Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008
Resumo: A tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência.
id UFOR_8d9a2d7f5218897dbee0bd489f54f86d
oai_identifier_str oai::125008
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolarManifest violence among adolescents : a multicontextual analysisfrom a school interventionViolência - Aspectos psicológicosAdolescente - ViolênciaViolência na escolaA tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência.The thesis investigated the phenomenon of violence in the school context among adolescents and the relations of this violence with family and community. In addition, we tested a school intervention model for human virtues and values. To meet the objectives of this work, we developed a theoretical study and two empirical studies. The first refers to an Integrative Review of scientific articles published between 2005 and August 2017. The second article deals with an Ecological Survey on the manifestations of violence identified by students, parents and teachers, at school, in the family and in the community. The third article deals with an experimental intervention, with activities proposed to develop themes of virtues and strengths of character in Positive Psychology. The main findings of the empirical studies are: 1) The manifestations of violence occur among all the actors that are part of the school context; 2) Family and community violence influence and are influenced by school violence; 3) Prevails mainly psychological and physical violence; 4) Violence among adolescents happens in a naturalized way; 5) Violence among adolescents can decrease if there is greater awareness of the value of strengths and virtues. We concluded that school, family and community violence are interconnected as a social and political problem of main relevance to the research. This problem requires an intervention and require attention from the scientific community to stimulate the development of public intervention policies. Keywords: Violence;School-Family-Community; AdolescenceSantos, Elder CerqueiraSantos, Elder CerqueiraPereira, Ana Carina StelkoColaço, Veriana de Fátima RodriguesPaludo, Simone dos SantosMorais, Normanda Araújo deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRocha, Maria de Fátima Brito Fontenele2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24979porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T15:02:31Zoai::125008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T15:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
Manifest violence among adolescents : a multicontextual analysisfrom a school intervention
title Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
spellingShingle Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele
Violência - Aspectos psicológicos
Adolescente - Violência
Violência na escola
title_short Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
title_full Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
title_fullStr Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
title_full_unstemmed Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
title_sort Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
author Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele
author_facet Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elder Cerqueira
Santos, Elder Cerqueira
Pereira, Ana Carina Stelko
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Paludo, Simone dos Santos
Morais, Normanda Araújo de
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele
dc.subject.por.fl_str_mv Violência - Aspectos psicológicos
Adolescente - Violência
Violência na escola
topic Violência - Aspectos psicológicos
Adolescente - Violência
Violência na escola
description A tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1800408708192141312