Contato improvisação como dança de situação - uma aproximação com a fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Isabel Maria de Araujo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118062
Resumo: Esta pesquisa realizou um estudo acerca da experiência vivida em Contato Improvisação por intérpretes e criadores, abordando-o como uma "dança de situação", um espaço constituinte e expressivo de subjetividades. O objetivo desta investigação foi compreender como o ser-no - mundo se expressa pelo Contato Improvisação à luz da fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Para tanto, a filosofia sartreana e as poéticas da dança contemporânea tratadas por Laurence Louppe e José Gil sustentaram a principal fundamentação utilizada. A partir da compreensão do filósofo francês de que o ser-no-mundo é aquele que se rojeta para além do mundo, constituindo um campo de possíveis, a fim de construir e transcender esse mesmo mundo, aponto que o sujeito dançante é aquele que cria o movimento e interage no mundo por meio de sua experiência vivida na dança. Sob essa ótica, o ser-que-dança-no-mundo age por sua expressão e movimento, assim sendo, a dança Contato Improvisação foi apresentada na pesquisa como dança situada, como interação do ser com o outro e com o mundo, em que se cria uma intersubjetividade e uma intercorporeidade, movimentadas pelas subjetivações e significações expressas no ato de dançar. A pesquisa empírica foi constituída por meio da participação de quatro sujeitos dançantes, os quais relataram sua experiência vivida na dança. Mediante o uso do método biográfico ou progressivo-regressivo de Sartre, os relatos foram analisados e interpretados à luz do conceito de situação sartreano, que abrange as demais noções implicadas em sua filosofia. Como resultados, a pesquisa assume que, ao dançar, o ser-no-mundo apresenta e significa sua existência, sendo assim, o projeto de ser-que-dança-nomundo é uma composição mediada entre a facticidade e a contingência da situação e a singularidade do Para-si em seu movimento de perpétua transcendência. Como considerações finais, a pesquisa expõe as criações em dança realizadas pelos sujeitos dançantes como presentificação, transcendência e ressignificação de suas experiências vividas. Outra consideração elaborada na pesquisa expressa que, pela vivência do Contato Improvisação, a dança é situada e potencializa um espaço de autoconhecimento e de escuta de si e do outro, o que demostra a relevância dessa prática para a sociedade contemporânea. Palavras-chave: dança de situação, corpo, ser-no-mundo, Contato Improvisação, Jean-Paul Sartre.
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A partir da compreensão do filósofo francês de que o ser-no-mundo é aquele que se rojeta para além do mundo, constituindo um campo de possíveis, a fim de construir e transcender esse mesmo mundo, aponto que o sujeito dançante é aquele que cria o movimento e interage no mundo por meio de sua experiência vivida na dança. Sob essa ótica, o ser-que-dança-no-mundo age por sua expressão e movimento, assim sendo, a dança Contato Improvisação foi apresentada na pesquisa como dança situada, como interação do ser com o outro e com o mundo, em que se cria uma intersubjetividade e uma intercorporeidade, movimentadas pelas subjetivações e significações expressas no ato de dançar. A pesquisa empírica foi constituída por meio da participação de quatro sujeitos dançantes, os quais relataram sua experiência vivida na dança. Mediante o uso do método biográfico ou progressivo-regressivo de Sartre, os relatos foram analisados e interpretados à luz do conceito de situação sartreano, que abrange as demais noções implicadas em sua filosofia. Como resultados, a pesquisa assume que, ao dançar, o ser-no-mundo apresenta e significa sua existência, sendo assim, o projeto de ser-que-dança-nomundo é uma composição mediada entre a facticidade e a contingência da situação e a singularidade do Para-si em seu movimento de perpétua transcendência. Como considerações finais, a pesquisa expõe as criações em dança realizadas pelos sujeitos dançantes como presentificação, transcendência e ressignificação de suas experiências vividas. Outra consideração elaborada na pesquisa expressa que, pela vivência do Contato Improvisação, a dança é situada e potencializa um espaço de autoconhecimento e de escuta de si e do outro, o que demostra a relevância dessa prática para a sociedade contemporânea. Palavras-chave: dança de situação, corpo, ser-no-mundo, Contato Improvisação, Jean-Paul Sartre.This research conducted a study about the experience lived in Contact Improvisation by performers and creators, addressing it as a "dance of situation", a constituent and expressive space of subjectivities. The purpose of this research was to understand how the being-in-theworld expresses itself by the Contact Improvisation in the light of Jean-Paul Sartre's existential phenomenology. Therefore, the sartrean philosophy and the poetic of contemporary dance treated by Laurence Louppe and José Gil sustained the main reason used. From the understanding of the French philosopher that the being-in-the-world is the one that protrudes itself beyond the world, constituting a possible field in order to build and transcend that same world, I point out that the dancing guy is the one who creates the movement and interacts in the world through his experience lived in dance. In this view, the being-that-dances-in-theworld acts by his expression and movement, therefore, Contact Improvisation dance was presented in the research as dance situated, an interaction mode of the being with each other and with the world, in which intersubjectivity and intercorporeity are created, moved by the subjective and meanings expressed in the act of dancing. The empirical research was established through the participation of four subject dancing, which reported their lived experience in dance. Through the use of biographical or progressive-regressive method of Sartre, the reports were analyzed and interpreted in the light of the sartrean situation concept, which covers other concepts involved in his philosophy. As results, the research assumes that, while dancing, the being-in-the-world presents and means his existence, therefore, the project of being-that-dance-in-the-world is a composite mediated between the facticity and contingency of the situation and the singularity of the For-itself in its movement of perpetual transcendence. As final considerations, the research exposes the creations in dance performed by dancing subjects as presentification, transcendence and ressignification of their lived experiences. Another consideration in the survey expressed that, by experience of Contact Improvisation, dance is situation, and enhances a space of self-knowledge and self-listening and the other, which demonstrates the importance of this practice for contemporary society. Keywords: dance of situation, body, being-in-the-world, Contact Improvisation, Jean-Paul Sartre.Dissertacao enviada com autorizacao e certificacao via CI 7918/18Boris, Georges Daniel Janja BlocBoris, Georges Daniel Janja BlocCastro, Fernando José Gastal deDomine, Mônica Braga MarçalFerreira, Karla Patricia MartinsUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBotelho, Isabel Maria de Araujo2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118062https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/21024porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-30T15:32:38Zoai::118062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-30T15:32:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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