Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amin, Valderez Aparecida Aluiz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Panossian, Maria Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559
Resumo: O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes.
id UFPA-6_4209702aef1148b3ac9709ca378c9ae1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/559
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º anoFormação de ProfessoresAtividade Orientadora de EnsinoFormação ContinuadaEnsino da EstatísticaO presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55910.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240062675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559/547Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmin, Valderez Aparecida AluizPanossian, Maria Lucia2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/559Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
title Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
spellingShingle Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
Amin, Valderez Aparecida Aluiz
Formação de Professores
Atividade Orientadora de Ensino
Formação Continuada
Ensino da Estatística
title_short Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
title_full Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
title_fullStr Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
title_full_unstemmed Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
title_sort Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
author Amin, Valderez Aparecida Aluiz
author_facet Amin, Valderez Aparecida Aluiz
Panossian, Maria Lucia
author_role author
author2 Panossian, Maria Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amin, Valderez Aparecida Aluiz
Panossian, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Atividade Orientadora de Ensino
Formação Continuada
Ensino da Estatística
topic Formação de Professores
Atividade Orientadora de Ensino
Formação Continuada
Ensino da Estatística
description O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559/547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024006
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002246193152