Intervenção ao autismo via ensino de cuidadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORBA, Marilu Michelly Cruz de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-0675-6744
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12888
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento de grande prevalência na população mundial. A intervenção analítico-comportamental ao autismo vem sendo apontada internacionalmente com uma das formas mais efetivas de atendimento, desde que individualizada, intensiva, precoce e extensiva. Nessas condições, embora altamente efetiva, a intervenção analítico-comportamental é inacessível à maioria da população afetada no Brasil. Neste sentido, intervenções via cuidadores podem constituir uma alternativa eficiente e viável. Entretanto, pesquisas sobre a efetividade dessas formas de intervenção indireta são escassas, especialmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um programa de intervenção via cuidadores e avaliar sua eficácia para ensino de habilidades básicas (sentar, esperar, toque aqui, atender ao nome, rastreamento visual, imitação com e sem objeto). Participaram seis crianças, com até seis anos, diagnosticadas com TEA e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores passaram por ensino conceitual e prático e eram supervisionados semanalmente. Os programas eram aplicados prioritariamente por tentativa discreta. Os resultados mostraram efetividade da intervenção via cuidadores, com amplo sucesso dos programas para desenvolver os desempenhos básicos acima mencionados. Também foi documentada a manutenção e generalidade dos repertórios aprendidos. Adicionalmente, o presente trabalho de tese inclui outros dois componentes que constituem relatos de pesquisa básica sobre a aquisição de tatos e mandos, as quais foram conduzidas no contexto do atendimento via cuidadores cujo estabelecimento foi relatado no primeiro componente. A viabilidade desses estudos subsequentes mostra que o ambiente de um serviço bem estruturado de intervenção comportamental ao autismo é também profícuo para o desenvolvimento de pesquisa básica sobre variáveis de procedimento para aquisição de repertórios específicos.
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Neste sentido, intervenções via cuidadores podem constituir uma alternativa eficiente e viável. Entretanto, pesquisas sobre a efetividade dessas formas de intervenção indireta são escassas, especialmente no Brasil. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um programa de intervenção via cuidadores e avaliar sua eficácia para ensino de habilidades básicas (sentar, esperar, toque aqui, atender ao nome, rastreamento visual, imitação com e sem objeto). Participaram seis crianças, com até seis anos, diagnosticadas com TEA e seus respectivos cuidadores. Os cuidadores passaram por ensino conceitual e prático e eram supervisionados semanalmente. Os programas eram aplicados prioritariamente por tentativa discreta. Os resultados mostraram efetividade da intervenção via cuidadores, com amplo sucesso dos programas para desenvolver os desempenhos básicos acima mencionados. Também foi documentada a manutenção e generalidade dos repertórios aprendidos. Adicionalmente, o presente trabalho de tese inclui outros dois componentes que constituem relatos de pesquisa básica sobre a aquisição de tatos e mandos, as quais foram conduzidas no contexto do atendimento via cuidadores cujo estabelecimento foi relatado no primeiro componente. A viabilidade desses estudos subsequentes mostra que o ambiente de um serviço bem estruturado de intervenção comportamental ao autismo é também profícuo para o desenvolvimento de pesquisa básica sobre variáveis de procedimento para aquisição de repertórios específicos.Autism Spectrum Disorder is a developmental disorder highly prevalent in the world population. Behavior-Analytic Intervention to autism is being pointed internationally as one of the most effective ways of intervention, provided that it is individualized, intensive, early, and extensive. Under such conditions, although highly effective, Behavior-Analytic Intervention is inaccessible to most of the affected population in Brazil. Having said that, intervention via caretakers may result as an efficient and viable alternative. Nevertheless, research on the efficacy of such ways of indirect intervention are rare, particularly in Brazil. The purpose of the present work was to develop an intervention program via caretakers and evaluate its efficacy to teach basic skills (“sit down”, “wait”, “greeting”, “attend when called by name”, “visual tracking”, “imitation with and without objects”). Six children diagnosed with ASD (with ages up to six years old) participated together with their respective caretakers. The caretakers were given conceptual and practical teaching and were supervised one a week. The teaching programs were carried out mainly by discrete trial. The results show efficacy of the intervention via caretakers, with the teaching programs being well succeeded to develop the above mentioned basic repertoires. Also, this research documented maintenance and generality of the taught repertoire. Additionally, the present dissertation includes other two components that are reports of basic research on the acquisition of tacts and mands, carried out in the context of the caretaker-based intervention program reported in the first component. The viability of such subsequent studies shows that a well-designed environment to deliver behavior-analytic services is also adequate to the development of basic research on procedural variables implied in the acquisition of specific repertoires.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALPSICOLOGIA EXPERIMENTALAutismo em criançasAvaliação de comportamentoComportamento - ModificaçãoIntervenção via cuidadoresTentativa discretaAutismoIntervenção ao autismo via ensino de cuidadoresAutism intervention via caretakersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBARROS, Romariz da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7231331062174024https://orcid.org/0000-0002-1306-384Xhttp://lattes.cnpq.br/3874088862428314BORBA, Marilu Michelly Cruz dehttps://orcid.org/0000-0002-0675-6744ORIGINALTese_IntervencaoAutismoVia.pdfTese_IntervencaoAutismoVia.pdfapplication/pdf3825681http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12888/1/Tese_IntervencaoAutismoVia.pdf5c43140cd22be129a6571669e08fcf95MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12888/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/128882021-02-24 23:52:58.071oai:repositorio.ufpa.br:2011/12888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232021-02-25T02:52:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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