Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica

Bibliographic Details
Main Author: Souza Mafra, José Ricardo e
Publication Date: 2017
Other Authors: Pedroso Araújo, Carlos Alberto, Ponte Santos, Juliana da, Meireles , Juliane Conceição de
Format: Article
Language: por
Source: Rematec (Online)
Download full: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237
Summary: Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisas realizadas - envolvendo recursos computacionais - mais especificamente, no campo da robótica educacional. O desenvolvimento inicial do estudo, teve como objetivo central  a elaboração, planejamento e execução de métodos de ensino envolvendo conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional, por meio de adaptações de aprendizagens. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos e uma professora da rede pública de ensino, do 9º ano, ensino fundamental maior. A organização teórica e  metodológica  desta  pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da  Atividade  e da pesquisa exploratória, com forte ênfase em processos investigatórios. A etapa realizada na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades - desenvolvidas com o suporte da robótica educacional  e  focadas  em  aprendizagens  de  conceitos  matemáticos  no  ensino  fundamental  - produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa apontam a elaboração inicial de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a efetivação de ações relativas a procedimentos educacionais realizadas com robôs. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos o despertar do trabalho colaborativo e o estimulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa,  caracterizando  assim,  um  ambiente  propicio  para  o  desenvolvimento  de  uma  ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização e investigação de situações didáticas.
id UFPA-6_4a581af273f4200e1a508892c27a2b55
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/237
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação BásicaRobótica EducacionalEnsino de MatemáticaInformática EducacionalTecnologias EducacionaisEste artigo apresenta resultados iniciais de pesquisas realizadas - envolvendo recursos computacionais - mais especificamente, no campo da robótica educacional. O desenvolvimento inicial do estudo, teve como objetivo central  a elaboração, planejamento e execução de métodos de ensino envolvendo conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional, por meio de adaptações de aprendizagens. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos e uma professora da rede pública de ensino, do 9º ano, ensino fundamental maior. A organização teórica e  metodológica  desta  pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da  Atividade  e da pesquisa exploratória, com forte ênfase em processos investigatórios. A etapa realizada na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades - desenvolvidas com o suporte da robótica educacional  e  focadas  em  aprendizagens  de  conceitos  matemáticos  no  ensino  fundamental  - produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa apontam a elaboração inicial de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a efetivação de ações relativas a procedimentos educacionais realizadas com robôs. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos o despertar do trabalho colaborativo e o estimulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa,  caracterizando  assim,  um  ambiente  propicio  para  o  desenvolvimento  de  uma  ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização e investigação de situações didáticas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237/238Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Mafra, José Ricardo e Pedroso Araújo, Carlos AlbertoPonte Santos, Juliana daMeireles , Juliane Conceição de2022-10-15T13:30:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/237Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
title Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
spellingShingle Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
Souza Mafra, José Ricardo e
Robótica Educacional
Ensino de Matemática
Informática Educacional
Tecnologias Educacionais
title_short Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
title_full Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
title_fullStr Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
title_full_unstemmed Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
title_sort Ensino de Matemática e a Robótica Educacional: uma proposta de investigação tecnológica na Educação Básica
author Souza Mafra, José Ricardo e
author_facet Souza Mafra, José Ricardo e
Pedroso Araújo, Carlos Alberto
Ponte Santos, Juliana da
Meireles , Juliane Conceição de
author_role author
author2 Pedroso Araújo, Carlos Alberto
Ponte Santos, Juliana da
Meireles , Juliane Conceição de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Mafra, José Ricardo e
Pedroso Araújo, Carlos Alberto
Ponte Santos, Juliana da
Meireles , Juliane Conceição de
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Educacional
Ensino de Matemática
Informática Educacional
Tecnologias Educacionais
topic Robótica Educacional
Ensino de Matemática
Informática Educacional
Tecnologias Educacionais
description Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisas realizadas - envolvendo recursos computacionais - mais especificamente, no campo da robótica educacional. O desenvolvimento inicial do estudo, teve como objetivo central  a elaboração, planejamento e execução de métodos de ensino envolvendo conceitos matemáticos e suas relações com a robótica educacional, por meio de adaptações de aprendizagens. Os encaminhamentos da investigação, realizada entre os anos de 2014 e 2015, em uma Escola da Educação Básica, no Município de Santarém/PA, contou com a participação de 17 alunos e uma professora da rede pública de ensino, do 9º ano, ensino fundamental maior. A organização teórica e  metodológica  desta  pesquisa foi pautada em princípios advindos da Teoria da  Atividade  e da pesquisa exploratória, com forte ênfase em processos investigatórios. A etapa realizada na escola foi antecedida pela organização de um conjunto de atividades - desenvolvidas com o suporte da robótica educacional  e  focadas  em  aprendizagens  de  conceitos  matemáticos  no  ensino  fundamental  - produzidas no Laboratório de Robótica Educacional Aplicado à Educação Matemática – LRE/EDUMAT, vinculado a UFOPA. Os resultados da pesquisa apontam a elaboração inicial de cenários de atividades e procedimentos instrumentais, visando a efetivação de ações relativas a procedimentos educacionais realizadas com robôs. Somados a esse aspecto, o exercício cognitivo de habilidades e competências relacionais e articuladas com aspectos curriculares, promoveu aos envolvidos o despertar do trabalho colaborativo e o estimulo, por parte dos integrantes, em relação à pesquisa,  caracterizando  assim,  um  ambiente  propicio  para  o  desenvolvimento  de  uma  ação pedagógica, tendo como foco possível a problematização e investigação de situações didáticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/237/238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003547475968