Crianças hospitalizadas por acidentes e as histórias infantis como estratégia promotora de saúde em terapia ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Cléa Veras Camurça
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71074
Resumo: As injúrias ocorridas na infância e as conseqüentes hospitalizações se constituem grandes desafios para promoção da saúde em crianças, em razão dos problemas que podem acarretar ao desenvolvimento infantil, principalmente na interrupção dos papéis ocupacionais durante a infância, trazendo repercussões em seu ciclo de vida. Nessa perspectiva, o estudo se propôs a compreender o sentido das histórias infantis utilizadas como estratégia promotora de saúde em Terapia Ocupacional, na percepção da criança hospitalizada. O caminho metodológico foi delineado e sustentado na abordagem qualitativa, caracterizando-se como estudo descritivo. A investigação foi realizada nos meses de julho a outubro de 2005, na Unidade Pediátrica, no Instituto Dr. José Frota, hospital de emergência com referência Norte-Nordeste do Brasil, em atendimento ao politraumatizado, situado em Fortaleza, Ceará. Participaram do estudo 10 crianças entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos, vítimas de injúrias não intencionais. Em virtude da natureza do estudo, os dados foram obtidos em pesquisa documental, entrevista, leitura de história, anotações no diário de campo, desenho e observação participante. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, bem como pelos conceitos de mediação e internalização da teoria histórico-cultural e apontaram para as categorias: diversidade e ecologia da injúria, sentido das histórias, prática da leitura na hospitalização e pluralidade de cuidados. Essas categorias convergiram para o tema: histórias infantis como instrumento mediador na Promoção da Saúde em Terapia Ocupacional. Conclui-se que a utilização das histórias infantis no ambiente hospitalar, fruto da prática do terapeuta ocupacional, é estratégia promotora de saúde, por favorecer o bem-estar físico, mental e social das crianças, e desenvolver a autoconstrução de conhecimentos sobre a prevenção de injúrias. Acrescenta-se que é um instrumento adaptável ao meio, está em consonância com as necessidades e possibilidades das crianças hospitalizadas, considera os contextos pessoais, sociais e culturais e favorece a articulação com as diretrizes da promoção da saúde.
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A investigação foi realizada nos meses de julho a outubro de 2005, na Unidade Pediátrica, no Instituto Dr. José Frota, hospital de emergência com referência Norte-Nordeste do Brasil, em atendimento ao politraumatizado, situado em Fortaleza, Ceará. Participaram do estudo 10 crianças entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos, vítimas de injúrias não intencionais. Em virtude da natureza do estudo, os dados foram obtidos em pesquisa documental, entrevista, leitura de história, anotações no diário de campo, desenho e observação participante. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, bem como pelos conceitos de mediação e internalização da teoria histórico-cultural e apontaram para as categorias: diversidade e ecologia da injúria, sentido das histórias, prática da leitura na hospitalização e pluralidade de cuidados. Essas categorias convergiram para o tema: histórias infantis como instrumento mediador na Promoção da Saúde em Terapia Ocupacional. Conclui-se que a utilização das histórias infantis no ambiente hospitalar, fruto da prática do terapeuta ocupacional, é estratégia promotora de saúde, por favorecer o bem-estar físico, mental e social das crianças, e desenvolver a autoconstrução de conhecimentos sobre a prevenção de injúrias. Acrescenta-se que é um instrumento adaptável ao meio, está em consonância com as necessidades e possibilidades das crianças hospitalizadas, considera os contextos pessoais, sociais e culturais e favorece a articulação com as diretrizes da promoção da saúde.Injuries occurred during childhood and their subsequent hospitalizations consist in great challenges for health promotion in children, due to the problems that could be caused to the infant development, especially in the interruption of occupational roles during childhood, raising repercussions in the life cycle. In this way, the study aimed the understanding of the sense of infant stories applied as health promoting strategy in Occupational Therapy, in the hospitalized child?s perception. The methodological pathway was delineated and based upon the qualitative approach, characterizing itself as a descriptive study. The investigation was held from July to October, 2005, at the Paediatric Unit of Instituto Dr. Jose Frota, an emergency hospital, reference to the north and north-eastern of Brasil for polytraumatized patients, located in Fortaleza ? Ceará. Ten children, between 6 to 10 years old, of both genders, victims of non-intentional injuries participated on the study. Due to the nature of the study, data were obtained by means of documental research, interview, story telling, notes in a field diary, drawing and participant observation. The results were analysed enlighten by this theme?s theorists, as well as by the historical and cultural theory?s concepts of mediation and internalization and pointed out to the categories: diversity and the injuries? ecology, the stories? sense, reading practice during hospitalization and the plurality of the care. These categories converged towards the theme: childhood stories as a mediating instrument for heath promotion in Occupational Therapy. It is concluded that the use of infant stories in the hospital environment a result of the occupational therapist?s practice is a health promoting strategy as it favours the children?s physical, mental and social well-being, and to develop the self-construction of the knowledge concerning injuries prevention. It is also an instrument adaptable to the environment, it is in consonance with the necessities and possibilities of hospitalized children, it considers the individual, social and cultural contexts and it favours the articulation of the health promotion guidelines.Vieira, Luiza Jane Eyre de SouzaVieira, Luiza Jane Eyre de SouzaLima, Ana Cláudia Vasconcelos Martins de SouzaValdés, Maria Teresa MorenoFrota, Mirna AlbuquerqueUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Eduação em SaúdeVieira, Ana Cléa Veras Camurça2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71074https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/401Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo: 71379porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess1899-12-30T00:00:00Zoai::71074Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:1899-12-30T00:00Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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