Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: RIBEIRO, Célia Pereira, FERREIRA, Aline de Oliveira, SOUZA, Fábia Maria de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
Resumo: Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes.
id UFPA-1_5eaf4eff993fa6e157e88008e094ede6
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/709
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do ParáGestão do conhecimentoLetramento informacionalBibliotecaEste estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes.RIBEIRO, C. P. Universidade Federal do Pará, Biblioteca CentralARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/3874994896149906FERREIRA FILHO, Hélio RaymundoRIBEIRO, Célia PereiraFERREIRA, Aline de OliveiraSOUZA, Fábia Maria de2020-01-10T18:32:51Z2020-01-10T18:32:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartFERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-do-conhecimento-e-inovacao-volume-7/reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporGestão do conhecimento e inovação: v. 7info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-11T03:00:29Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/709Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2020-01-11T03:00:29Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
spellingShingle Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
title_short Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_fullStr Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_sort Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
author FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
author_facet FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
RIBEIRO, Célia Pereira
FERREIRA, Aline de Oliveira
SOUZA, Fábia Maria de
author_role author
author2 RIBEIRO, Célia Pereira
FERREIRA, Aline de Oliveira
SOUZA, Fábia Maria de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça de
http://lattes.cnpq.br/3874994896149906
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
RIBEIRO, Célia Pereira
FERREIRA, Aline de Oliveira
SOUZA, Fábia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
topic Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
description Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-01-10T18:32:51Z
2020-01-10T18:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:.
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
identifier_str_mv FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:.
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gestão do conhecimento e inovação: v. 7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-do-conhecimento-e-inovacao-volume-7/
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797474776547328