autores, mas a partir da noção de sublime. Dessa releitura extraio novas conclusões para a discussão acerca da arte moderna e da contemporânea, com base na alegoria do herói épico que ouve o canto sedutor das sereias amarrado ao mastro de sua embarcação. |
id |
UFOP-1_cf20cd50f3a5b2563a587896b7dc21e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/537 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
As sereias e o sublimesublimesereiasarteHomeroAdornoesclarecimentoAnaliso, neste texto, a interpretação alegórica do episódio do encontro de Ulisses com as sereias, desenvolvida por Adorno e Horkheimer no primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento. Com base nessa análise e em observações sobre o trecho da Odisseia em questão, proponho que o episódio seja considerado não a partir da noção de beleza, que orienta a leitura desses autores, mas a partir da noção de sublime. Dessa releitura extraio novas conclusões para a discussão acerca da arte moderna e da contemporânea, com base na alegoria do herói épico que ouve o canto sedutor das sereias amarrado ao mastro de sua embarcação.Universidade Federal de Ouro Preto2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537Artefilosofia; v. 8 n. 15 (2013); 83-94Artefilosofia; Vol. 8 No. 15 (2013); 83-942526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537/493Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSussekind, Pedro2022-03-25T11:19:50Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/537Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-03-25T11:19:50Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As sereias e o sublime |
title |
As sereias e o sublime |
spellingShingle |
As sereias e o sublime Sussekind, Pedro sublime sereias arte Homero Adorno esclarecimento |
title_short |
As sereias e o sublime |
title_full |
As sereias e o sublime |
title_fullStr |
As sereias e o sublime |
title_full_unstemmed |
As sereias e o sublime |
title_sort |
As sereias e o sublime |
author |
Sussekind, Pedro |
author_facet |
Sussekind, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sussekind, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sublime sereias arte Homero Adorno esclarecimento |
topic |
sublime sereias arte Homero Adorno esclarecimento |
description |
Analiso, neste texto, a interpretação alegórica do episódio do encontro de Ulisses com as sereias, desenvolvida por Adorno e Horkheimer no primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento. Com base nessa análise e em observações sobre o trecho da Odisseia em questão, proponho que o episódio seja considerado não a partir da noção de beleza, que orienta a leitura desses autores, mas a partir da noção de sublime. Dessa releitura extraio novas conclusões para a discussão acerca da arte moderna e da contemporânea, com base na alegoria do herói épico que ouve o canto sedutor das sereias amarrado ao mastro de sua embarcação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/537/493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 8 n. 15 (2013); 83-94 Artefilosofia; Vol. 8 No. 15 (2013); 83-94 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1754639343759130624 |