Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559 |
Resumo: | O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes. |
id |
UFPA-6_4209702aef1148b3ac9709ca378c9ae1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/559 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º anoFormação de ProfessoresAtividade Orientadora de EnsinoFormação ContinuadaEnsino da EstatísticaO presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55910.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240062675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559/547Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmin, Valderez Aparecida AluizPanossian, Maria Lucia2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/559Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
title |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
spellingShingle |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano Amin, Valderez Aparecida Aluiz Formação de Professores Atividade Orientadora de Ensino Formação Continuada Ensino da Estatística |
title_short |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
title_full |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
title_fullStr |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
title_full_unstemmed |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
title_sort |
Organização do ensino de estatística: o olhar dos professores do 5º e 6º ano |
author |
Amin, Valderez Aparecida Aluiz |
author_facet |
Amin, Valderez Aparecida Aluiz Panossian, Maria Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Panossian, Maria Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amin, Valderez Aparecida Aluiz Panossian, Maria Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Atividade Orientadora de Ensino Formação Continuada Ensino da Estatística |
topic |
Formação de Professores Atividade Orientadora de Ensino Formação Continuada Ensino da Estatística |
description |
O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem por objetivo compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, organizado a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). As ações na OPM são pautadas nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, como um modo de organização do ensino. A análise dos dados constituídos durante o curso e organizados por episódios e cenas revelou que os professores do 5º ano e 6º ano do ensino fundamental, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes, no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos, já os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024006.id559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/559/547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024006 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002246193152 |