Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade |
id |
UFPA-6_f1b60729e38f2ee0ed7da9204b0564ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/469 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literaturaInovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de LiteraturaO objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidadeGrupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469/461Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessScipião, Lara Ronise de Negreiros PintoMenezes, Daniel BrandãoSantos, Maria José Costa dos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/469Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
title |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura |
title_short |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto |
author_facet |
Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Menezes, Daniel Brandão Santos, Maria José Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Daniel Brandão Santos, Maria José Costa dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto Menezes, Daniel Brandão Santos, Maria José Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura |
topic |
Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura |
description |
O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469/461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023011 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002163355648 |