A CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM BENEDICTO MONTEIRO E MILTON HATOUM
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Publication Date: | 2016 |
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Source: | Moara (Online) |
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Summary: | Segundo Walter Benjamin, a historiografia e a reminiscência seriam a origem comum da rememoração e da memória presentes em relatos repassados de geração em geração. Nos romances há um fio que amarra todos os caminhos da imensa teia que configura a mais enfótica atitude do ato de narrar.’ a memória. Neles, a memória é algo a que está submetida a própria história. Apresenta, em linhas gerais, alguns traços da memória, constituinte maior do imaginário amazô- nico nos romances A Terceira Margem (1983), de Benedicto Monteiro, e Relato de um Certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, distendida a partir de tensões-chave. o diálogo entre imigrantes estrangeiros e nativos muitas vezes estrangeiros na própria terra (Relato de um Certo Oriente) e a fusão do elemento nativo com as diversas etnias que compõem o cenário antropológico da região Norte do País (A Terceira Margem), bem como a relação entre esses traços e a memória enquanto marca indelével da contemporaneidade na literatura nacional. |
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A CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA EM BENEDICTO MONTEIRO E MILTON HATOUMSegundo Walter Benjamin, a historiografia e a reminiscência seriam a origem comum da rememoração e da memória presentes em relatos repassados de geração em geração. Nos romances há um fio que amarra todos os caminhos da imensa teia que configura a mais enfótica atitude do ato de narrar.’ a memória. Neles, a memória é algo a que está submetida a própria história. Apresenta, em linhas gerais, alguns traços da memória, constituinte maior do imaginário amazô- nico nos romances A Terceira Margem (1983), de Benedicto Monteiro, e Relato de um Certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, distendida a partir de tensões-chave. o diálogo entre imigrantes estrangeiros e nativos muitas vezes estrangeiros na própria terra (Relato de um Certo Oriente) e a fusão do elemento nativo com as diversas etnias que compõem o cenário antropológico da região Norte do País (A Terceira Margem), bem como a relação entre esses traços e a memória enquanto marca indelével da contemporaneidade na literatura nacional.Universidade Federal do Paráalbuquerque, Tânia Maria Pantoja Pereira2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/310610.18542/moara.v2i12.3106MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 12 (1999): Estudos Literários jul a dez 1999; 91-1010104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3106/3550Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-31T05:05:28Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3106Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-31T05:05:28Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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