Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Marcos Murelle Azevedo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da, https://orcid.org/0000-0001-5247-5970
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383
Resumo: A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias.
id UFPA_00981fd8e0c813f531bf8c8601b83270
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12338
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2020-03-03T15:34:39Z2020-03-03T15:34:39Z2017-05CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias.The research aims to present the concept of iconography as an aesthetic-visual narrative of the sacred, within the framework of a liturgical art of Eastern Catholic tradition based on imagery records present in the Amazon. It considers that the images are artistic forms of communication on some realities, that bring in themselves an overcoming of the literal language for a language interpreted of a certain scene (of somewhere) or context. The knowledge of the historical-cultural context in which the work was produced plays a decisive role, since the sacred with its rites and liturgies are constituted within a nonmetaphorical history, in the survival of its original sense because they survive through the generations to come. (BENJAMIN, 2008). In this way, the iconographic method is inscribed in intersemiology, and refers to literary analysis, in the study of languages and their meanings; In the interpretation of culture; In the decoding of their meanings; Establishes dialogue between word and image; Evidences relationships of norms that typify and systematize their symbols and meanings. In analyzing the image and the languages produced by it, iconography is intended as a method that seeks to construct theoretical perspectives of analysis of reality by a suspicious view of works, given their linkage to social reality. Present in the Amazon, these works survive throughout the ages and their permanence subsists in artistic expressions mainly in the mosaics. Through them it is possible to establish dialogue with the various territorialities of the Amazon, in their rituals and in their liturgies.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6383reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAIconografiaImagemTradução CulturalCultural translationIconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article51157170http://lattes.cnpq.br/8158872499351145http://lattes.cnpq.br/1972975269922101CRUZ, Marcos Murelle AzevedoSILVEIRA, Flávio Leonel Abreu dahttps://orcid.org/0000-0001-5247-5970info:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdfArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdfapplication/pdf234391http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/1/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf87286fa906a1225fee928855980b55b2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txtArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txtExtracted texttext/plain38185http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/6/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txt6b5a9a99df99a1720f2ed11ad169651bMD562011/123382020-08-14 09:52:10.481oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-08-14T12:52:10Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
title Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
spellingShingle Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo
Iconografia
Imagem
Tradução Cultural
Cultural translation
title_short Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
title_full Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
title_fullStr Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
title_full_unstemmed Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
title_sort Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
author CRUZ, Marcos Murelle Azevedo
author_facet CRUZ, Marcos Murelle Azevedo
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da
https://orcid.org/0000-0001-5247-5970
author_role author
author2 SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da
https://orcid.org/0000-0001-5247-5970
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8158872499351145
http://lattes.cnpq.br/1972975269922101
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Marcos Murelle Azevedo
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da
https://orcid.org/0000-0001-5247-5970
dc.subject.por.fl_str_mv Iconografia
Imagem
Tradução Cultural
topic Iconografia
Imagem
Tradução Cultural
Cultural translation
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural translation
description A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T15:34:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T15:34:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-1346
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383
identifier_str_mv CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:.
2318-1346
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nova Revista Amazônica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6383
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/1/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/6/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87286fa906a1225fee928855980b55b2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
6b5a9a99df99a1720f2ed11ad169651b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1797787858778456064