Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383 |
Resumo: | A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias. |
id |
UFPA_00981fd8e0c813f531bf8c8601b83270 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12338 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2020-03-03T15:34:39Z2020-03-03T15:34:39Z2017-05CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias.The research aims to present the concept of iconography as an aesthetic-visual narrative of the sacred, within the framework of a liturgical art of Eastern Catholic tradition based on imagery records present in the Amazon. It considers that the images are artistic forms of communication on some realities, that bring in themselves an overcoming of the literal language for a language interpreted of a certain scene (of somewhere) or context. The knowledge of the historical-cultural context in which the work was produced plays a decisive role, since the sacred with its rites and liturgies are constituted within a nonmetaphorical history, in the survival of its original sense because they survive through the generations to come. (BENJAMIN, 2008). In this way, the iconographic method is inscribed in intersemiology, and refers to literary analysis, in the study of languages and their meanings; In the interpretation of culture; In the decoding of their meanings; Establishes dialogue between word and image; Evidences relationships of norms that typify and systematize their symbols and meanings. In analyzing the image and the languages produced by it, iconography is intended as a method that seeks to construct theoretical perspectives of analysis of reality by a suspicious view of works, given their linkage to social reality. Present in the Amazon, these works survive throughout the ages and their permanence subsists in artistic expressions mainly in the mosaics. Through them it is possible to establish dialogue with the various territorialities of the Amazon, in their rituals and in their liturgies.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6383reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAIconografiaImagemTradução CulturalCultural translationIconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article51157170http://lattes.cnpq.br/8158872499351145http://lattes.cnpq.br/1972975269922101CRUZ, Marcos Murelle AzevedoSILVEIRA, Flávio Leonel Abreu dahttps://orcid.org/0000-0001-5247-5970info:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdfArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdfapplication/pdf234391http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/1/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf87286fa906a1225fee928855980b55b2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txtArtigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txtExtracted texttext/plain38185http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/6/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txt6b5a9a99df99a1720f2ed11ad169651bMD562011/123382020-08-14 09:52:10.481oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-08-14T12:52:10Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
title |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
spellingShingle |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense CRUZ, Marcos Murelle Azevedo Iconografia Imagem Tradução Cultural Cultural translation |
title_short |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
title_full |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
title_fullStr |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
title_full_unstemmed |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
title_sort |
Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense |
author |
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo |
author_facet |
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da https://orcid.org/0000-0001-5247-5970 |
author_role |
author |
author2 |
SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da https://orcid.org/0000-0001-5247-5970 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8158872499351145 http://lattes.cnpq.br/1972975269922101 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da https://orcid.org/0000-0001-5247-5970 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iconografia Imagem Tradução Cultural |
topic |
Iconografia Imagem Tradução Cultural Cultural translation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural translation |
description |
A pesquisa objetiva apresentar o conceito de iconografia como narrativa estético-visual do sagrado, no âmbito de uma arte litúrgica de tradição católica oriental a partir de registros imagéticos presentes na Amazônia. Considera que as imagens são formas artísticas de comunicação sobre algumas realidades, que trazem em si uma superação da linguagem literal para uma linguagem interpretada de uma determinada cena (de algum lugar) ou contexto. O conhecimento do contexto histórico-cultural em que a obra foi produzida desempenha um papel determinante, pois o sagrado com seus ritos e liturgias se constituem dentro de uma história não metafórica, na pervivência de seu sentido originário porque sobrevivem através das gerações vindouras. (BENJAMIN, 2008). Desse modo, o método iconográfico se inscreve na intersemiologia, e se refere à análise literária, no estudo das linguagens e de seus significados; na interpretação da cultura; na decodificação de seus significados; estabelece diálogo entre a palavra e a imagem; evidenciam relações de normas que tipificam e sistematizam seus símbolos e significados. Ao analisar a imagem e as linguagens por ela produzidas, a iconografia se pretende como método que procura construir perspectivas teóricas de análise da realidade por um olhar suspeitável das obras, haja vista sua vinculação a realidade social. Presentes na Amazônia, essas obras sobrevivem ao longo das épocas e sua permanência subsiste em expressões artísticas principalmente nos mosaicos. Por elas é possivel estabelecer diálogo com as diversas territorialidades da Amazônia, em seus rituais e em suas liturgias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T15:34:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-03T15:34:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-1346 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Marcos Murelle Azevedo; SILVEIRA, Flavio Leonel Abreu da. Iconografia como narrativa estético-visual do sagrado na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 157-170, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12338. Acesso em:. 2318-1346 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12337 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nova Revista Amazônica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6383 |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/1/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12338/6/Artigo_IconografiaNarrativaEstetico.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87286fa906a1225fee928855980b55b2 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 6b5a9a99df99a1720f2ed11ad169651b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1797787858778456064 |