Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6 |
Resumo: | Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte. |
id |
UFPA-6_f12c8aecbf7dcd3ea9f0286e49b371ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/6 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidadesFotografiaMatemáticaArteEnsino de MatemáticaAnálise de imagemNesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/610.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 60-732675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6/6Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Arlete de JesusDalcin, Andreia2022-11-17T19:50:54Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/6Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:50:54Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
title |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
spellingShingle |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades Brito, Arlete de Jesus Fotografia Matemática Arte Ensino de Matemática Análise de imagem |
title_short |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
title_full |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
title_fullStr |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
title_full_unstemmed |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
title_sort |
Fotografia no ensino de matemática: algumas possibilidades |
author |
Brito, Arlete de Jesus |
author_facet |
Brito, Arlete de Jesus Dalcin, Andreia |
author_role |
author |
author2 |
Dalcin, Andreia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Arlete de Jesus Dalcin, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Matemática Arte Ensino de Matemática Análise de imagem |
topic |
Fotografia Matemática Arte Ensino de Matemática Análise de imagem |
description |
Nesse artigo discutimos algumas das conexões possíveis entre Fotografia e Matemática. Apresentamos cinco atividades que podem ser desenvolvidas em aulas, de modo a explorar a Matemática presente na prática da fotografia. As atividades visam não apenas abordar conceitos matemáticos, mas também propor situações que favoreçam o exercício da leitura de imagens, com os estudantes, de modo a ampliar seus conhecimentos sobre os processos fotográficos. Chamamos atenção para a necessidade do aprendizado da prática da leitura/análise de imagens como estratégia para o combate a prática das Fake News que fazem uso de montagens com fotografias. Nesse sentido conhecer elementos do processo de produção das fotografias e a matemática presente nestes processos pode subsidiar leituras críticas sobre a realidade social e promover exercícios de criação de sequências didáticas que articulem Matemática e Arte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p60-73.id504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/6/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 n. 40 (2022); 60-73 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002674012160 |