Diagnóstico situacional do acionamento dos serviços de urgência e emergência pré-hospitalares: elaboração de tecnologia educacional para a população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Yanni Sérvulo Rolim
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583411
Resumo: O Atendimento Pré-Hospitalar constitui a primeira abordagem ao agravo do paciente antes deste chegar a uma unidade de saúde secundária ou terciária. Partindo desse pressuposto, uma cidade do Estado do Ceará assumiu a responsabilidade de manter com recursos próprios um serviço de atendimento pré-hospitalar contemplando todo o seu território onde está inserido um complexo industrial e portuário em franco desenvolvimento com potencial risco de elevação dos indicadores de morbi-mortalidade. Isto posto, o objetivo deste estudo é desenvolver uma tecnologia educativa (banner impresso e digital) para direcionar a população quanto ao acionamento dos serviços pré-hospitalares existentes de forma assertiva. Trata-se de estudo metodológico, de abordagem qualitativa, que busca a construção de uma ferramenta educativa onde foi utilizada a técnica do grupo focal com 15 participantes, profissionais do serviço de atendimento pré-hospitalar da cidade em questão. O estudo consta de cinco etapas: Etapa 1: Revisão Integrativa sobre o tema; Etapa 2: Diagnóstico situacional com a seleção dos participantes do grupo focal, sendo feito o convite aos participantes com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Etapa 3: Realização do grupo focal com a discussão sobre o tema entre os participantes; Etapa 4: Feita a transcrição das falas e categorização para construção de uma tecnologia educativa que tenha utilidade para população respeitando a realidade do cenário; Etapa 5: A tecnologia educativa foi construída a partir de todas as informações obtidas das etapas anteriores. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa com seres humanos. Nas categorias, alguns recortes mostraram que o dia da semana tem relação com o tipo de atendimento e gravidade, dificuldade de diferenciar urgência e emergência pela população e não consegue responder com precisão às perguntas da equipe, para que o atendimento tenha o "tempo resposta" satisfatório; a falta de informações e o comprometimento da segurança da equipe; dificuldade da população de saber quais os serviços são ofertados pelo SOS, a responsabilidade da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o acesso à informações/tecnologia. Diante do exposto, a tecnologia educativa incluiu essas informações e a literatura pertinente. O trabalho possibilitou a construção de uma tecnologia que valorizou os saberes dos profissionais atuantes no serviço, o que favorecerá o direcionamento da população diante das situações de urgência e emergência. Descritores: atendimento pré-hospitalar, ambulância, primeiro atendimento.
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Trata-se de estudo metodológico, de abordagem qualitativa, que busca a construção de uma ferramenta educativa onde foi utilizada a técnica do grupo focal com 15 participantes, profissionais do serviço de atendimento pré-hospitalar da cidade em questão. O estudo consta de cinco etapas: Etapa 1: Revisão Integrativa sobre o tema; Etapa 2: Diagnóstico situacional com a seleção dos participantes do grupo focal, sendo feito o convite aos participantes com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Etapa 3: Realização do grupo focal com a discussão sobre o tema entre os participantes; Etapa 4: Feita a transcrição das falas e categorização para construção de uma tecnologia educativa que tenha utilidade para população respeitando a realidade do cenário; Etapa 5: A tecnologia educativa foi construída a partir de todas as informações obtidas das etapas anteriores. O Projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa com seres humanos. Nas categorias, alguns recortes mostraram que o dia da semana tem relação com o tipo de atendimento e gravidade, dificuldade de diferenciar urgência e emergência pela população e não consegue responder com precisão às perguntas da equipe, para que o atendimento tenha o "tempo resposta" satisfatório; a falta de informações e o comprometimento da segurança da equipe; dificuldade da população de saber quais os serviços são ofertados pelo SOS, a responsabilidade da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o acesso à informações/tecnologia. Diante do exposto, a tecnologia educativa incluiu essas informações e a literatura pertinente. O trabalho possibilitou a construção de uma tecnologia que valorizou os saberes dos profissionais atuantes no serviço, o que favorecerá o direcionamento da população diante das situações de urgência e emergência. Descritores: atendimento pré-hospitalar, ambulância, primeiro atendimento.Pre-Hospital Care is the first approach to a patient's condition before arriving at a secondary or tertiary health unit. Based on this assumption, a city in the State of Ceará took on the responsibility of maintaining, with its own resources, a pre-hospital care service covering its entire territory, where an industrial and port complex is located in rapid development with a potential risk of increasing morbidity and mortality indicators. The objective of this study is to develop an educational technology (printed and digital banner) to redirect the population to use pre-hospital services in an assertive manner. This is a methodological study, with a qualitative approach, which seeks to build an educational tool where the focus group technique was used with 15 participants, professionals from the pre-hospital care service in the city in question. The study consists of five stages: Stage 1: Integrative Review on the topic; Stage 2: Situational diagnosis with the selection of focus group participants, inviting participants to sign the Free and Informed Consent Form (TCLE); Step 3: Carrying out the focus group with discussion on the topic among participants; Step 4: The speeches were transcribed and categorized to build an educational technology that is useful for the population, respecting the reality of the scenario; Step 5: The educational technology was built based on all the information obtained from the previous steps. The Project was approved by the Human Research Ethics Committee. In the categories, some clippings showed that the day of the week is related to the type of service and severity, difficulty in differentiating urgency and emergency by the population and their inability to respond accurately to the team's questions, for the service to have a satisfactory "response time"; lack of information and compromised team safety; difficulty for the population to know which services are offered by SOS and which are the responsibility of the Mobile Emergency Care Service (SAMU) team and the population's access to information/technology. In view of the above, educational technology included this information and the relevant literature. The work enabled the construction of a technology that valued the knowledge of professionals working in the service, which will favor the guidance of the population in urgent and emergency situations. Keywords: pre-hospital care, ambulance, primary care.A Dissertação foi enviada com autorização e certificação via CI 19177/24 em 31/03/2024.Abreu, Rita Neuma Dantas Cavalcante deFernandes, Henriqueta Ilda Verganista MartinsLima, Eliane Brito CortezPenaforte, Kiarelle LourencoUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em EnfermagemPinheiro, Yanni Sérvulo Rolim2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf64f.https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/583411https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/34787porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-04T20:55:21Zoai::583411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-04-04T20:55:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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