Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledoux, Paula
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gonçalves, Tadeu Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703
Resumo: This article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formation
id UFPA-7_7925057a0e85326e5d427c823a29b972
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1703
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselvesFormação de professores: A que dimensões se conceituamteachers' formation; changes; knowledge; dimensionformação de professores; mudanças; saberes; dimensãoThis article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formationO presente artigo discute a formação de professores em suas dimensões e originou-se a partir dos estudos realizados para a elaboração da dissertação do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, que investiga os saberes constituídos no processo de formação inicial de professores em serviço. A investigação foi realizada com professores-alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA. A análise desses resultados teve como premissa a identificação desses saberes, a partir dos relatos feitos pelos professores-alunos sujeitos desta pesquisa. As dimensões da formação é um dos aspectos abordados nesta discussão por tratar-se de tema relevante na formação de professores. O conteúdo que deu origem a este texto está inserido no segundo capitulo, onde fazemos uma conversa com os teóricos que fundamentaram as discussões ao longo da construção da dissertação, baseados em estudos realizados por: Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), entre outros que discutem sobre mudanças, saberes e as dimensões da formação inicial e continuada.Universidade Federal do ParáLedoux, PaulaGonçalves, Tadeu Oliver2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/170310.18542/amazrecm.v6i0.1703Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 47-55Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 47-552317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703/2109/*ref*/BOLZAN, Dóris Pires Veiga. Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre, Mediação, 2002./*ref*/CONNEY, T. (1985), A beginning teacher’s view of problem solving. Journal for Research in Mathematics Educacion, v. 16./*ref*/CUNHA, M.V.A. Educação dos Educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas, Mercado das Letras, 1995./*ref*/DELORS, Jaques. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX. Cortez, 1996./*ref*/FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis, Vozes, 1996./*ref*/FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991./*ref*/FUSARI José Cerchi. Formação Continuada de Educadores na Escola e em outras situações. In Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999./*ref*/GAUTHIER, Clermort. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS, Unijuí,1998./*ref*/GONÇALVES, T. V. e GONÇALVES, T.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Cartografia do trabalho docente (Org.) Corinta M. G. Geraldi; Dario Fiorentini e Elisabeth Pereira – Mercado das Letras: Campinas, SP,1998./*ref*/GONÇALVES, T. O. A Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática. Campinas, SP. 2000./*ref*/PERES, G. (1995). O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo, in: NÓVOA, Antonio (org.) . Lisboa: Dom Quixote./*ref*/PERES, G. (1995). Competência e compromisso político na formação do professor de matemática. Temas e Debates (Blumenau), SBEM, n7, 1995./*ref*/PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A Formação do Professor: Reflexões, Desafios, Perspectivas. In. Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999./*ref*/PONTE, J. da P. Concepções dos professores de matemática e processo de formação. Browr, M. et AL. In Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa. Instituto de Inovação Educacional, 1992./*ref*/TARDIF, M., LESSARD, C., LAHAYE,L. Os Professores Face ao Saber: Esboço de uma Problemática do Saber Docente. Teoria e Educação, nº. 4. Porto Alegre: Pannonica,1991./*ref*/TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999./*ref*/THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.)./*ref*/ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Geraldi. G.; Fiorentini D.; Pereira, E.M.A. (Orgs). Campinas, SP. ALB. 1998.Direitos autorais 2010 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1703Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:12Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
Formação de professores: A que dimensões se conceituam
title Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
spellingShingle Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
Ledoux, Paula
teachers' formation; changes; knowledge; dimension
formação de professores; mudanças; saberes; dimensão
title_short Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
title_full Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
title_fullStr Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
title_full_unstemmed Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
title_sort Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
author Ledoux, Paula
author_facet Ledoux, Paula
Gonçalves, Tadeu Oliver
author_role author
author2 Gonçalves, Tadeu Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Ledoux, Paula
Gonçalves, Tadeu Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv teachers' formation; changes; knowledge; dimension
formação de professores; mudanças; saberes; dimensão
topic teachers' formation; changes; knowledge; dimension
formação de professores; mudanças; saberes; dimensão
description This article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formation
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703
10.18542/amazrecm.v6i0.1703
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v6i0.1703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703/2109
/*ref*/BOLZAN, Dóris Pires Veiga. Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre, Mediação, 2002.
/*ref*/CONNEY, T. (1985), A beginning teacher’s view of problem solving. Journal for Research in Mathematics Educacion, v. 16.
/*ref*/CUNHA, M.V.A. Educação dos Educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas, Mercado das Letras, 1995.
/*ref*/DELORS, Jaques. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX. Cortez, 1996.
/*ref*/FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis, Vozes, 1996.
/*ref*/FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
/*ref*/FUSARI José Cerchi. Formação Continuada de Educadores na Escola e em outras situações. In Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999.
/*ref*/GAUTHIER, Clermort. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS, Unijuí,1998.
/*ref*/GONÇALVES, T. V. e GONÇALVES, T.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Cartografia do trabalho docente (Org.) Corinta M. G. Geraldi; Dario Fiorentini e Elisabeth Pereira – Mercado das Letras: Campinas, SP,1998.
/*ref*/GONÇALVES, T. O. A Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática. Campinas, SP. 2000.
/*ref*/PERES, G. (1995). O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo, in: NÓVOA, Antonio (org.) . Lisboa: Dom Quixote.
/*ref*/PERES, G. (1995). Competência e compromisso político na formação do professor de matemática. Temas e Debates (Blumenau), SBEM, n7, 1995.
/*ref*/PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A Formação do Professor: Reflexões, Desafios, Perspectivas. In. Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999.
/*ref*/PONTE, J. da P. Concepções dos professores de matemática e processo de formação. Browr, M. et AL. In Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa. Instituto de Inovação Educacional, 1992.
/*ref*/TARDIF, M., LESSARD, C., LAHAYE,L. Os Professores Face ao Saber: Esboço de uma Problemática do Saber Docente. Teoria e Educação, nº. 4. Porto Alegre: Pannonica,1991.
/*ref*/TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.
/*ref*/THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.).
/*ref*/ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Geraldi. G.; Fiorentini D.; Pereira, E.M.A. (Orgs). Campinas, SP. ALB. 1998.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 47-55
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 47-55
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068754497044480