Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008 |
Resumo: | A tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência. |
id |
UFOR_8d9a2d7f5218897dbee0bd489f54f86d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::125008 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolarManifest violence among adolescents : a multicontextual analysisfrom a school interventionViolência - Aspectos psicológicosAdolescente - ViolênciaViolência na escolaA tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência.The thesis investigated the phenomenon of violence in the school context among adolescents and the relations of this violence with family and community. In addition, we tested a school intervention model for human virtues and values. To meet the objectives of this work, we developed a theoretical study and two empirical studies. The first refers to an Integrative Review of scientific articles published between 2005 and August 2017. The second article deals with an Ecological Survey on the manifestations of violence identified by students, parents and teachers, at school, in the family and in the community. The third article deals with an experimental intervention, with activities proposed to develop themes of virtues and strengths of character in Positive Psychology. The main findings of the empirical studies are: 1) The manifestations of violence occur among all the actors that are part of the school context; 2) Family and community violence influence and are influenced by school violence; 3) Prevails mainly psychological and physical violence; 4) Violence among adolescents happens in a naturalized way; 5) Violence among adolescents can decrease if there is greater awareness of the value of strengths and virtues. We concluded that school, family and community violence are interconnected as a social and political problem of main relevance to the research. This problem requires an intervention and require attention from the scientific community to stimulate the development of public intervention policies. Keywords: Violence;School-Family-Community; AdolescenceSantos, Elder CerqueiraSantos, Elder CerqueiraPereira, Ana Carina StelkoColaço, Veriana de Fátima RodriguesPaludo, Simone dos SantosMorais, Normanda Araújo deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRocha, Maria de Fátima Brito Fontenele2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24979porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T15:02:31Zoai::125008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T15:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar Manifest violence among adolescents : a multicontextual analysisfrom a school intervention |
title |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
spellingShingle |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele Violência - Aspectos psicológicos Adolescente - Violência Violência na escola |
title_short |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
title_full |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
title_fullStr |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
title_full_unstemmed |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
title_sort |
Violência manifesta entre adolescentes: uma análise multicontextual a partir de uma intervenção escolar |
author |
Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele |
author_facet |
Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Elder Cerqueira Santos, Elder Cerqueira Pereira, Ana Carina Stelko Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues Paludo, Simone dos Santos Morais, Normanda Araújo de Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria de Fátima Brito Fontenele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência - Aspectos psicológicos Adolescente - Violência Violência na escola |
topic |
Violência - Aspectos psicológicos Adolescente - Violência Violência na escola |
description |
A tese investigou a violência no contexto escolar entre os adolescentes e a relação dessa violência com a família e com a comunidade; além disso, testou-se um modelo de intervenção na escola para valorização de virtudes e valores humanos. Para atender aos objetivos deste trabalho, foram desenvolvidos um estudo teórico e dois empíricos,descritos em formato de artigo, com adolescentes no contexto escolar. O primeiro se refere a uma Revisão Integrativa de artigos científicos, publicados no período entre 2005 e agosto de 2017. Já o segundo artigo trata-se de um Levantamento Ecológico sobre as manifestações de violência identificadas por alunos, por pais e por professores, na escola, na família e na comunidade. O terceiro artigo aborda uma intervenção, quase experimental, com atividades propostas para desenvolver as temáticas das virtudes e das forças de caráter da Psicologia Positiva. Destacam-se como principais achados dos estudos empíricos: 1)As manifestações de violência ocorrem entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar; 2) A violência familiar e a comunitária influenciam e são influenciadas pela violência escolar; 3) Prevalece principalmente a violência psicológica e física; 4) A violência entre os adolescentes acontece de forma naturalizada; 5) A diminuição da violência entre os adolescentes pode acontecer se houver uma maior conscientização sobre os valor das forças e virtudes. Conclui-se que a violência escolar, familiar e comunitária estão interligadas e mostram-se como um problema social e político de grande relevância para a pesquisa e requer uma intervenção, uma vez que esta problemática se apresentou de forma significativa, exigindo maior atenção da comunidade científica para que os achados se apresentem e estimulem o desenvolvimento de políticas públicas de intervenção. Palavras-chave: Violência; Escola-Família-Comunidade; Adolescência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/125008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/24979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1800408708192141312 |