EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3353 |
Resumo: | A mensagem publicitária lança mão de diversas estratégias a fim de despertar no sujeito destinatário a sensação da Falta (Charaudeau, 1983) e, assim, levá-lo a adquirir o produto anunciado. O objetivo deste trabalho é observar como a ficcionalidade (MENDES, 2005) funciona como uma estratégia para a promoção do produto anunciado. Apesar do estatuto do discurso publicitário ser factual, há uma imbricação dos efeitos de real e dos efeitos de ficção (CHARAUDEAU, 1983). Para tal, analisaremos uma publicidade da Orient, veiculada na revista feminina Marie Clarie, em julho de 2003. Como veremos, a ficcionalidade no discurso publicitário, além de corroborar na promoção do produto, ajuda a (re) construir uma identidade dos sujeitos nela e por ela projetados. |
id |
UFPA-4_b829130f7e8b6eab4bdfaaefd24ae95c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3353 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENTA mensagem publicitária lança mão de diversas estratégias a fim de despertar no sujeito destinatário a sensação da Falta (Charaudeau, 1983) e, assim, levá-lo a adquirir o produto anunciado. O objetivo deste trabalho é observar como a ficcionalidade (MENDES, 2005) funciona como uma estratégia para a promoção do produto anunciado. Apesar do estatuto do discurso publicitário ser factual, há uma imbricação dos efeitos de real e dos efeitos de ficção (CHARAUDEAU, 1983). Para tal, analisaremos uma publicidade da Orient, veiculada na revista feminina Marie Clarie, em julho de 2003. Como veremos, a ficcionalidade no discurso publicitário, além de corroborar na promoção do produto, ajuda a (re) construir uma identidade dos sujeitos nela e por ela projetados.Universidade Federal do ParáAparecida TOLEDO, Renata2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/335310.18542/moara.v2i28.3353MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 28 (2007): Estudos Linguísticos jul a dez de 2007; 42-570104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3353/3317Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T19:48:55Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3353Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-09T19:48:55Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
title |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
spellingShingle |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT Aparecida TOLEDO, Renata |
title_short |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
title_full |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
title_fullStr |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
title_full_unstemmed |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
title_sort |
EFEITOS DE REAL E EFEITOS DE FICÇÃO NA PUBLICIDADE DA ORIENT |
author |
Aparecida TOLEDO, Renata |
author_facet |
Aparecida TOLEDO, Renata |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aparecida TOLEDO, Renata |
description |
A mensagem publicitária lança mão de diversas estratégias a fim de despertar no sujeito destinatário a sensação da Falta (Charaudeau, 1983) e, assim, levá-lo a adquirir o produto anunciado. O objetivo deste trabalho é observar como a ficcionalidade (MENDES, 2005) funciona como uma estratégia para a promoção do produto anunciado. Apesar do estatuto do discurso publicitário ser factual, há uma imbricação dos efeitos de real e dos efeitos de ficção (CHARAUDEAU, 1983). Para tal, analisaremos uma publicidade da Orient, veiculada na revista feminina Marie Clarie, em julho de 2003. Como veremos, a ficcionalidade no discurso publicitário, além de corroborar na promoção do produto, ajuda a (re) construir uma identidade dos sujeitos nela e por ela projetados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3353 10.18542/moara.v2i28.3353 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3353 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i28.3353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3353/3317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 28 (2007): Estudos Linguísticos jul a dez de 2007; 42-57 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675321708347392 |