Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703 |
Resumo: | This article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formation |
id |
UFPA-7_7925057a0e85326e5d427c823a29b972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1703 |
network_acronym_str |
UFPA-7 |
network_name_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselvesFormação de professores: A que dimensões se conceituamteachers' formation; changes; knowledge; dimensionformação de professores; mudanças; saberes; dimensãoThis article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formationO presente artigo discute a formação de professores em suas dimensões e originou-se a partir dos estudos realizados para a elaboração da dissertação do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, que investiga os saberes constituídos no processo de formação inicial de professores em serviço. A investigação foi realizada com professores-alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA. A análise desses resultados teve como premissa a identificação desses saberes, a partir dos relatos feitos pelos professores-alunos sujeitos desta pesquisa. As dimensões da formação é um dos aspectos abordados nesta discussão por tratar-se de tema relevante na formação de professores. O conteúdo que deu origem a este texto está inserido no segundo capitulo, onde fazemos uma conversa com os teóricos que fundamentaram as discussões ao longo da construção da dissertação, baseados em estudos realizados por: Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), entre outros que discutem sobre mudanças, saberes e as dimensões da formação inicial e continuada.Universidade Federal do ParáLedoux, PaulaGonçalves, Tadeu Oliver2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/170310.18542/amazrecm.v6i0.1703Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 47-55Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 47-552317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703/2109/*ref*/BOLZAN, Dóris Pires Veiga. Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre, Mediação, 2002./*ref*/CONNEY, T. (1985), A beginning teacher’s view of problem solving. Journal for Research in Mathematics Educacion, v. 16./*ref*/CUNHA, M.V.A. Educação dos Educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas, Mercado das Letras, 1995./*ref*/DELORS, Jaques. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX. Cortez, 1996./*ref*/FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis, Vozes, 1996./*ref*/FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991./*ref*/FUSARI José Cerchi. Formação Continuada de Educadores na Escola e em outras situações. In Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999./*ref*/GAUTHIER, Clermort. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS, Unijuí,1998./*ref*/GONÇALVES, T. V. e GONÇALVES, T.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Cartografia do trabalho docente (Org.) Corinta M. G. Geraldi; Dario Fiorentini e Elisabeth Pereira – Mercado das Letras: Campinas, SP,1998./*ref*/GONÇALVES, T. O. A Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática. Campinas, SP. 2000./*ref*/PERES, G. (1995). O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo, in: NÓVOA, Antonio (org.) . Lisboa: Dom Quixote./*ref*/PERES, G. (1995). Competência e compromisso político na formação do professor de matemática. Temas e Debates (Blumenau), SBEM, n7, 1995./*ref*/PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A Formação do Professor: Reflexões, Desafios, Perspectivas. In. Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999./*ref*/PONTE, J. da P. Concepções dos professores de matemática e processo de formação. Browr, M. et AL. In Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa. Instituto de Inovação Educacional, 1992./*ref*/TARDIF, M., LESSARD, C., LAHAYE,L. Os Professores Face ao Saber: Esboço de uma Problemática do Saber Docente. Teoria e Educação, nº. 4. Porto Alegre: Pannonica,1991./*ref*/TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999./*ref*/THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.)./*ref*/ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Geraldi. G.; Fiorentini D.; Pereira, E.M.A. (Orgs). Campinas, SP. ALB. 1998.Direitos autorais 2010 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:12Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1703Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:12Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves Formação de professores: A que dimensões se conceituam |
title |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
spellingShingle |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves Ledoux, Paula teachers' formation; changes; knowledge; dimension formação de professores; mudanças; saberes; dimensão |
title_short |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
title_full |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
title_fullStr |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
title_full_unstemmed |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
title_sort |
Teachers' formation: in which dimensions they conceptualize themselves |
author |
Ledoux, Paula |
author_facet |
Ledoux, Paula Gonçalves, Tadeu Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Tadeu Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ledoux, Paula Gonçalves, Tadeu Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teachers' formation; changes; knowledge; dimension formação de professores; mudanças; saberes; dimensão |
topic |
teachers' formation; changes; knowledge; dimension formação de professores; mudanças; saberes; dimensão |
description |
This article discusses the teachers' formation in their dimensions and was origined from the studies for the elaboration of a masters paper and investigate knowledge built in the process of inicial formation. The investigation happened with teachers — students of the mathematics course of UFPA. The analysis of this results had as a premise the identification of these knowledge, from what was related by the teachers — students of the research. The formation's dimensions is one of the aspects involved in this discussion, because it is a relevant theme in teachers' formation. The content that origined this text is insert in the second chapter, in which is insered the studies made by Placco (1999), Bolzan (2002), Freire (1991), Gil - Perez (2001), Fusari (1999), Ponte (1992), Tardif, Lessard e Lahye (1991), Gauthier (1998), above others that discuss about changing, knowledge and the dimensions of continuous teachers' formation |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703 10.18542/amazrecm.v6i0.1703 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703 |
identifier_str_mv |
10.18542/amazrecm.v6i0.1703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703/2109 /*ref*/BOLZAN, Dóris Pires Veiga. Formação de Professores: Compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre, Mediação, 2002. /*ref*/CONNEY, T. (1985), A beginning teacher’s view of problem solving. Journal for Research in Mathematics Educacion, v. 16. /*ref*/CUNHA, M.V.A. Educação dos Educadores: da escola nova à escola de hoje. Campinas, Mercado das Letras, 1995. /*ref*/DELORS, Jaques. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XX. Cortez, 1996. /*ref*/FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Revisitando as psicologias. Petrópolis, Vozes, 1996. /*ref*/FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991. /*ref*/FUSARI José Cerchi. Formação Continuada de Educadores na Escola e em outras situações. In Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999. /*ref*/GAUTHIER, Clermort. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS, Unijuí,1998. /*ref*/GONÇALVES, T. V. e GONÇALVES, T.O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In Cartografia do trabalho docente (Org.) Corinta M. G. Geraldi; Dario Fiorentini e Elisabeth Pereira – Mercado das Letras: Campinas, SP,1998. /*ref*/GONÇALVES, T. O. A Formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de Matemática. Campinas, SP. 2000. /*ref*/PERES, G. (1995). O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo, in: NÓVOA, Antonio (org.) . Lisboa: Dom Quixote. /*ref*/PERES, G. (1995). Competência e compromisso político na formação do professor de matemática. Temas e Debates (Blumenau), SBEM, n7, 1995. /*ref*/PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A Formação do Professor: Reflexões, Desafios, Perspectivas. In. Coordenador Pedagógico e Formação Docente. São Paulo, Loyola, 1999. /*ref*/PONTE, J. da P. Concepções dos professores de matemática e processo de formação. Browr, M. et AL. In Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa. Instituto de Inovação Educacional, 1992. /*ref*/TARDIF, M., LESSARD, C., LAHAYE,L. Os Professores Face ao Saber: Esboço de uma Problemática do Saber Docente. Teoria e Educação, nº. 4. Porto Alegre: Pannonica,1991. /*ref*/TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999. /*ref*/THERRIEN, J. Uma abordagem para o estudo do saber da experiência das práticas educativas. In: Anais da 18ª Anped, 1995 (disq.). /*ref*/ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Geraldi. G.; Fiorentini D.; Pereira, E.M.A. (Orgs). Campinas, SP. ALB. 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2010 CC-BY info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2010 CC-BY |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 6 (2010); 47-55 Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 6 (2010); 47-55 2317-5125 1980-5128 reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
collection |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br |
_version_ |
1797068754497044480 |