PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Guerra, Renato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pantoja da Silva, Denivaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366
Resumo: Neste trabalho tratamos de uma pesquisa inicial que busca compreender a convivência de diferentes práticas da regra de três na escola básica brasileira, ora em  relação  com  a  proporcionalidade,  ora  como  prática  inquestionável.  Para enfrentar essa problemática, iniciamos nossa investigação sob a luz da história e da epistemologia das práticas sociais da regra de três instituídas na sociedade em análises sustentadas pelas noções de Transposição Didática Institucional e de Etnocomunidades. Resultados preliminares apontam que as práticas transpostas em consonâncias com as condições normativas das atividades em que se insere e como tal, a proporcionalidade é inerente, assumida, ou até verificada, em acordo com atividades de grupos sociais.  
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