Anais do V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia v 2

Bibliographic Details
Main Author: FACUNDES, Sidney da Silva
Publication Date: 2016
Other Authors: FAIRCHILD, Thomas Massao, NEVES, Ivânia, FREITAS, Marília Fernanda Pereira de, PADOVANI, Bruna Fernanda Soares de Lima
Format: Book
Language: por
Source: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
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spelling Anais do V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia v 2Ensino - aprendizagemCrítica literáriaLíngua estrangeiraLínguas indígenasAnálise gramaticalFonologia1 Practical phonology for teaching american english pronunciation to brazilian learners2 Ensino-aprendizagem de e/le: literatura, léxico e intercul turalidade3 Proyecto de extensión: la autonomia del profesor/becario en el proceso de enseñanza/ aprendizaje de ele para alumnos en vulnerabilidad social4 Guamá bilingüe sobre la perspectiva de la literacidad crítica5 ¡Se los tragó la selva (de la traducción)!: crítica literária na tradução de magias y canciones de róger rumrrill para o português6 Análise de erros e a sua relevância para o aprendizado do inglês: por uma visão do erro como parte integrante do processo7 A importância de um projeto de extensão em uma comunidade carente de Belém/Pará8 Atividades em um centro de autoacesso como recurso para fomentar a autonomia9 Representação do negro na coleção enlaces10 Estudos da motivação no ensino e aprendizagem de línguas adicionais sob a perspectiva sóciodinâmica11 O ensino da cultura hispana como ferramenta de aprendizagem da língua espanhola12 O impacto da língua materna no desenvolvimento da habilidade de compreensão oral em uma língua estrangeira13 A importância da afetividade e interação professor/alunos no processo de ensino/aprendizagem de ele desde uma perspectiva social em projetos de extensão14 Tic e aprendizagem do francês língua estrangeira na UFPA15 Self-access centers as a teaching resource to promote autonomy16 O destino do livro didático depois do uso17 Base de apoio à aprendizagem autônoma: impacto na promoção da autonomia18 Desvozeamento vocálico: um levantamento teórico-metodológico sobre o fenômeno19 O enfraquecimento das fricativas na fala manauara retratado na página tal qual dublagens20 Marcas da oralidade na escrita: um estudo sobre a monotongação e o apagamento do [R] no ensino médio21 Entoação das frases declarativas e interrogativas totais: resultado da pesquisa em Maués-AM22 A variedade linguística belenense: um estudo prosódico com base no corpus amper-norte23 mapeamento geossociolinguístico do léxico do português falado em terras indígenas do estado Pará: um estudo nas terras indígenas Asuriní do Xingu, Araweté igarapé Ipixuna e Parakanã24 A variação das formas de tratamento nominais mano (a) , amiga (miga), amor e querido (a) no português falado entre jovens universitários do campus do tocantins/Cametá-Pa25 A investigação sociolinguística como mecanismo de conscientização acerca das variedades da língua: um estudo dos conectores e, aí, então e portanto26 O perfil sociolinguístico dos Wajãpi: o uso das línguas wajãpi e portuguesa nos domínios sociais27 Falar errado ou inadequado? uma análise sobre a variedade linguística padrão e não padrão da língua portuguesa28 Uma análise entoacional de sentenças afirmativas e interrogativas da variedade linguística de Mocajuba29 Tu, você e o(a) senhor(a) na função de sujeito no português falado em Cametá – estado do Pará30 O parâmetro do sujeito nulo parcial em ariramba31 Variação lexical do português falado no Amapá32 Análise inicial das construções estativas e traço de controle em Paresi33 Concordância na língua wayoro (tupi)34 Uma análise preliminar sobre o fenômeno de harmonia nasal em línguas do ramo i da família tupí-guaraní35 Alguns aspectos fonológicos e sua relevância para o ensino da escrita em apurinã (aruák)36 Termos de parentesco em apurinã37 A posse em apurinã: descrição de construções atributivas e predicativas38 Influência do contato cultural na dinâmica do léxico da fauna empregado por índios tembé da região do Gurupí39 Língua krahô: uma contribuição para a produção lexicográfica40 Aspectos fonéticos e fonológicos da língua (JÊ) krahô41 Aspectos morfossintáticos da causatividade em um grupo de línguas pano42 Considerações sobre o processo fonológico de nasalização nas línguas da família pano43 Descrição semântica e morfossintática de nomes contáveis em parkatêjê44 Aspectos do glossário das plantas medicinais em parkatêjê45 Eventos do movimento na língua dâw (AM)46 Palavras e expressões indígenas em toadas de boi bumbá47 Análise fonética das vogais orais do wajãpi48 Aspectos morfossintáticos da língua tapayuna (JÊ)49 Estudos sobre a palavra fonológica na língua polissintética latundê (nambikwára do norte)50 O comportamento dos glides na língua krahô51 Material de apoio pedagógico krahô: uma produção bilíngue e intercultural52 Aspecto linguístico karajá – xambioá: uma contribuição para a educação escolar indígena53 Políticas linguísticas locais para revitalização de línguas indígenas54 Educação escolar indígena: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena no estado do Tocantins55 Subsídios da linguagem corporal para educação escolar indígena krahô56 Ensino de línguas em escolas galibi-marworno e karipuna pela perspectiva de alunos PIBID57 Pesquisa de campo – produção acadêmica e retorno à comunidade58 O currículo intercultural: uma contribuição para a análise conceitual59 Reflexões à luz da sociolinguística sobre ensino de português em contexto indígena Munduruku: a realidade dos índios da região do alto Tapajós60 A concepção de identidade do professor indígena Apinayé na perspectiva escolar61 Língua e espaço geográfico: uma análise sobre a correlação entre língua e território Krahô62 A importância do diálogo como princípio honestum estóico para a formação da aldeia Manoel Alves pequeno do povo krahô63 O estado da arte da fraseologia64 Estudos fraseológicos e sua perspectiva históricaOs trabalhos apresentados nesse volume tratam de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras ou de línguas indígenas, descrição e análise gramatical ou fonético-fonológica do português, suas variantes, de LIBRAS e das línguas indígenas.Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA2017-11-24T16:41:34Z2017-11-24T16:41:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookCONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (5.: 2016: Belém, PA). Anais do V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários : estudos linguísticos. Belém : Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2016. 751 p. v 2.9788567747095http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/111porFACUNDES, Sidney da SilvaFAIRCHILD, Thomas MassaoNEVES, IvâniaFREITAS, Marília Fernanda Pereira dePADOVANI, Bruna Fernanda Soares de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPA2017-11-25T03:01:05Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/111Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2017-11-25T03:01:05Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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