A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BARROS, Silvia Helena Benchimol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377
Resumo: O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros.
id UFPA_1a55d42e4161488180c9ba3c017b3f78
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12343
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2020-03-03T15:35:56Z2020-03-03T15:35:56Z2017-05SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros.The novel shows the saga of Ana Julia, Polish Jewish girl deceived and forced into prostitution in the Amazon. Ionathan searches in the past history of Ana, his great-grandmother, any document connecting her to the Jewish culture in the hope of proving himself a Jew. Prostitution will keep her distanced from the Sephardic Jewish community, but Ionathan, conscious of his origins, and holding the inherited Shadai, searches for his and Ana’s teshuvah, as in atonement. The book shows signs of deletion and cultural hybridity experienced by Jews in the Amazon, since the first immigration. Escaped from the ethno-religious persecution in the Iberian Peninsula, many Jews eradicated in Morocco, immigrating to Brazil, afterwards. The memory of a Lusitanian past gained strength and fervour fostered by the Jewish Sephardic imaginary. The sense of being Jewish sought by Ionathan reflects what many ancestors try to preserve. These echoes of Jewishness in the Amazon – either as preservation or cultural return movement – are the main focus of this article based on the story of Ana and Ionathan’s investigations. For that purpose, we rely on theoretical and historical documents by Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson among others.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6377reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACabelos de fogoMarcos SerruyaAmazônia paraenseJudeidadeThe Amazon within ParáJewishnessA teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article516777http://lattes.cnpq.br/8747999892547499http://lattes.cnpq.br/8002163769688750SILVA, Alessandra Fabrícia Conde daBARROS, Silvia Helena Benchimolinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55ORIGINALArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdfArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdfapplication/pdf118526http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/1/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdffbf1e3fa4bcc6f20a4d627a5b2739997MD51TEXTArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txtArtigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txtExtracted texttext/plain35106http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/6/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txt52e771052ff645e882bed38b50cf101bMD562011/123432020-03-04 02:46:08.545oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-03-04T05:46:08Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
title A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
spellingShingle A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da
Cabelos de fogo
Marcos Serruya
Amazônia paraense
Judeidade
The Amazon within Pará
Jewishness
title_short A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
title_full A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
title_fullStr A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
title_full_unstemmed A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
title_sort A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos Serruya: o Shaday herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense
author SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da
author_facet SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da
BARROS, Silvia Helena Benchimol
author_role author
author2 BARROS, Silvia Helena Benchimol
author2_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8747999892547499
http://lattes.cnpq.br/8002163769688750
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alessandra Fabrícia Conde da
BARROS, Silvia Helena Benchimol
dc.subject.por.fl_str_mv Cabelos de fogo
Marcos Serruya
Amazônia paraense
Judeidade
topic Cabelos de fogo
Marcos Serruya
Amazônia paraense
Judeidade
The Amazon within Pará
Jewishness
dc.subject.eng.fl_str_mv The Amazon within Pará
Jewishness
description O romance mostra a saga de Ana Júlia, judia polonesa, roubada em sua ingenuidade e forçada à prostituição na Amazônia. Ionathan busca na história da bisavó Ana, um documento que a ligasse à cultura judaica na esperança de se provar judeu. A prostituição a mantem distante da comunidade judaica sefardita, mas o bisneto, convicto de sua herança, com os relatos maternos e o Shadai herdado, procura sua teshuvá, e da bisavó, como por expiação. Acham-se ecos do apagamento e do hibridismo cultural vividos pelos judeus na Amazônia desde as primeiras imigrações. Fugidos da perseguição etno-religiosa na Península Ibérica do século XV, muitos erradicaram-se no Marrocos, imigrando para o Brasil. A memória de um passado lusitano ganhou fôlego e ardor fomentados pelo imaginário judeu sefardita. A pertença ao judaísmo buscada por Ionathan reflete o que tantos antepassados procuram preservar. São a esses ecos da judeidade na Amazônia, quer como preservação, quer como retorno cultural que este artigo busca dar conta, a partir da história de Ana e da trajetória de perquirições de Ionathan. Para tal fim, contamos com os apontamentos teórico-históricos de Reginaldo Jonas Heller, Henrique Veltman, Samuel Benchimol, Moacyr Scliar, Paul Johnson entre outros.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-03T15:35:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-03T15:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-1346
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377
identifier_str_mv SILVA, Alessandra F. Conde da; BARROS, Silvia Helena Benchimol. A teshuvá em cabelos de fogo de Marcos de Serruya: o Shadaí herdado e o retorno á cultura judaica na Amazônia paraense. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 5, n. 1, p. 67-77, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12343. Acesso em:.
2318-1346
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12343
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nova Revista Amazônica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6377
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/1/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12343/6/Artigo_TeshuvaCabelosFogo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
fbf1e3fa4bcc6f20a4d627a5b2739997
52e771052ff645e882bed38b50cf101b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771976192163840