Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Menezes, Daniel Brandão, Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade
id UFPA-6_f1b60729e38f2ee0ed7da9204b0564ee
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/469
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literaturaInovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de LiteraturaO objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidadeGrupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46910.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469/461Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessScipião, Lara Ronise de Negreiros PintoMenezes, Daniel BrandãoSantos, Maria José Costa dos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/469Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
title Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura
title_short Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
title_full Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
title_sort Inovação pedagógica sob a perspectiva dos estilos de aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura
author Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto
author_facet Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Menezes, Daniel Brandão
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Menezes, Daniel Brandão
Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scipião, Lara Ronise de Negreiros Pinto
Menezes, Daniel Brandão
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura
topic Inovação Pedagógica; Criatividade; Perfis de Aprendizagem; Mudança de postura; Revisão Sistemática de Literatura
description O objetivo da pesquisa é analisar o uso dos perfis de aprendizagem, a partir de ações e estratégias, como ferramenta auxiliar para os processos de ensino e aprendizagem como instrumento de inovação pedagógica. A estratégia exploratória de pesquisa lançou mão e uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre o período de 2018 a 2022, utilizando os bancos de dados Google Acadêmico e Periódicos da Capes. Buscou-se analisar os artigos e publicações que tratavam da inovação pedagógica, criatividade e os perfis de aprendizagem, com vista a obtenção de pesquisas relacionadas indicativas a mudança de postura docente. Foram encontrados nove trabalhos que atenderam as categorias estabelecidas. O estudo demonstrou que o professor inovador que utiliza os estilos de aprendizagem, auxilia na compreensão dos conteúdos e nas atividades pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem de qualidade
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023011.id469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/469/461
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023011
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002163355648