PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366 |
Resumo: | Neste trabalho tratamos de uma pesquisa inicial que busca compreender a convivência de diferentes práticas da regra de três na escola básica brasileira, ora em relação com a proporcionalidade, ora como prática inquestionável. Para enfrentar essa problemática, iniciamos nossa investigação sob a luz da história e da epistemologia das práticas sociais da regra de três instituídas na sociedade em análises sustentadas pelas noções de Transposição Didática Institucional e de Etnocomunidades. Resultados preliminares apontam que as práticas transpostas em consonâncias com as condições normativas das atividades em que se insere e como tal, a proporcionalidade é inerente, assumida, ou até verificada, em acordo com atividades de grupos sociais. |
id |
UFPA-6_dcec22c4bdc093166cb7bf8a94ab202a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/366 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADEPráticas SociaisRegra de TrêsProporcionalidadeEtnocomunidadesNeste trabalho tratamos de uma pesquisa inicial que busca compreender a convivência de diferentes práticas da regra de três na escola básica brasileira, ora em relação com a proporcionalidade, ora como prática inquestionável. Para enfrentar essa problemática, iniciamos nossa investigação sob a luz da história e da epistemologia das práticas sociais da regra de três instituídas na sociedade em análises sustentadas pelas noções de Transposição Didática Institucional e de Etnocomunidades. Resultados preliminares apontam que as práticas transpostas em consonâncias com as condições normativas das atividades em que se insere e como tal, a proporcionalidade é inerente, assumida, ou até verificada, em acordo com atividades de grupos sociais. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366REMATEC; v. 7 n. 11 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366/366Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Guerra, RenatoPantoja da Silva, Denivaldo2022-10-15T13:57:07Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/366Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
title |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
spellingShingle |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE Borges Guerra, Renato Práticas Sociais Regra de Três Proporcionalidade Etnocomunidades |
title_short |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
title_full |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
title_fullStr |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
title_sort |
PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE |
author |
Borges Guerra, Renato |
author_facet |
Borges Guerra, Renato Pantoja da Silva, Denivaldo |
author_role |
author |
author2 |
Pantoja da Silva, Denivaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Guerra, Renato Pantoja da Silva, Denivaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Sociais Regra de Três Proporcionalidade Etnocomunidades |
topic |
Práticas Sociais Regra de Três Proporcionalidade Etnocomunidades |
description |
Neste trabalho tratamos de uma pesquisa inicial que busca compreender a convivência de diferentes práticas da regra de três na escola básica brasileira, ora em relação com a proporcionalidade, ora como prática inquestionável. Para enfrentar essa problemática, iniciamos nossa investigação sob a luz da história e da epistemologia das práticas sociais da regra de três instituídas na sociedade em análises sustentadas pelas noções de Transposição Didática Institucional e de Etnocomunidades. Resultados preliminares apontam que as práticas transpostas em consonâncias com as condições normativas das atividades em que se insere e como tal, a proporcionalidade é inerente, assumida, ou até verificada, em acordo com atividades de grupos sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366/366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 7 n. 11 (2012) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004202835968 |