As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnol, Luzitânia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539
Resumo: No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.
id UFPA-6_e18eeb87cb0f3fc00a868e00db6a84b8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemáticaFormação de professoresEtnomatemáticaProfessores que ensinam matemáticaNo século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230322675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessDall'Agnol, LuzitâniaSantos, Maria José Costa dos2023-12-10T19:22:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/539Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-10T19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
title As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
spellingShingle As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
Dall'Agnol, Luzitânia
Formação de professores
Etnomatemática
Professores que ensinam matemática
title_short As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
title_full As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
title_fullStr As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
title_sort As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática
author Dall'Agnol, Luzitânia
author_facet Dall'Agnol, Luzitânia
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Agnol, Luzitânia
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Etnomatemática
Professores que ensinam matemática
topic Formação de professores
Etnomatemática
Professores que ensinam matemática
description No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539/508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023032
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002223124480