Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Lilian Patrícia Lauz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simões Menezes, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221
Resumo: Objetivo: Compreender a percepção, atitudes e práticas de trabalhadores de um hospital universitário frente a resíduos sólidos de saúde (RSS). Métodos: Realizou-se, por meio de metodologia descritiva e qualitativa, entrevista com profissionais de saúde em 2019 em um hospital universitário do município de Bagé, situado na Região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Desenvolveram-se um total de quatro questões norteadoras: (1) conhecimento sobre resíduos sólidos hospitalares; (2) identificação de resíduos sólidos hospitalares; (3) rotina no serviço de saúde ao manusear resíduos sólidos hospitalares; e (4) entendimento sobre danos provocados por resíduos sólidos hospitalares, sendo as falas dos depoentes (n=18) gravadas, com posterior degravação para análise de conteúdo. Emergiram as categorias: Entendimento sobre Resíduos Sólidos Hospitalares; Etapas do Gerenciamento de RSS; Dificuldades e Limitações; e Risco do Descarte Inapropriado. Resultados: Os dados revelaram fragilidades sobre a temática quanto conceito, gestão e riscos; não havendo clareza sobre a logística dada aos RSS; há falta de conhecimento sobre a categorização dos distintos tipos e o gerenciamento de RSS, evidenciando o não entendimento do correto descarte dos RSS gerados no contexto hospitalar, sinalizando para a necessidade de treinamento sobre o tema. Conclusão: Compreenderam-se as dificuldades sobre o conhecimento e entendimento dos entrevistados do presente estudo acerca da temática, impactando em suas atitudes e em suas práticas.
id UFOR-2_5f83d7d081dd118e27593b3ffc314aad
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12221
network_acronym_str UFOR-2
network_name_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository_id_str
spelling Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalarGestão de ResíduosProfissional de SaúdeCentro de SaúdeObjetivo: Compreender a percepção, atitudes e práticas de trabalhadores de um hospital universitário frente a resíduos sólidos de saúde (RSS). Métodos: Realizou-se, por meio de metodologia descritiva e qualitativa, entrevista com profissionais de saúde em 2019 em um hospital universitário do município de Bagé, situado na Região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Desenvolveram-se um total de quatro questões norteadoras: (1) conhecimento sobre resíduos sólidos hospitalares; (2) identificação de resíduos sólidos hospitalares; (3) rotina no serviço de saúde ao manusear resíduos sólidos hospitalares; e (4) entendimento sobre danos provocados por resíduos sólidos hospitalares, sendo as falas dos depoentes (n=18) gravadas, com posterior degravação para análise de conteúdo. Emergiram as categorias: Entendimento sobre Resíduos Sólidos Hospitalares; Etapas do Gerenciamento de RSS; Dificuldades e Limitações; e Risco do Descarte Inapropriado. Resultados: Os dados revelaram fragilidades sobre a temática quanto conceito, gestão e riscos; não havendo clareza sobre a logística dada aos RSS; há falta de conhecimento sobre a categorização dos distintos tipos e o gerenciamento de RSS, evidenciando o não entendimento do correto descarte dos RSS gerados no contexto hospitalar, sinalizando para a necessidade de treinamento sobre o tema. Conclusão: Compreenderam-se as dificuldades sobre o conhecimento e entendimento dos entrevistados do presente estudo acerca da temática, impactando em suas atitudes e em suas práticas.Universidade de Fortaleza2022-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Peer-reviewed Article""Avaliado pelos pares""Avaliado pelos pares"application/pdfapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/1222110.5020/18061230.2022.12221Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 35 (2022)Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 35 (2022)Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 35 (2022)1806-1230reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúdeinstname:Universidade de Fortaleza (Unifor)instacron:UFORporhttps://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221/6952https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221/6953Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Lilian Patrícia LauzSimões Menezes, Ana Paula2022-01-25T11:02:04Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12221Revistahttps://periodicos.unifor.br/RBPS/oai1806-12301806-1222opendoar:2022-01-25T11:02:04Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
title Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
spellingShingle Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
Maia, Lilian Patrícia Lauz
Gestão de Resíduos
Profissional de Saúde
Centro de Saúde
title_short Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
title_full Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
title_fullStr Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
title_full_unstemmed Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
title_sort Percepção de profissionais sobre resíduos sólidos em saúde no contexto hospitalar
author Maia, Lilian Patrícia Lauz
author_facet Maia, Lilian Patrícia Lauz
Simões Menezes, Ana Paula
author_role author
author2 Simões Menezes, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Lilian Patrícia Lauz
Simões Menezes, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Resíduos
Profissional de Saúde
Centro de Saúde
topic Gestão de Resíduos
Profissional de Saúde
Centro de Saúde
description Objetivo: Compreender a percepção, atitudes e práticas de trabalhadores de um hospital universitário frente a resíduos sólidos de saúde (RSS). Métodos: Realizou-se, por meio de metodologia descritiva e qualitativa, entrevista com profissionais de saúde em 2019 em um hospital universitário do município de Bagé, situado na Região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Desenvolveram-se um total de quatro questões norteadoras: (1) conhecimento sobre resíduos sólidos hospitalares; (2) identificação de resíduos sólidos hospitalares; (3) rotina no serviço de saúde ao manusear resíduos sólidos hospitalares; e (4) entendimento sobre danos provocados por resíduos sólidos hospitalares, sendo as falas dos depoentes (n=18) gravadas, com posterior degravação para análise de conteúdo. Emergiram as categorias: Entendimento sobre Resíduos Sólidos Hospitalares; Etapas do Gerenciamento de RSS; Dificuldades e Limitações; e Risco do Descarte Inapropriado. Resultados: Os dados revelaram fragilidades sobre a temática quanto conceito, gestão e riscos; não havendo clareza sobre a logística dada aos RSS; há falta de conhecimento sobre a categorização dos distintos tipos e o gerenciamento de RSS, evidenciando o não entendimento do correto descarte dos RSS gerados no contexto hospitalar, sinalizando para a necessidade de treinamento sobre o tema. Conclusão: Compreenderam-se as dificuldades sobre o conhecimento e entendimento dos entrevistados do presente estudo acerca da temática, impactando em suas atitudes e em suas práticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Peer-reviewed Article"
"Avaliado pelos pares"
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221
10.5020/18061230.2022.12221
url https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221
identifier_str_mv 10.5020/18061230.2022.12221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221/6952
https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/12221/6953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal in Health Promotion; Vol. 35 (2022)
Revista Brasileña en Promoción de la Salud; Vol. 35 (2022)
Revista Brasileira em Promoção da Saúde; v. 35 (2022)
1806-1230
reponame:Revista Brasileira em Promoção da Saúde
instname:Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron:UFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (Unifor)
instacron_str UFOR
institution UFOR
reponame_str Revista Brasileira em Promoção da Saúde
collection Revista Brasileira em Promoção da Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira em Promoção da Saúde - Universidade de Fortaleza (Unifor)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313069610270720