Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria José de Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1733
Resumo: This article is part of the observation / discussion held during the first module of study course Master in Education in Science and Mathematics. It is intended to relate in the bibliography worked in courses taught in this module, in particular, discipline Epistemological Foundations of Science, with teacher's education, the object of my research proposal. The article describes and contextualizes historically education teacher's education, casting a critical eye and at the same time, worried. That worry is fruit of my teaching experiences in high school and at university
id UFPA-7_48069da70f5c57590b882e6b5aefd8a2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1733
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formationReflexões sobre a crise e a reestruturação da formação do professorcrisis; paradigm of education; teacher educationcrise; paradigmática da educação; formação do professorThis article is part of the observation / discussion held during the first module of study course Master in Education in Science and Mathematics. It is intended to relate in the bibliography worked in courses taught in this module, in particular, discipline Epistemological Foundations of Science, with teacher's education, the object of my research proposal. The article describes and contextualizes historically education teacher's education, casting a critical eye and at the same time, worried. That worry is fruit of my teaching experiences in high school and at universityO presente artigo constitui parte da observação/reflexão realizada durante o primeiro módulo de estudos do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Neste, pretende-se relacionar parte da bibliografia trabalhada nas disciplinas ministradas nesse módulo, em especial, a disciplina Bases Epistemológicas da Ciência, com a formação do professor, objeto de minha proposta de pesquisa. O artigo descreve e contextualiza historicamente a educação e a formação do professor, lançando sobre esta um olhar crítico e, ao mesmo tempo, preocupado; preocupação que é fruto de minha experiência docente nos ensinos médio e superior.Universidade Federal do ParáMendes, Maria José de Freitas2007-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/173310.18542/amazrecm.v3i0.1733Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 51-56Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 51-562317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1733/2141/*ref*/ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2001 (Questões de Nossa Época: 1)/*ref*/BRANDÃO, Zaia (org.), A crise dos paradigmas e a educação . São Paulo: Cortez, 2002.(Coleção Questões de Nossa Época;v.35)/*ref*/CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix,1982./*ref*/CARVALHO, A. M. P. de e GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências. SP: Cortez, 1993./*ref*/COMTE, Auguste. Discurso sobre o espírito positivo. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores)/*ref*/D'AMBRÓSIO, U. Tempo da escola e tempo da sociedad. In, Raquel Volpato Serbino...[et al.](org.) Formação de professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. (Seminários e debates)./*ref*/KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962 (Col. Debates)./*ref*/LISITA, V. [et al.] Formação de professores e pesquisa: uma relação possível ?. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica)./*ref*/MACHADO, Maria Margarida. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998./*ref*/MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio./*ref*/MIORIM, Maria ngela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998./*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002./*ref*/SOARES, Magda. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica).Direitos autorais 2007 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:08Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1733Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:08Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
Reflexões sobre a crise e a reestruturação da formação do professor
title Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
spellingShingle Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
Mendes, Maria José de Freitas
crisis; paradigm of education; teacher education
crise; paradigmática da educação; formação do professor
title_short Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
title_full Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
title_fullStr Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
title_full_unstemmed Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
title_sort Reflections about the crisis and the restructuring of teacher's formation
author Mendes, Maria José de Freitas
author_facet Mendes, Maria José de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria José de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv crisis; paradigm of education; teacher education
crise; paradigmática da educação; formação do professor
topic crisis; paradigm of education; teacher education
crise; paradigmática da educação; formação do professor
description This article is part of the observation / discussion held during the first module of study course Master in Education in Science and Mathematics. It is intended to relate in the bibliography worked in courses taught in this module, in particular, discipline Epistemological Foundations of Science, with teacher's education, the object of my research proposal. The article describes and contextualizes historically education teacher's education, casting a critical eye and at the same time, worried. That worry is fruit of my teaching experiences in high school and at university
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1733
10.18542/amazrecm.v3i0.1733
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1733
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v3i0.1733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1733/2141
/*ref*/ALVES, Nilda (org.) Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2001 (Questões de Nossa Época: 1)
/*ref*/BRANDÃO, Zaia (org.), A crise dos paradigmas e a educação . São Paulo: Cortez, 2002.(Coleção Questões de Nossa Época;v.35)
/*ref*/CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix,1982.
/*ref*/CARVALHO, A. M. P. de e GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências. SP: Cortez, 1993.
/*ref*/COMTE, Auguste. Discurso sobre o espírito positivo. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Coleção Os Pensadores)
/*ref*/D'AMBRÓSIO, U. Tempo da escola e tempo da sociedad. In, Raquel Volpato Serbino...[et al.](org.) Formação de professores. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. (Seminários e debates).
/*ref*/KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962 (Col. Debates).
/*ref*/LISITA, V. [et al.] Formação de professores e pesquisa: uma relação possível ?. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica).
/*ref*/MACHADO, Maria Margarida. A prática e a formação de professores na EJA: uma análise de dissertações e teses produzidas no período de 1986 a 1998.
/*ref*/MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.
/*ref*/MIORIM, Maria ngela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
/*ref*/MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.
/*ref*/SOARES, Magda. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. In: Marli André (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas, SP: Papirus, 2001- (Série Prática Pedagógica).
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2007 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 3 (2007); 51-56
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 3 (2007); 51-56
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068756157988864