Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dávila, Eliziane da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Folmer, Vanderlei, Puntel, Robson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312
Resumo: O trabalho docente está atrelado a vários fatores, entre eles, às concepções que os professores possuem e que acabam por refletir na sala de aula. Em função disso, se torna relevante investigar este conhecimento para entender e guiar as práticas pedagógicas. Neste sentido, este trabalho teve como finalidade analisar as concepções de professores de Ciências da rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana – RS sobre os objetivos do ensino de ciências e como deve ser sua abordagem em sala de aula. Para este estudo foi aplicado um questionário para as professoras de Ciências desta rede de ensino. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), onde verificamos que os relatos das professoras estavam em consonância com os documentos oficiais de educação do Brasil e com a compreensão de ensino de ciências da contemporaneidade abordado nas pesquisas da área de Educação em Ciências. A partir dos resultados deste estudo podemos refletir em que direção seguir para auxiliar na melhoria dos processos educacionais dentro do ensino de ciências.Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Ensino Fundamental.
id UFOPA-1_a04a75a5a005aeb843ccba9739c2175a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de CiênciasO trabalho docente está atrelado a vários fatores, entre eles, às concepções que os professores possuem e que acabam por refletir na sala de aula. Em função disso, se torna relevante investigar este conhecimento para entender e guiar as práticas pedagógicas. Neste sentido, este trabalho teve como finalidade analisar as concepções de professores de Ciências da rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana – RS sobre os objetivos do ensino de ciências e como deve ser sua abordagem em sala de aula. Para este estudo foi aplicado um questionário para as professoras de Ciências desta rede de ensino. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), onde verificamos que os relatos das professoras estavam em consonância com os documentos oficiais de educação do Brasil e com a compreensão de ensino de ciências da contemporaneidade abordado nas pesquisas da área de Educação em Ciências. A partir dos resultados deste estudo podemos refletir em que direção seguir para auxiliar na melhoria dos processos educacionais dentro do ensino de ciências.Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Ensino Fundamental.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/31210.24065/2237-9460.2017v7n2ID312Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 237-2612237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312/260Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessDávila, Eliziane da SilvaFolmer, VanderleiPuntel, Robson Luiz2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/312Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.533576Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
title Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
spellingShingle Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
Dávila, Eliziane da Silva
title_short Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
title_full Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
title_fullStr Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
title_sort Concepções de professoras de Ciências sobre o ensino de Ciências
author Dávila, Eliziane da Silva
author_facet Dávila, Eliziane da Silva
Folmer, Vanderlei
Puntel, Robson Luiz
author_role author
author2 Folmer, Vanderlei
Puntel, Robson Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dávila, Eliziane da Silva
Folmer, Vanderlei
Puntel, Robson Luiz
description O trabalho docente está atrelado a vários fatores, entre eles, às concepções que os professores possuem e que acabam por refletir na sala de aula. Em função disso, se torna relevante investigar este conhecimento para entender e guiar as práticas pedagógicas. Neste sentido, este trabalho teve como finalidade analisar as concepções de professores de Ciências da rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana – RS sobre os objetivos do ensino de ciências e como deve ser sua abordagem em sala de aula. Para este estudo foi aplicado um questionário para as professoras de Ciências desta rede de ensino. Os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), onde verificamos que os relatos das professoras estavam em consonância com os documentos oficiais de educação do Brasil e com a compreensão de ensino de ciências da contemporaneidade abordado nas pesquisas da área de Educação em Ciências. A partir dos resultados deste estudo podemos refletir em que direção seguir para auxiliar na melhoria dos processos educacionais dentro do ensino de ciências.Palavras-chave: Ensino de Ciências. Concepções. Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID312
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/312/260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 237-261
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036954116096