As parcerias interorganizacionais no mercado de eventos como estratégia competitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cristiana Barbosa Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/126706
Resumo: Buscando acompanhar as mudanças e se manterem competitivas no mercado, micro, pequenas e médias empresas optam por diversas formas de relacionamentos intra e interorganizacionais. Assim, definiu-se como objetivo geral analisar os relacionamentos interorganizacionais entre empresas parceiras no mercado de eventos em Fortaleza-CE. Nesse sentido buscou-se embasamento nos estudos referentes às redes de cooperação empresarial. Foi adotada pesquisa descritiva, viabilizada por meio de observação participante e entrevistas com empresários de três grupos de parceiros do mercado de eventos de Fortaleza-CE, Noivas Lisas, Click Noivas e Case Noivas. Os resultados possibilitaram evidenciar que, dentre outras coisas, o processo de formação de parcerias no mercado de eventos ocorre por meio de indicações de parceiros e levantamento nas redes sociais do fornecedor que está entrando no grupo, sendo esse levantamento realizado pelo organizador de cada grupo. Portanto concluiu-se que os relacionamentos interorganizacionais entre empresas parceiras no mercado de eventos de casamento de Fortaleza-CE é permeado de confiança entre os membros do grupo, em especial entre os fornecedores e o organizador do grupo, o Broker, pois a ele cabe a responsabilidade de administrar todas as etapas de execução do evento, bem como ser mediador entre fornecedores e clientes. Palavras-chave: Estratégia competitiva. Redes de cooperação empresarial. Relacionamentos interorganizacionais. Mercado de eventos. Grupos de parcerias.
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