A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Luciano Teles
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo realizado com os professores de Matemática dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e com a responsável pela área da Matemática na Secretaria Municipal de Educação que estão atuando na implantação da Base Nacional Comum Curricular, nas escolas municipais de Xinguara, Pará.  A pesquisa é um recorte da tese de doutorado no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Luterana do Brasil, com o objetivo de identificar como vem sendo implantada, a BNCC nas escolas públicas do município. Foi aplicado um questionário, aos 17 professores de Matemática do 6º aos 9º anos, e uma entrevista com a responsável na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa apresentam dificuldades na implantação dos objetos de aprendizagem prescritos na BNCC e de construir um currículo para o desenvolvimento de competências de acordo com o indicado na BNCC.
id UFPA-6_b33f861ea531ce68146c5914f039bcef
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/462
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, ParáBase Nacional Comum CurricularEnsino e Aprendizagem de MatemáticaEnsino FundamentalO presente trabalho apresenta um estudo realizado com os professores de Matemática dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e com a responsável pela área da Matemática na Secretaria Municipal de Educação que estão atuando na implantação da Base Nacional Comum Curricular, nas escolas municipais de Xinguara, Pará.  A pesquisa é um recorte da tese de doutorado no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Luterana do Brasil, com o objetivo de identificar como vem sendo implantada, a BNCC nas escolas públicas do município. Foi aplicado um questionário, aos 17 professores de Matemática do 6º aos 9º anos, e uma entrevista com a responsável na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa apresentam dificuldades na implantação dos objetos de aprendizagem prescritos na BNCC e de construir um currículo para o desenvolvimento de competências de acordo com o indicado na BNCC.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46210.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462/454Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Luciano TelesGroenwald, Claudia Lisete Oliveira2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/462Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
title A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
spellingShingle A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
Bueno, Luciano Teles
Base Nacional Comum Curricular
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Ensino Fundamental
title_short A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
title_full A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
title_fullStr A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
title_full_unstemmed A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
title_sort A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará
author Bueno, Luciano Teles
author_facet Bueno, Luciano Teles
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author_role author
author2 Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Luciano Teles
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Ensino Fundamental
topic Base Nacional Comum Curricular
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Ensino Fundamental
description O presente trabalho apresenta um estudo realizado com os professores de Matemática dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e com a responsável pela área da Matemática na Secretaria Municipal de Educação que estão atuando na implantação da Base Nacional Comum Curricular, nas escolas municipais de Xinguara, Pará.  A pesquisa é um recorte da tese de doutorado no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Luterana do Brasil, com o objetivo de identificar como vem sendo implantada, a BNCC nas escolas públicas do município. Foi aplicado um questionário, aos 17 professores de Matemática do 6º aos 9º anos, e uma entrevista com a responsável na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa apresentam dificuldades na implantação dos objetos de aprendizagem prescritos na BNCC e de construir um currículo para o desenvolvimento de competências de acordo com o indicado na BNCC.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462/454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023004
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002154967040