A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/638 |
Resumo: | A Declaração Mundial de Educação para Todos é um dos resultados da Conferência de Jomtien, cujas diretrizes apontam para a conformação do setor educacional aos interesses do Capital, sobretudo através de parâmetros para organização da política educacional pressupondo: redução do papel do Estado no trato com as políticas sociais, parcerias público-privadas, ênfase na meritocracia e no esvaziamento do espaço escolar. As diretrizes da Conferência são marcos no campo político educacional brasileiro que tem se apresentado de maneira notória, em especial no atual consenso pela universalização da Educação Básica. Na sociedade brasileira o PDE - particularmente com o que se firma no Programa Mais Educação, posteriormente, Programa Novo mais Educação; e, também no Programa ensino Médio Inovador - mostra o vínculo entre a denominada educação integral e a ampliação do tempo de aprendizagem e empobrecimento curricular. Neste artigo, trata-se de analisar alguns dos eixos educacionais presentes nos documentos da Conferência Mundial de Educação para Todos para compreender o conceito de educação integral e seus desdobramentos na política educacional de educação integral no Brasil. Palavras-chave: Jomtien. Educação para Todos. Educação Integral. |
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A política de educação integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de JomtienA Declaração Mundial de Educação para Todos é um dos resultados da Conferência de Jomtien, cujas diretrizes apontam para a conformação do setor educacional aos interesses do Capital, sobretudo através de parâmetros para organização da política educacional pressupondo: redução do papel do Estado no trato com as políticas sociais, parcerias público-privadas, ênfase na meritocracia e no esvaziamento do espaço escolar. As diretrizes da Conferência são marcos no campo político educacional brasileiro que tem se apresentado de maneira notória, em especial no atual consenso pela universalização da Educação Básica. Na sociedade brasileira o PDE - particularmente com o que se firma no Programa Mais Educação, posteriormente, Programa Novo mais Educação; e, também no Programa ensino Médio Inovador - mostra o vínculo entre a denominada educação integral e a ampliação do tempo de aprendizagem e empobrecimento curricular. Neste artigo, trata-se de analisar alguns dos eixos educacionais presentes nos documentos da Conferência Mundial de Educação para Todos para compreender o conceito de educação integral e seus desdobramentos na política educacional de educação integral no Brasil. Palavras-chave: Jomtien. Educação para Todos. Educação Integral.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/63810.24065/2237-9460.2018v8n3ID638Revista Exitus; v. 8 n. 3 (2018); 32-572237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/638/393Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacomeli, Mara Regina MartinsBarão, Gilcilene de Oliveira DamascenoGonçalves, Leandro Sartori2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/638Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:14.138636Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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