Análise de erros na resolução de problemas matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kliemann, Geovana Luiza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dullius, Maria Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197
Resumo: Apresenta-se neste trabalho, uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com o propósito de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A partir do estudo dos sistemas avaliativos que constituem o escopo de investigação do projeto, verificou-se que o foco destes é a resolução de problemas, desenvolveu-se então várias ações com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de resolução dos mesmos. Uma dessas ações objetivou analisar os erros apresentados por estudantes do 5º ano na interpretação, compreensão e resolução de problemas. Descreve-se três encontros desenvolvidos em seis escolas, com questões retiradas da Prova Brasil realizadas em anos anteriores, com o objetivo de diagnosticar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução dos problemas, além de auxilia-los a verificar possibilidades de superar tais lacunas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo em que os pesquisadores estiveram constantemente envolvidos durante o processo.  Após cada encontro, realizou-se uma análise das respostas desenvolvidas, classificando os erros cometidos em diferentes categorias. Verificou-se que a maioria dos estudantes atendidos obteve êxito na resolução dos problemas propostos, e os principais erros apresentados estão relacionados à dificuldade de interpretação.
id UFPA-7_9b7c32301bfc9099a39f1fab0d5a0723
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/4197
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Análise de erros na resolução de problemas matemáticosError analysis in solving mathematical problemsresolução de problemas; matemática; errosproblem solving; mathematics; errorsApresenta-se neste trabalho, uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com o propósito de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A partir do estudo dos sistemas avaliativos que constituem o escopo de investigação do projeto, verificou-se que o foco destes é a resolução de problemas, desenvolveu-se então várias ações com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de resolução dos mesmos. Uma dessas ações objetivou analisar os erros apresentados por estudantes do 5º ano na interpretação, compreensão e resolução de problemas. Descreve-se três encontros desenvolvidos em seis escolas, com questões retiradas da Prova Brasil realizadas em anos anteriores, com o objetivo de diagnosticar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução dos problemas, além de auxilia-los a verificar possibilidades de superar tais lacunas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo em que os pesquisadores estiveram constantemente envolvidos durante o processo.  Após cada encontro, realizou-se uma análise das respostas desenvolvidas, classificando os erros cometidos em diferentes categorias. Verificou-se que a maioria dos estudantes atendidos obteve êxito na resolução dos problemas propostos, e os principais erros apresentados estão relacionados à dificuldade de interpretação.This paper presents a survey carried out within the Centre for Education Programme, in order to assist in improving the quality of the teaching and learning of Mathematics in Primary Education. From the study of the evaluative systems that constitute the scope of the research project, it was found that their focus is solving problems, and from this point, it began the development of several actions with the purpose of assisting the students in the process of solving them. One of these actions objected to analyze the errors presented by students in the 5th year in the interpretation, understanding, and problem-solving. We describe three games developed in six schools, with questions drawn from the “Prova Brasil” performed in previous years, in objective to diagnose the main difficulties presented by the students in solving the problems, besides helping them to verify possibilities to overcome such gaps. To reach the proposed objectives, a qualitative study was carried out in which the researchers were constantly involved during the process. After each meeting, there was an analysis of the responses developed to classify the errors in different categories. It was found that most students attended succeeded in solving the proposed problems, and major errors presented are related to the difficulty of interpretation.Universidade Federal do ParáKliemann, Geovana LuizaDullius, Maria Madalena2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/419710.18542/amazrecm.v13i28.4197Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 166-180Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 166-1802317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197/4605/*ref*/ALVARENGA, Karly Barbosa; ANDRADE, Iris Danúbia e SANTOS, Ricardo de Jesus. