Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Arlete de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dalcin, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6
Resumo: Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.
id UFPA-6_f12c8aecbf7dcd3ea9f0286e49b371ec
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/6
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidadesFotografiaMatemáticaArteEnsino de MatemáticaAnálise de imagemNesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/610.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 60-732675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6/6Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Arlete de JesusDalcin, Andreia2022-11-17T19:50:54Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/6Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:50:54Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
title Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
spellingShingle Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
Brito, Arlete de Jesus
Fotografia
Matemática
Arte
Ensino de Matemática
Análise de imagem
title_short Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
title_full Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
title_fullStr Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
title_full_unstemmed Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
title_sort Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
author Brito, Arlete de Jesus
author_facet Brito, Arlete de Jesus
Dalcin, Andreia
author_role author
author2 Dalcin, Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Arlete de Jesus
Dalcin, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Matemática
Arte
Ensino de Matemática
Análise de imagem
topic Fotografia
Matemática
Arte
Ensino de Matemática
Análise de imagem
description Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 60-73
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002674012160