O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa dos Santos, Maria José
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126
Resumo: O letramento é indissociável do contexto social e cultural, e deve compreender a realidade dos educandos. A Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2018) apresenta o letramento como condição para a alfabetização. Objetivamos com esse estudo favorecer a elaboração de conjecturas, formulação e resolução de problemas matemáticos, a partir do letramento matemático. Para tanto, realizamos e apresentamos reflexões sobre as unidades temáticas da BNCC de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo redes de reflexões sobre conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas didáticas, aliadas a metodologia Sequência Fedathi(SF). Os resultados apontam a necessidade de atividades na perspectiva do letramento que favoreçam a formação continuada dos professores dos anos iniciais.
id UFPA-6_670d416193eb54b4ec333c3eb11a2ffb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/126
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamentalLetramento matemáticoBNCCSequência FedathiContexto socioculturalO letramento é indissociável do contexto social e cultural, e deve compreender a realidade dos educandos. A Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2018) apresenta o letramento como condição para a alfabetização. Objetivamos com esse estudo favorecer a elaboração de conjecturas, formulação e resolução de problemas matemáticos, a partir do letramento matemático. Para tanto, realizamos e apresentamos reflexões sobre as unidades temáticas da BNCC de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo redes de reflexões sobre conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas didáticas, aliadas a metodologia Sequência Fedathi(SF). Os resultados apontam a necessidade de atividades na perspectiva do letramento que favoreçam a formação continuada dos professores dos anos iniciais.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12610.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 96-1162675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126/125Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta dos Santos, Maria José2022-11-17T22:41:40Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/126Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:40Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
title O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
Costa dos Santos, Maria José
Letramento matemático
BNCC
Sequência Fedathi
Contexto sociocultural
title_short O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
author Costa dos Santos, Maria José
author_facet Costa dos Santos, Maria José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa dos Santos, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento matemático
BNCC
Sequência Fedathi
Contexto sociocultural
topic Letramento matemático
BNCC
Sequência Fedathi
Contexto sociocultural
description O letramento é indissociável do contexto social e cultural, e deve compreender a realidade dos educandos. A Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2018) apresenta o letramento como condição para a alfabetização. Objetivamos com esse estudo favorecer a elaboração de conjecturas, formulação e resolução de problemas matemáticos, a partir do letramento matemático. Para tanto, realizamos e apresentamos reflexões sobre as unidades temáticas da BNCC de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo redes de reflexões sobre conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas didáticas, aliadas a metodologia Sequência Fedathi(SF). Os resultados apontam a necessidade de atividades na perspectiva do letramento que favoreçam a formação continuada dos professores dos anos iniciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p96-116.id238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/126/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 96-116
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003119656960