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12, n.24, 2016. p.39-52./*ref*/ASTOLFI, Jean Pierre. El “Error”, um médio para enseñar. Servilla: Díada, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais +: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília. MEC/SEM, 2002./*ref*/BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB, 2008./*ref*/CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008./*ref*/DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1998./*ref*/DAVIS, Claudia ; ESPÓSITO, Yara L. Algumas considerações sobre a teoria psicogenética na escola. Idéias, v. 8, 1990. p.127-132./*ref*/DULLIUS, Maria Madalena; FURLANETTO, Virginia; QUARTIERI, Marli Terezinha. Análise e classificação dos erros na resolução de uma prova de olimpíada matemática. Anais del VI encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que hacen Investigación e Innovación desde la Escuela. Córdoba, v. Único, 2011. p.1-11./*ref*/LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994./*ref*/ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino – Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.) Pesquisa em educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: UNESP, (p. 199-218), 1999./*ref*/RADATZ, Hendrik. Error Analysis in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, v.10, n.2, 1979. p.163-172./*ref*/SILVEIRA, Marisa Rosane Abreu da. A crítica ao ensino da matemática. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.2, n.3, 2006. p.1-7./*ref*/SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.Direitos autorais 2017 Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:24:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/4197Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:24:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
Error analysis in solving mathematical problems
title Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
spellingShingle Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
Kliemann, Geovana Luiza
resolução de problemas; matemática; erros
problem solving; mathematics; errors
title_short Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
title_full Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
title_fullStr Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
title_full_unstemmed Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
title_sort Análise de erros na resolução de problemas matemáticos
author Kliemann, Geovana Luiza
author_facet Kliemann, Geovana Luiza
Dullius, Maria Madalena
author_role author
author2 Dullius, Maria Madalena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Kliemann, Geovana Luiza
Dullius, Maria Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv resolução de problemas; matemática; erros
problem solving; mathematics; errors
topic resolução de problemas; matemática; erros
problem solving; mathematics; errors
description Apresenta-se neste trabalho, uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com o propósito de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A partir do estudo dos sistemas avaliativos que constituem o escopo de investigação do projeto, verificou-se que o foco destes é a resolução de problemas, desenvolveu-se então várias ações com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de resolução dos mesmos. Uma dessas ações objetivou analisar os erros apresentados por estudantes do 5º ano na interpretação, compreensão e resolução de problemas. Descreve-se três encontros desenvolvidos em seis escolas, com questões retiradas da Prova Brasil realizadas em anos anteriores, com o objetivo de diagnosticar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução dos problemas, além de auxilia-los a verificar possibilidades de superar tais lacunas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo qualitativo em que os pesquisadores estiveram constantemente envolvidos durante o processo.  Após cada encontro, realizou-se uma análise das respostas desenvolvidas, classificando os erros cometidos em diferentes categorias. Verificou-se que a maioria dos estudantes atendidos obteve êxito na resolução dos problemas propostos, e os principais erros apresentados estão relacionados à dificuldade de interpretação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197
10.18542/amazrecm.v13i28.4197
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v13i28.4197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4197/4605
/*ref*/ALVARENGA, Karly Barbosa; ANDRADE, Iris Danúbia e SANTOS, Ricardo de Jesus. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12, n.24, 2016. p.39-52.
/*ref*/ASTOLFI, Jean Pierre. El “Error”, um médio para enseñar. Servilla: Díada, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais +: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília. MEC/SEM, 2002.
/*ref*/BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: Ensino Fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB, 2008.
/*ref*/CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
/*ref*/DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1998.
/*ref*/DAVIS, Claudia ; ESPÓSITO, Yara L. Algumas considerações sobre a teoria psicogenética na escola. Idéias, v. 8, 1990. p.127-132.
/*ref*/DULLIUS, Maria Madalena; FURLANETTO, Virginia; QUARTIERI, Marli Terezinha. Análise e classificação dos erros na resolução de uma prova de olimpíada matemática. Anais del VI encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que hacen Investigación e Innovación desde la Escuela. Córdoba, v. Único, 2011. p.1-11.
/*ref*/LIB NEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
/*ref*/ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino – Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.) Pesquisa em educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: UNESP, (p. 199-218), 1999.
/*ref*/RADATZ, Hendrik. Error Analysis in Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education, v.10, n.2, 1979. p.163-172.
/*ref*/SILVEIRA, Marisa Rosane Abreu da. A crítica ao ensino da matemática. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.2, n.3, 2006. p.1-7.
/*ref*/SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 13, n. 28 (2017); 166-180
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 13, n. 28 (2017); 166-180
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068753362485248